Elas também jogam

Portugal é um país com futebol a mais e desporto a menos. E, no feminino a situação, pelo menor protagonismo do futebol,ribeirense é mais delicada. Um olhar pela Comunicação Social, mais ou menos tradicional, mostra uma ausência da prática desportiva pelas mulheres, o que está longe, muito longe, de corresponder à realidade.

Nos últimos anos tenho vindo a acompanhar com atenção o Campeonato Nacional de Voleibol  e este ano voltarei aos pavilhões, nomeadamente aos do Grande Porto.

O Ribeirense, dos Açores, continua a ser a principal candidata ao título nacional, elas que são as tricampeãs. Tal como o ano passado, o Leixões será a equipa com mais argumentos para se bater com as Açorianas. Aliás, será curioso perceber como algumas das meninas de Matosinhos que se mudaram para os Açores, se  vão adaptar à vida nas ilhas. O Gueifães, da Maia terá uma palavra a dizer nesta luta e depois tudo estará em aberto para a 4ª vaga na fase final: Braga, Belenenses e Castêlo da Maia  serão algumas das possibilidades.

Estreante na primeira divisão, o Colégio do Rosário (Porto) poderá ser a surpresa desta época. Trata-se de um projecto inovador, com a marca do Miguel Maia (Director Desportivo) e que foi a Matosinhos buscar dois elementos fundamentais na época fantástica que o Leixões realizou no ano passado: o Treinador Manuel Almeida, que no verão treinou a dupla campeã nacional de Volei de praia e a passadora internacional Vanessa Rodrigues.

Feita a apresentação da nova época, aceitam-se apostas.

6 comentários em “Elas também jogam”

  1. Gostaria de poder deixar um comentário e que este não fosse apagado. Se só aceitam comentários com “parabéns” pelo meio então mais vale não deixarem o campo disponível….

    1. Vou acreditar já que não tenho razões para desconfiar de si.

      É de louvar que alguém escreva sobre o voleibol e principalmente sobre o voleibol feminino, tão amado por uns e esquecido por OUTROS.
      Lamento discordar da sua análise e com todo o respeito pelas equipas do Gueifães clube que nos últimos anos tem lutado sempre pelo titulo, no entanto no meu entender isso não deverá acontecer esta época.
      A equipa surpresa, não só foi buscar atletas ao Leixões como as foi buscar também ao Gueifães, clube que também perdeu atletas para o Leixões.
      Com estas mudanças todas a equipa surpresa deixará de o ser e no meu entender será uma das candidatas ao titulo com o Ribeirense e com o Leixões.
      Sem menosprezar qualquer outra das equipas que atualmente estão no campeonato.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.