Ainda o F C Porto – Benfica

O F C Porto ganhou ontem o jogo no estádio do Dragão e pode, com isso, ter ganho o campeonato. Um jogo de futebol só termina quando o árbitro apita,  como mais uma vez se demonstrou quando se jogava já o tempo suplementar. O jogo foi equilibrado e as equipas equivaleram-se em campo sendo que este campeonato (que ainda não acabou) fica marcado pela disputa e pela indecisão até ao fim , como disse noutro poste.

A arbitragem não influenciou o resultado. Não vi em campo Salazar, nem a Pide, nem o centralismo lisboeta, nem o regionalismo (claro que percebo que o futebol pode simbolizar e representar aspirações regionalistas autonómicas quando isso corresponde a um sentir profundo e identitário de grande parte da população, o que não é, manifestamente, o caso), nem as batalhas miguelistas, nem as invasões francesas. Os profissionais fizeram o seu trabalho, as acções do FCP devem subir nos mercados e as do Benfica devem baixar. Aos adeptos, que desses números astronómicos nada ganham, resta apenas o desportivismo, já que não me consta que façam parte das estruturas profissionalizadas.

O Benfica perdeu e fiquei um bocado chateado, mas continuei a divertir-me com os amigos com quem estava, portistas incluídos, aos quais dei os parabéns e paguei uma rodada.

Hoje acordei (um bocadinho aborrecido) e fui logo saber o que teria realmente mudado: nada.

Pelo que sei Lisboa continua no mesmo sítio e permanece como capital, no Porto ainda se fazem francesinhas, o governo não caíu, o desemprego mantém-se, a Casa da Música queixa-se de falta de apoios, Rio não faz a feira do livro,  Mexia é tão “cimenteiro” como já era,  Menezes lê a lei das recandidaturas autárquicas como oportunista enviesado que é, e eu gosto hoje tanto da cidade do Porto como gostava ontem.

Afinal era só um jogo e o único óbvio inegável é que FCP ficou bastante mais perto da única causa que estava em causa: vencer o campeonato  nacional de futebol.

Comments

  1. vitor cambra says:

    Parabéns ao F.C.P.
    Maiores ao F.C.Arouca .

  2. nightwishpt says:

    “A arbitragem não influenciou o resultado.”
    Não, mas podia. Afinal, Matic ficou em campo.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.