Gotinha a gotinha, vamos ajudar o Afonso

Há dias atrás, escrevemos no Aventar, a propósito da Primavera uma pequena fábula sobre um Beija – flor que, sozinho, tentava apagar um incêndio. Quando questionado, respondeu: “Estou a fazer a minha parte“.

Pois bem, este é o momento de fazeres a tua parte.

O Afonso é um menino de Rio Tinto conhecido dos autores do Aventar. É um caso real e cujo apoio é assumido pelo Aventar. É uma causa Aventar com a data de hoje (março de 2012).

O Afonso, de 4 anos, tem uma doença que não foi ainda identificada pelos médicos.Tem tratamentos diários muito dispendiosos e a família  está naturalmente a viver todo o processo com enorme sofrimento. O Afonso tem tido acesso ao que é necessário para os cuidados médicos.

Mas tem a sua mobilidade completamente limitada porque os Pais não conseguem comprar algum material, muito dispendioso para permitir ao Afonso “fugir” do caminho entre casa e o Hospital.

Queremos ajudar o Afonso a ter um bocadinho mais de qualidade de vida.

A família está a levar a cabo uma campanha a que o Aventar se quer associar. Um euro que seja. Vamos. Seja um beija-flor!

O NIB é 0033 0000 00098983748 05, do Millenium e em nome de Ana Isabel Carvalho Poínhas da Silva.

Nota: diariamente vamos colocar neste post o valor alcançado.

Nota 2: por questões que se prendem com o nosso dever de respeitar a privacidade da família não queremos partilhar mais informações. A foto do Afonso surge para que sintam ser uma campanha honesta e real em torno de um menino que precisa da nossa ajuda. Se quiserem alguma informação extra, por favor contactem-nos.

Comments


  1. Reblogged this on A Arte da Omissao and commented:
    É assim que se muda o mundo


  2. Pela confirmação de um familiar e pelo que aqui foi relatado, divulguei, na esperança de um futuro o mais autónomo possível do Afonso.
    Para a família e amigos – MUITA FORÇA.
    http://actualidadesactuais.blogspot.pt/2012/03/pedido-de-ajuda-afonso.html

  3. João Paulo says:

    No Facebook da tia do Afonso, acabo de recolher esta informação” Olá a todos. Soube agora que ontem ao fim da tarde já havia 4000 euros. Obrigada amigos. Têm-me pedido o IBAN. Aqui vai PT50 0033 0000 0009 8983 7480 5….A mensagem do Afonso já chegou ao Brasil, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Bruxelas, Espanha, Alemanha, Suíca, Colômbia….mt obg…..”

    Juntos vamos conseguir!
    JP


  4. Obrigada “Aventar” pela partilha.
    Vou ajudar sim.

  5. linus says:

    Parabéns por promoverem a solidariedade, uma virtude tão importante (e pouco estimulada) para a vida em comunidade.


  6. Temos que ajudar hoje para que nos ajudem AMANHÂ, “as coisas não acontecem só aos outros, se não pudermos dar 10 damos 5 mas vale a pena ajudar, AJUDEM eu também vou ajudar

  7. João Paulo says:

    O prometido é devido – São já 6500 os euros na conta do Afonso: http://aventar.eu/2012/03/26/gotinha-a-gotinha-a-ajuda-ao-afonso-continua-a-crescer/

  8. João Paulo says:

    Cá estou mais uma vez. Acabei de confirmar que o Afonso tem na conta 9200 euros…estamos quase amigos!
    Obrigado,
    JP

  9. mihranda says:

    Também vou contribuir. Os blogues também servem para isto. A minha solidariedade.

  10. João Paulo says:

    No Face da Tia do Afonso podemos ler : “Olá! Muita gente viu hoje que atingimos o montante (11 mil euros) que precisávamos, e têm-me pedido para não fechar a conta, pq querem continuar a ajudar o Afonso, nos tratamentos que se seguirão, e na medicação necessária, bem como na possibilidade de se ir ao estrangeiro com ele investigar a doença, uma vez que em Portugal não estão a descobrir o que se passa. Por este motivo, informo que a conta permanecerá aberta…a pedido inclusivé de algumas empresas…vou dando notícias…obrigada…”

    Pela nossa parte, continuamos aqui disponíveis para ajudar. Vamos a isto.
    Temos um novo objectivo – reunir meios para ajudar o Afonso a procurar uma solução para a sua situação e isto passa por identificar a sua doença.

    Vamos, JUNTOS!
    Vamos conseguir.

    Obrigado a todos,
    JP

  11. Sandra says:

    Obrigada João és um Kido…

  12. João Paulo says:

    E se me permitem, continuo a trazer para aqui algumas das mensagens que vou vendo no Perfil da Tia do Afonso:
    “Uma pequena reflexão: em 11 dias conseguimos, a nível mundial, resolver um problema urgente. Em 11 dias, aprendi que Portugal é um país de gente magnífica, solidária, empática e carinhosa. Em 11 dias, aprendi que, grão a grão, se consegue muita coisa. Em 11 dias, aprendi que talvez não fosse tão difícil fazer outras crianças felizes e proporcionar-lhes qualidade de vida. Em 11 dias, aprendi que tenho muitos mais amigos do que o que considerava…e que já nem consigo contá-los pelos dedos 🙂 . Em 11 dias aprendi que algumas pessoas, que menos imaginávamos, são aquelas que nos dão a mão quando precisamos. Em 11 dias aprendi os verdadeiros benefícios das redes sociais. Em 11 dias, percebi que os meus amigos, também têm muitos amigos. Em 11 dias aprendi, que não há crise quando há boa vontade e compreensão. Em 11 dias, confirmei que aqueles amigos, que tenho feito ao longo da vida, amigos mesmo amigos, daqueles que tinha antes desta iniciativa, são-no verdadeiramente, com todas as letras. Em 11 dias, aprendi que podem ser nossos verdadeiros AMIGOS pessoas que nunca nos viram, nem sequer connosco falaram uma única vez…mas que são fantásticos/as. Obrigada a todos, amigos, amigos de amigos, colegas de colégio, faculdade, trabalho; colegas dos pais do Afonso, amigos dos pais do afonso; amigos de toda a família, vizinhos, e claro…família próxima. Obrigado não só pelo contributo financeiro, mas também pelas inúmeras partilhas que fizeram, e cujos resultados ainda se fazem sentir; e sobretudo….pelos milhares de mensagens de incentivo à família, de força e carinho, e de “amor” pelo Afonso. Em nome de toda a família, MUITÍSSIMO OBRIGADO.”

  13. João Paulo says:

    Agora uma informação mais prática: “Olá! Então aqui vão novidades do Afonso. Estivemos a fazer contas, e já se consegue comprar todo o material necessário (carro adaptado, cadeira do carro, talas para os membros, e ainda um aparelho/espécie de banheira, que o prende e que permite dar-lhe banho…o que já estava a ser muito difícil, uma vez que ele não controla os movimentos). O pouco dinheiro que resta, a família está a pensar usar em medicação, que é diária, e inclui medicamentos para controlar as crises de distonia muscular, e suplementos alimentares (pq ele só pesa 10 kg, com 4 anos). Para além disto, o Afonso é alimentado por uma sonda gástrica (PEG), o que implica o uso diário de seringas (para introduzir a alimentação na sonda), e o uso diário de gazes e um creme (para a sonda não fazer feridas na sua barriga). Estávamos a pensar gastar o dinheiro também neste material de enfermagem, pelo menos enquanto der…….. Proximos passos em relação a ele: 1 – acompanhar a sua adaptação aos novos aparelhos; 2- introduzi-lo novamente na terapia da fala; 3- esperar pelos resultados dos ultimos exames que fez, ainda no hospital, em janeiro de 2012; e caso estes sejam de novo inconclusivos…4- tentar procurar uma ajuda médica no estrangeiro..porque o Afonso já foi acompanhado, desde 2010, no Hospital de S.João, no Hospital Maria Pia, e agora no Hospital de Sto António…e ninguém tem soluções ou explicações para o problema. O que acham?”

  14. João Paulo says:

    Mais um ponto de situação: 6ª feira à noite (30 de março) – 13 mil euros!

    Obrigado! Obrigado! Obrigado… treze mil vezes

    JP


  15. Ainda hoje angariei mais um amigo para esta causa! Vamos em frente! 🙂

  16. João Paulo says:

    Ora aqui vão novidades do Afonso em relação ao fim de semana (que ontem não consegui vir ao face):
    1- Sexta feira ele tinha 11300 euros na conta (e mais algum que os avós e tios puseram numa conta que só deve ser usada a longo prazo 🙂 )…vamos no bom caminho…
    2- No sábado esteve em processo de adaptação à cadeira e às talas….com a cadeira correu tudo bem…até adormeceu nela.
    3- No domingo, a adaptação com as talas começou a ser difícil, pq ele chorava, e vimos que ficou com os pés vermelhos…mas ontem a fisioeterapeuta explicou que realmente é preciso “afiná-las” pq o estão a magoar. O Afonso sabe bem o que quer…e o que não quer…. 🙂
    4 – Também Domingo, esteve super bem disposto, sempre a rir, instalado na sua cadeira, e à noite quase nos fez chorar de alegria, pela primeira vez desde setembro de 2011, soltou umas gargalhadas e dobrou o riso….Foi mt bom.. Obg a todos
    PS – Por favor partilhem para a mensagem poder chegar a toda a gente.

    (3 de Abril de 2012)

Trackbacks


  1. […] continua a crescer Posted on 26/03/2012 por João Paulo A mobilização em torno do Afonso tem sido fantástica. E gotinha a gotinha estamos a conseguir. Hoje (2ª feira, 26 de março de […]


  2. […] Gotinha a gotinha, vamos ajudar o Afonso Share this:Gostar disto:GostoBe the first to like this .   […]


  3. […] Afonso é um menino do Aventar, acho que posso escrever isso, não posso camaradas […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.