Senhores autarcas: é preciso saber educar

pai_filho.jpg

…para Hérito Spencer, que colaborou na parte inormática, com suceso…

 Longe de mim a ideia de que os autarcas dos concelhos comecem a dar aulas. A ideia é bem mais simples. Saber educar significa escolher os docentes com paciência, que não ensinem pelos livros dos doutores e que saibam orientar os seus estudantes nos sítios certos onde acontecem os factos que os aprendizes de feiticeiros, isto é, de cidadania, saibam para se orientar dentro da vida que devem viver como adultos:

Ilustração Nº 1 estudantes a aprender botânica no sítio certo. Imagem de Tom Rog  

A sala de aulas é uma punição se não é combinada com exemplares vivos das matérias que se estudam. Não é uma ideia aventureira pensar combinar os conteúdos dos livros da cultura doutoral, com as explicações que o docente sabe, pode e deve ensinar sem ter em frente de si um livro de texto. Livro de texto que, porque sim ou porque não, o aluno deve ler orientado pelo seu professor ou pelos seus adultos.


 Ilustração Nº 2: sala de aula prática para ensinar a tratar de si, da sua roupa edo seu asseio.Em: http://www.unicruz.edu.br/site/fotos/1184.jpg

 Em várias oportunidades do nosso trabalho de campo, ensinávamos agricultura enquanto se cortavam as videiras em tempo de vindima, explicando aos mais novos quais as partes a serem cortadas porque tiram força às partes das quais nascem os cachos de uvas.

Ou história, comparando casas de diferentes estilos, anos e épocas diversificadas, explicando como eram construídas as casas antigamente, em pedra e cimento e hoje, apenas em cimento revestido de cal, alcatrão ou alumínio, para a humidade não entrar.

 Ilustração 3 Estudantes em aula na Faculdade de Farmácia: o hipotético futuro das crianças

Ilustração 4 Aldeia de Cadafaz

Quatro ruas diferentes da vila Cadafaz[1], do Concelho de Góis[2], retiradas do blogue Corterredor[3], sítio, entre outros, excelente para levar os estudantes e contar a história, quer da aldeia, quer de Portugal através do tempo. As casas de habitação podem ser o recurso explicativo, isto é: qual a casa pertencente a um senhor, qual a de jornaleiros, quais as pessoas com meios para construir casas modernas ao pé das antigas dos tempos da Monarquia ou da Ditadura. Motivo que pode levar a explicar porque é que os habitantes emigraram para países mais ricos, para poupar e trazer ou marcos alemães (aqui, por exemplo, pode-se introduzir a temática da diversidade de moedas e o valor que têm face à moeda corrente em Portugal, aproveitando-se o momento para abordar a aritmética) ou o porquê da separação de membros da mesma família desde que ficaram entregues a si próprias desde os tempos da primeira República.

E, enquanto as casas são mostradas, comparadas, auscultadas, pode-se contar não apenas a História de Portugal, bem como, outra abordagem possível, as diversas leis que a governaram e os seus diferentes sistemas.

É apenas uma ideia que entrego nestas páginas e que tenho desenvolvido como cultura doutoral nos meus textos de 1990ª e de 1994f[4]

Ideia que, ao longo do tempo, tenho desenvolvido, aplicado e criado com Paulo Freire e transferido aos meus discípulos, todos Doutores em Antropologia da Educação e que praticam estes métodos no seu ensino.

Senhores Autarcas, não será esta a melhor ideia para ser eleito, como faz a minha antiga discípula, Berta Nunes, médica e doutorada por mim, com estudos com Pierre Bourdieu em Paris onde a enviei para saber mais, e que pratica como Presidenta da Autarquia de Alfândega da Fé.


[1] Cadafaz é uma freguesia portuguesa do concelho de Góis, com 34,15 km² de área e 283 habitantes (2001). Densidade: 8,3 hab/km².

A freguesia de Cadafaz engloba também várias povoações, nomeadamente: Cabreira, Corterredor, Tarrastal, Candosa, Capelo, Sandinha, Mêstras e Relvas.

[2] Góis, situado no coração de Portugal, é um concelho do distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com uma área de 263,72 km².

A Vila de Góis, sede de concelho, está situada a40 Kmde Coimbra, num vale estreito e profundo, o Vale do Ceira.

Fundada como Concelho em 1802, alberga 4600 habitantes.

[4] Estes são: Iturra, Raúl, 1990: A construção social do insucesso escolar, antiga Escher, hoje Fim de Século, Lisboa; e na Revista fundada por vários de nos: Educação, Sociedade e Culturas, Nº1: O processo educativo, ensino ou aprendizagem? pp. 29-50

[1] Cadafaz é uma freguesia portuguesa do concelho de Góis, com 34,15 km² de área e 283 habitantes (2001). Densidade: 8,3 hab/km².

A freguesia de Cadafaz engloba também várias povoações, nomeadamente: Cabreira, Corterredor, Tarrastal, Candosa, Capelo, Sandinha, Mêstras e Relvas.

[1] Góis, situado no coração de Portugal, é um concelho do distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com uma área de 263,72 km².

A Vila de Góis, sede de concelho, está situada a40 Kmde Coimbra, num vale estreito e profundo, o Vale do Ceira.

Fundada como Concelho em 1802, alberga 4600 habitantes.

[1] Em :  http://eugeniasantacruz.blogspot.com/2009/07/as-ruas-da-aldeia-do-corterredor.html Peço licença para as usar.

[1] Estes são: Iturra, Raúl, 1990: A construção social do insucesso escolar, antiga Escher, hoje Fim de Século, Lisboa; e na Revista fundada por vários de nos: Educação, Sociedade e Culturas, Nº1: O processo educativo, ensino ou aprendizagem? pp. 29-50

Comments

  1. Oração: Pomba Gira says:

    Essa é uma oração forte, só faça se tiver a certeza que ama a pessoa e quer ela de verdade, pois o caminho de vocês vão ficar amarrados um ao outro! Essa oração é forte e funciona mesmo, é só ter fé e acreditar. Substitua as iniciais entre ( ) pelas iniciais de quem você quer para sempre, é só observar o contexto da oração que você saberá substituir as iniciais corretamente. Faça a oração com respeito e muita fé!
    Oração: Pomba Gira
    Minha RAINHA MARIA PADILHA, das Rainha Sete Encruzilhadas, que (V.F.F.J) neste momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença. Que (V.F.F.J) sinta uma vontade louca de ficar ao meu lado, que o coração dele esteja apertado de vontade e saudade de estar ao meu lado! Que (V.F.F.J) me procure ainda hoje, AGORA me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva de ficar ao meu lado. Assim seja. Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim:
    Vá aonde (V.F.F.J) estiver e faça com que ele não descanse, não durma, não beba, não trabalhe, não seja feliz, não consiga fazer nada e não se sinta bem enquanto não falar comigo e enquanto não tiver a certeza que estamos juntos. Pelos poderes da terra! Pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 Almas Benditas. Pelas forças das orações sagradas e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirijam aonde (V.F.F.J) estiver fazendo com que ele venha até mim e me dê muito amor, carinho e queira ficar comigo (K.M.M.d.S) para sempre. Que (V.F.F.J) jamais deseje outra pessoa que não seja (K.M.M.d.S), que ele tenha olhos só para mim e que para ele eu seja a mulher ideal,a mais bela e doce mulher do mundo. Que (V.F.F.J) esqueça todas as pessoas que são contra nosso relacionamento e esqueça a (A.L.S.L) definitivamente e esqueça também todas as mulheres do mundo, desejando apenas estar ao meu lado.
    Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das Sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (V.F.F.J) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer pra mim (V.F.F.J) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços. Que (V.F.F.J) ame somente a mim (K.M.M.d.S) e me faça muito feliz. Que ele seja muito carinhoso comigo e fiel, que não consiga olhar para nenhuma outra mulher que não seja eu. Que (V.F.F.J) se sinta bem somente ao meu lado,que ao lado da (A.L.S.L) e de outra mulher que não seja eu ele se sinta infeliz! Que (V.F.F.J) sinta a minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que nunca o abandone! Peço também que afastem definitivamente (V.F.F.J) da (A.L.S.L), que os dois não consigam se dar bem e sejam infelizes, que só exista briga,desconfiança, raiva e magoa entre eles e que assim (V.F.F.J) veja e perceba que eu (K.M.M.d.S) sou mulher ideal para ele.
    Que (V.F.F.J) queira ficar comigo(K.M.M.d.S) PARA SEMPRE, esquecendo todas as pessoas que são contra nosso relacionamento e esquecendo definitivamente a (A.L.S.L). Assim seja, assim será, assim está feito.
    Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve sete Saias, Salve suas Irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem! Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (V.F.F.J) não consiga dormir, não consiga comer, não consiga beber, não consiga descansar, não consiga trabalhar, não consiga estudar e não consiga ser feliz se não tiver a certeza que estamos juntos! Que (V.F.F.J) sinta uma agonia terrivel no coração toda vez que lembrar que não sou mais namorada dele. Que o corpo de (V.F.F.J) queime de desejo somente por mim (K.M.Md.S). Que (V.F.F.J) fique cego para outras mulheres, que ele não consiga ver a (A.L.S.L) e ninguém mais como mulher, e que a (A.L.S.L) e outras mulheres não consigam chamar a atenção dele. Só eu, somente eu (K.M.M.d.S) serei vista por (V.F.F.J), os olhos dele só conseguiram me ver e me desejar,só eu, somente eu terei esse poder. Que (V.F.F.J) não consiga nunca ter desejo, nem fazer sexo com a (A.L.S.L) e com nenhuma mulher, somente comigo, pois terá eu (K.M.M.d.S) em seu coração e em seu pensamento.
    Maria Padilha das Sete Encruzilhadas, Maria Mulambo das sete Encruzilhadas faça com que (V.F.F.J) sinta-se bem só em ouvir a minha voz.
    Que ele me deseje para sempre esquecendo todas as pessoas que são contra o nosso relacionamento e esquecendo definitivamente a (A.L.S.L) e esquecendo todas as mulheres que existem no mundo, que o único desejo e vontade dele seja estar ao meu lado, como meu homem e fazendo todas as minhas vontades . Que (V.F.F.J) sinta por mim(K.M.M.d.S) um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá.
    Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre definitivamente (V.F.F.J) nos sete nos de sua saia, e nos sete guizos de sua roupa, somente pra mim (K.M.M.d.S).Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa Pomba Gira e serei grata pelo resto de minha vida. Maria Padilha traga (V.F.F.J) pra mim hoje, agora e sempre, fazendo com que ele se torne meu definitivamente.
    Ainda que (V.F.F.J) resista, que com seu poder Maria Padilha, Rainha das Sete Encruzilhadas, sopre meu nome (K.M.M.d.S) no ouvido dele 24h por dia para que ele me procure ainda hoje e com teu poder minha gloriosa Maria Padilha, Rainha das Sete Encruzilhadas faça que todas as noites (V.F.F.J) durma pensando em mim, sonhe todas as noites comigo, acorde me desejando e que todos os dias o pensamento dele só tenha a minha presença .E te peço que sopre também no ouvido dele só coisas boas sobre mim, que (V.F.F.J) só consiga pensar coisas boas de mim, que ele aceite e admita em seu coração e em seu pensamento que eu o amo e que ele me ama, e que eu (K.M.M.d.S) sou a mulher ideal para ele e que é ao meu lado que ele deve estar. Que (V.F.F.J) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder e longe de mim ele sentira uma agonia terrível que só vai acabar quando ele estiver ao meu lado como meu homem. Que (V.F.F.J) venha feito cobra rastejante, humilde, manso e apaixonado, que venha dizendo que me quer pra sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convivio. Assim seja e assim será!
    Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, que (V.F.F.J) virá correndo atrás de mim AGORA, louco, apaixonado, ciumento, amoroso, devotado,fiel, cheio de amor tesão o mais rápido possível pedindo para eu (K.M.M.d.S) voltar a ser mulher dele para todo o sempre. E se ajoelhando aos meus pés (V.F.F.J) estará , me pedindo perdão por tudo que já me fez sofrer e implorando meu amor! Somente minha boca ele terá vontade e prazer de beijar,só os meus beijos serão doces e gostosos para ele, os beijos da (A.L.S.L) e os de outras mulheres não terão gosto de nada bom e nem graça. (V.F.F.J)vai me assumir de vez em seu coração e gritará para todas as pessoa, que me ama e que quer somente a mim (K.M.M.d.S).
    Confio no poder das Falanges da Pomba Gira, Rainha das Sete Encruzilhadas, cada vez que for lida está oração, mais forte ela se fará, estarei publicando está oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer que (V.F.F.J) fique para sempre e definitivamente comigo. Sei que os Espiritos das Falanges da Pomba Gira já estão soprando meu nome (K.M.M.d.S) no ouvido de (V.F.F.J), e ele não conseguira fazer mais NADA enquanto não vier falar comigo e enquanto não me pedir em namoro . E sei que os Espiritos das Falanges da Pomba Gira já estão fazendo a sua gira e separando definitivamente a ( A.L.S.L) do (V.F.F.J)! Que entre os dois só existe coisas ruins,indiferença e infelicidade! Confio no poder das Sete Encruzilhadas e eu vou continuar divulgando está poderosa oração por sete dias. Que assim seja, assim será e assim está feito. ASSIM SEJA, ASSIM ESTÁ FEITO, NADA DESFAZ!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.