No calendário hoje é o dia 3,14

Isso mesmo. Agora que a sua memória voltou às aulas de matemática da escola secundária, está em ponto de rebuçado para conhecer o mais famoso número, pelo menos desta linha – o número PI. Esta era a altura certa para fazer um trocadilho entre o número PI e a palavra linha, algo que nos apareceu nas aulas de matemática mais lá para a frente, mas …

Estou certo que a história do número PI ganha um novo encanto se lhe disser que para mim o número PI – já agora como é que eu coloco o símbolo do número PI aqui no texto? Talvez isto:Π? Modernices.

calcular o PI com o apoio de um rolo de papel higiénico

Bom, vamos lá então à história.

Dizia que o Π apareceu na minha vida na casa de banho. Não. Não voltei ao trocadilho do Π e da linha. Foi mesmo no rolo de papel higiénico. Alguém, suponho que a minha professora, aquela que usava uma meia de cada cor, me disse para medir o diâmetro do rolo, depois o perímetro da base e… Dividindo este pelo primeiro, tinha sempre o mesmo resultado – Voilá… 3,141592…

Sim. Pode ir experimentar. O post segue dentro de momentos.

Está de volta? Ainda não. Ah, sim. Pode ser com um rolo de papel de cozinha ou com outro qualquer círculo que esteja aí à mão.

Agora que voltou podemos sempre dizer que os Gregos são os culpados disto. Depois de Sócrates são os pais de todas as coisas mais fascinantes da matemática.

Mas o que mais me fascina no PI é o facto de ainda hoje, apesar de todas as técnicas, i (ai!) não sei o quê e tal, não ser possível identificar o fim do número PI.

Na net já podemos ver um milhão – sim, percebeu bem 1 000 000 – de casas decimais do PI.

E tudo porque o calendário marca 14 de março.

Comments

  1. Pipi...3,1416 nã é 3/14 12 says:

    e o π day é uma aldrabice do capitalismo global que desde 1988 vende postais e poster para professô comprá

    e caneta e sacola e professô de matemática no desemprego com cheiro a ππ pipi

  2. Pipi...3,1416 nã é 3/14 12 says:

    περίμετρος o perímetrron pode ter dado o pipi de arquimedes ou o do ptolomeus meus alexandrino mas Liu-Hiu nã era grego nem o sânscrito é grego e a matematica grega nã chegou às américas

    e o pipi day é mais aproximado a 22/7…é só fazer as con tásse…

  3. Zuruspa says:

    JP, a constante é grafada como π (letra minúscula). Pois é, o número é sempre igual, mas as letras não.

  4. LUCINO DE MOURA GONÇALVES PREZA says:

    João Paulo: com o devido respeito e, segundo o que aprendi na faculdade, também pode lá chegar através do Phi. Foi Phideas que descobriu este número de ouro para construir o Parthenon e que equivale a 1, 618. Nós na faculdade utilizávamos este número por causa das conchas e fósseis. Desde a antiguidade que esta proporção vem sendo utilizada na arte. É tão complexa que o aconselho vivamente procurar um amigo que seja professor de matemática tal como era o meu e que se chamava: Henrique Verol Marques. se se meter na história do Phi, irá gostar muito.Também, poderá consultar a Wikipédia que, embora explicando bem, é um pouco difícil de se chegar a uma conclusão.Este número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos. O facto de estar envolvido através do desenvolvimento matemático é que o torna fascinante. Vidé o desenvovimento dos seres humanos e nas colméias. Tudo isto é muito engraçado, mas um pouco complexo como anteriormente, disse.


  5. Um belo dia para nascer, portanto! ;P

    (lol)


  6. Outra forma de calcular o pi, menos pedagógica, mas muito matemágica: largar varias vezes uma agulha sobre uma folha de linhas e contar quantas vezes a agulha caiu em cima de uma linha (n). Para calcular pi, basta dividir o número total de lançamentos por n, dividir pelo espaço entre linhas, e multiplicar pelo dobro do comprimento da agulha. Quanto maior o número de lançamentos, mais o resultado se aproxima de pi.
    http://mste.illinois.edu/reese/buffon/buffon.html
    Cumprimentos

  7. João Paulo says:

    #5 – Ora nem mais Parabéns;
    #4 – Obrigado pela dica. Ao avançar com a proposta mais simples no post foi no sentido de motivar gente menos “matemática” para uma experiência fácil de concretizar… De qq modo, muito obrigado pela dica.
    #3 – eu avisei q tinha dificuldades…
    # 1 e 2 – obrigado pelos comentários.


  8. como é que eu coloco o símbolo do número PI aqui no texto?
    Use o Math-o-mir para criar o símbolo e depois faça copiar e colar para o editor de texto.

  9. Zuruspa says:

    Mais fácil ainda: ir ao artigo da Wikipédia referente à letra, copiar, e colar! 😀


  10. Obrigada, João. Olha, quando quiseres ir ao meu blogue… estás à vontade! (lol) Como se fosse preciso convite! (hehe) De qualquer forma, não tem nada a ver com este, mas é algo meu. 🙂


  11. Se não tivesse falado nisso, nem ficaria a saber…

    Gostas de comentários?

    🙂

  12. João Paulo says:

    Eli, boa noite. Claro q gosto. Acho fundamental até… É a motivação da escrita, ter a certeza que alguém leu o que escrevemos…
    JP


  13. Então, quando fores por lá, comenta também, que eu fico agradecida. Era essa a conclusão que eu queria que tirasses. 🙂

    Está bem?


  14. Faltou um sorriso 🙂


  15. Ops!…

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.