O programa dos inventores

imageFoi exibido na RTP2  no passado sábado o melhor (para mim, claro) programa da RTP. “Wallace e Gromit, o mundo das invenções” é um programa sobre engenhocas e inventos, com uma secção “Faz tu mesmo”. Algo semelhante ao fantástico instructables. No programa que vi falaram de Sinclar e das suas diversas e marcantes invenções, como a calculadora electrónica, o relógio digital com segundos, o computador ZX Spectrum e o carro eléctrico. Também falaram das experiências em curso no Brasil com um disco voador (sim, isso mesmo) movido a propulsão laser (sim, como nos filmes) para lançamento de satélites (ver vídeo;  site da IEAv; reportagem).

Quando era pequeno queria ser inventor, daí este meu fascínio. O Professor Pardal era a minha personagem favorita, tanto pelas invenções mirabolantes, como pela completa ausência de auto-crítica. Terá sido pelo velhinho livro de química que lá havia em casa e no qual constava a fórmula da pólvora negra? Haviam de ver o ar desconfiado do farmacêutico quando um miúdo de 12 anos lhe pedia uns duzentos gramas de nitrato de potássio. Ou terá sido por causa do livro de electricidade ensinar a fazer eletroímanes com núcleo de ferro, fio de cobre e uma fonte de corrente contínua que, por acaso foi a bateria do trator do meu pai? Escusado será dizer que a atracção  gerada por estas fascinantes forças foi inversamente proporcional à capacidade de resistência da bateria que, vá lá saber-se porquê, teve que ser trocada.

Este programa para miúdos trouxe-me belas memórias. Tenho é que acabar o post aqui, pois lembrei-me dumas coisas que posso ir fazer com uma varinha mágica, um cordel e um guarda-chuva. Espero que os vizinhos tenham bons disjuntores…

Nota: o site equivalente da BBC é bem melhor. Pena para nós. Passem lá, vale a pena.

 

Comments

  1. Bzzt – ka-pau-pum… adeus, bateria… fiz tudo para te salvar a vida!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.