Quando os diques cederam

Faz hoje anos que o furacão Katrina arrasou Nova Orleães e uma boa forma de recordar o que se passou nessa altura é ver o documentário de Spike Lee chamado “When the Levees Broke – A Requiem In Four Act“.

Este documentário que saiu quando se estava a completar um ano dessa tragédia é uma extensa (4 horas) apresentação do que foram os dias/meses seguintes bem como o que poderia/deveria ter sido feito para prevenir o que se passou.

Fica a ideia do sub-investimento em infraestruturas importantes, do esquecimento de Washington em relação a uma população maioritariamente pobre e negra, da não percepção da gravidade… um pouco a imagem de Bush depois de receber a notícia do ataque no 11-setembro.

Ver em http://en.wikipedia.org/wiki/When_the_Levees_Broke

“The film points out that the disaster in New Orleans was preventable, caused by levees poorly designed by the United States Army Corps of Engineers, with the suffering afterwards greatly compounded by failures at all levels of government, most severely at the Federal level. These points are in line with mainstream investigations, including the bipartisan U.S. Congressional report “A Failure of Initiative” and the Army Corps of Engineers’ own studies.”

Trackbacks


  1. […] (publicado inicialmente no Aventar) […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.