A viver acima das nossas possibilidades

Passos tem os recordes do aumento da dívida nesta década.

Comments

  1. Hugo says:

    Como é que esperam que a dívida deixe de aumentar se o défice continua a rondar os 5% e qualquer sugestão de corte é prontamente atacada pelos reaccionários do regime?


    • Claro, os juros da divida e’ que nunca existiram… tristeza

      • Hugo says:

        O estado só paga juros porque é forçado a pedir dinheiro emprestado.

        O estado só é forçado a pedir dinheiro emprestado porque tem défice.

        O estado tem défice porque gasta mais do que aquilo que tem.

        O estado gasta mais do que aquilo que tem porque nenhum governo consegue cortar na despesa.

        Nenhum governo consegue cortar na despesa por ser prontamente atacado pelos reaccionários do regime.

        Qual das partes é difícil de se perceber?

        • nightwishpt says:

          O estado tem défice porque há gente que não só não paga impostos, como cada vez desvia mais dinheiro e recebe mais subsídios.

          • José Melo says:

            Se a solução para o défice do estado é pagar mais impostos, como é que o défice ainda anda nos 5% apesar de toda a gente agora pagar uns adicionais dois ordenados por ano para manter o nível de despesas do estado?

            Há a via da receita e a via da despesa. A via da receita já está esgotada. Qual é a via que sobra?

          • nightwishpt says:

            O José não ouve. Há gente e entidades que não só não pagam quase nada em impostos, ao contrário da maior parte dos portugueses, como recebe milhares de milhões do estado.em todo o tipo de benesses exclusivas à sua classe.
            Por isso, não, não está esgotada. Além disso, destruir o que resta da economia não ajuda ao pagamento do que é impagável.


          • Têm o disco riscado, ou como agora se diz, vivem em modo loop.
            Ir à causa não, é que corporativos são os trabalhadores, os patrões não passam de umas pobres vítimas espoliadas pelo estado, sindicatos e os malandros dos comunas.


  2. E continuam… A Dívida é o motor do crescimento do actual SISTEMA MONETÁRIO… Enquanto as regras da moeda fiduciária forem as actuais, haverá sempre dívida.. E sempre a aumentar! Como os BANCOS PRIVADOS DAS FAMÍLIAS Adoram e Querem…

    Esqueçam lá essa treta do défice… Porque raio é que acham que as regras da Europa (PEC) são: evitar Défice>3, mas ter défice, e Dívida<60%PIB?!? É só porque é bonito!!?? E porque acham que nunca ligaram para a parte de manter a dívida inferior a 60%PIB?!?

    Quanto à notícia… Passos Coelho é aprendiz de feiticeiro no que toca a dívida…. Basta ver o recorde absoluto e ainda imbatível de Cavaco Silva… Conseguiu 31.70% logo no arranque! E depois andou sempre com valores superiores a estes míseros 11.2% (com algumas excepções lá pelo meio claro!)

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.