Revisionismos

a grande porca politica

Vasco Pulido Valente, um historiador da I República que se reformou antecipadamente escrevendo excelentes romances históricos, reduz hoje no Público o segundo séc. XIX português a dívida investida nas obras públicas da Regeneração, e cobrada a doer em 1891.

Omitir que no entretanto se construíram as grandes fortunas sempre à pala do estado e suas rendas, onde avultavam as concessões do tabaco, já para não falar de uma cobrança de impostos eternamente favorável aos homens do progresso, ou como os bens nacionais a seu tempo devidamente expropriados aos que os haviam saqueado durante séculos, clero e nobreza, foram de imediato transaccionados em favor da burguesia empreendedora, o caso da Companhia das Lezírias é exemplar, omitir a Inglaterra onde hoje se repete a Alemanha, omitir a realidade ajuda sempre à construção ficcional de um mundo tal como nos dá jeito que tivesse sido.

Hoje, como sempre, revisita-se a História ao sabor do discurso dominante.

Comments

  1. António Duarte says:

    A construção ficcional é normal num homem que se envergonha até de usar o seu nome verdadeiro, Vasco Correia Guedes.
    Teve de ir buscar os apelidos de um ilustre ascendente por linhas travessas.

    Mas o pior de tudo é o ordenado e estatuto de “investigador” sustentado pelos contribuintes dado a alguém que se limita a escrever e vender ficções e croniquetas de jornal.

Trackbacks

  1. […] Porque ele não gostava (com razão) dos aqui, aqui, aqui e aqui com que me apeteceu (só para o irritar) ilustrar esta ‘curta’ e […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading