Lagos-Cidade Velha da Ribeira Grande de Santiago, cidades irmãs

Com a presença dos presidentes das respectivas Câmaras Municipais e de outras entidades, entre as quais se incluía o embaixador da República de Cabo Verde em Portugal, procedeu-se hoje, em Lagos, à assinatura do Acordo de Geminação entre o Munícipio de Lagos e o Município de Ribeira Grande de Santiago, cuja capital é a conhecida Cidade Velha.

Por estar consciente da importância do facto e do significado que tem para ambos os concelhos este acordo, por conhecer o esforço que a Cidade Velha tem feito no sentido da sua própria revitalização e da afirmação dos seus cinco séculos e meio de História e de miscegenação, por conhecer a importância da mesma no desenho de um mundo diferente após o seu achamento, por lá ter amigos que trabalharam para este fim, regozijo-me com esta geminação e não quero deixar de a assinalar aqui no Aventar.

Nos últimos anos a Cidade Velha tem colecionado uma série de distinções e geminações que a devem orgulhar, entre as quais a sua classificação como Cidade Património Mundial pela Unesco. No próximo dia 1 de Maio ter-se-ão passado 550 anos exactos sobre o seu achamento, sendo que a viagem de António da Noli e Diogo Gomes se iniciou precisamente no cais de Lagos, cidade com quem agora se gemina.

550 anos depois, à luz das actuais realidades pós-coloniais, uma fraternidade que se saúda. Um círculo que se fecha e um novo ciclo que se abre. Um grande  abraço Cidadi.

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Lagos-Cidade Velha da Ribeira Grande de Santiago, cidades irmãs: Com a presença dos presidentes das respectivas C… http://bit.ly/coBdhT […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.