As manifestações Vasconcelos, uma tradição anal portuguesa

Defenestração de MigueldeVasconcelos

Não entendo algum espanto pela realização de uma manif designada por “Obrigado Troika promovida pela Senhora Dona Rita Ferreira de Vasconcelos. Trata-se de uma tradição nacional, a nossa aristocracia, mais tarde a burguesia, nunca se sentiu muito bem na pele portuguesa e adora ser protectorada, sobretudo se for por trás e sem vaselinas.

Remonta a 1128, quando tivemos o movimento “Obrigado, Teresa, amamos-te Galiza” que mais tarde deu origem ao “Amamos-te Afonso VII, és um Leão“, durando este até 1143.

Em 1383-85 foram frequentes os desfiles sob o lema “Gracias Castilla, Gracias Juan“, onde pontificava Pedro Álvares Pereira.

A partir daqui ocorreram com  frequência manifestações mais matrimoniais, que culminaram em 1580 com o vitorioso “Gracias, Filipe“, vitorioso até 1640, quando Miguel de Vasconcelos, grande patrono destes movimentos cívicos, enfrentou a lei da gravidade.

Sucedeu-lhe o “Napoleão, és uma Boa Parte” já no séc. XIX, que poderemos considerar mesmo à parte, já que se tratou de uma excepção de esquerda, enquanto a direita repousava no Brasil. Mas no final do século, em 1980, a direita recuperou o terreno perdido com o “Thank you, Inglaterra“, que tinha a peculiar característica de os seus membros desfilarem trajados de cor-de-rosa.

No século XX concentraram-se essencialmente no “Obrigado, Salazar“, um desvio patriótico que regressou às origens em 1975, por ocasião do “Obrigado, África do Sul“.

A tradição ainda é o que era.


Fui enganado: era uma brilhante operação de guerrilha urbana.

Comments

  1. As elites políticas e burguesas de Portugal sempre na vanguarda da prostituição!!!

  2. Reblogueó esto en fermin mittilo.

  3. «Um irónico chamado a favor da troika, subscrito por meia dúzia de pessoas e sem fonte certificada, angariou mais jornalistas do que um chamado contra a troika subscrito por perto de um milhar de pessoas. Genial. Uma verdadeira bofetada de luva branca na censura que parece ter tomado conta da comunicação social.»
    http://5dias.wordpress.com/2013/10/21/marketing-de-guerrilha-contra-o-bloqueio-informativo/
    mais aqui:
    http://www.publico.pt/politica/noticia/movimento-que-se-lixe-a-troika-organizou-falsa-manifestacao-de-apoio-troika-1609875

  4. E afinal era tudo uma falsa manifestação.

  5. Muito bem. O que vocês não conseguem é mesmo verem-se livres do esterco Joshua, que diarreia posts que nem no site do PNR caberiam, e quando mais fome tem o verme pior para mim que o leio todos os dias.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.