Dublin é música, música e mais música. Uma característica que faz de Dublin uma cidade fantástica.
Em grande parte dos pubs do Temple Bar e do centro da cidade, há música ao vivo todas as noites. Música tradicional irlandesa, entenda-se. Em alguns desses pubs, há música durante todo o dia.
Como a minha cultura a este nível não é grande, ficar-me-ei pelos meus gostos pessoais através de 2 exemplos.
Os Dubliners. Banda mítica, foi fundada em 1962 e, desde então, tem vindo a renovar o seu elenco. Muitos dos elementos fundadores já desapareceram. Têm sido dos principais embaixadores no mundo da música tradicional da Irlanda.
E Davy Spillane. Nasceu em Dublin em 1959 e toca a música tradicional do seu país utilizando como instrumento o uilleann pipe. Conheci a sua música num concerto que deu na Ribeira do Porto no início dos anos 90. Um concerto que marcou um dos momentos mais importantes da minha vida…
A caminho de Dublin (faltam 2 dias)
16/05/2011 by Autor Convidado
Filed Under: vária Tagged With: davy spillane, dublin, liga europa, música tradicional irlandesa, porto - braga, temple bar, the dubliners
… Great Ireland!
Conheço Dublin, mas conheço, também, um pouco do seu interior, porque estive, o ano passado, durante o mês de Junho, em Clombur, Kenmare, Galway, Roundstone… Percorri todas aquelas maravilhosas paisagens carregadas de verde e de ovelhas.
Em Balinrob assisti à minha primeira corrida de cavalos, e assisti, também, num salão, por ima de um pequeno bar, ao concerto de um trio formado por uma harpista fabulosa, Aisling Ennis, por uma violoncelista e um tocador, também fabuloso de bagpipe.. Entardeceres inesquecíveis, e a gentileza de um povo excepcional, disponível; tudo na Irlanda tem dignidade. E então, nesta altura, os dias começam a ser enormes; nascem cedo e morrem tarde; e sente-se, por todo o lado, os aromas de uma terra coberta de plantas natural e educadament preservadas.
Ontem, mesmo, à noite, estive a olhar para a Irlanda, porque tenho a esperança de poder ir, este ano, para Dingle Bay.
Tenho um amigo em Wicklow, a 14 quilómetros de Dublin.
Sobre uilleann pipes, procure por John McSherry.