A caminho de Dublin (faltam 2 dias)


Dublin é música, música e mais música. Uma característica que faz de Dublin uma cidade fantástica.
Em grande parte dos pubs do Temple Bar e do centro da cidade, há música ao vivo todas as noites. Música tradicional irlandesa, entenda-se. Em alguns desses pubs, há música durante todo o dia.
Como a minha cultura a este nível não é grande, ficar-me-ei pelos meus gostos pessoais através de 2 exemplos.
Os Dubliners. Banda mítica, foi fundada em 1962 e, desde então, tem vindo a renovar o seu elenco. Muitos dos elementos fundadores já desapareceram. Têm sido dos principais embaixadores no mundo da música tradicional da Irlanda.
E Davy Spillane. Nasceu em Dublin em 1959 e toca a música tradicional do seu país utilizando como instrumento o uilleann pipe. Conheci a sua música num concerto que deu na Ribeira do Porto no início dos anos 90. Um concerto que marcou um dos momentos mais importantes da minha vida…

Comments

  1. Rodrigo Costa says:

    … Great Ireland!

    Conheço Dublin, mas conheço, também, um pouco do seu interior, porque estive, o ano passado, durante o mês de Junho, em Clombur, Kenmare, Galway, Roundstone… Percorri todas aquelas maravilhosas paisagens carregadas de verde e de ovelhas.
    Em Balinrob assisti à minha primeira corrida de cavalos, e assisti, também, num salão, por ima de um pequeno bar, ao concerto de um trio formado por uma harpista fabulosa, Aisling Ennis, por uma violoncelista e um tocador, também fabuloso de bagpipe.. Entardeceres inesquecíveis, e a gentileza de um povo excepcional, disponível; tudo na Irlanda tem dignidade. E então, nesta altura, os dias começam a ser enormes; nascem cedo e morrem tarde; e sente-se, por todo o lado, os aromas de uma terra coberta de plantas natural e educadament preservadas.

    Ontem, mesmo, à noite, estive a olhar para a Irlanda, porque tenho a esperança de poder ir, este ano, para Dingle Bay.

    Tenho um amigo em Wicklow, a 14 quilómetros de Dublin.

    Sobre uilleann pipes, procure por John McSherry.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.