Surpresa, surpresa

europa crisis

Nos países que já votaram, parece que a abstenção tem hipóteses de ganhar com valores de 60% a 70% e eu também me vou mostrar surpreendido. É que não esperava nada disto, nada mesmo. Numa Europa construída unicamente, ou quase, pelas elites, que se mostrou incapaz de reagir à crise financeira e com uma estrutura política profundamente não democrática, como se comprova pelo seu Parlamento que pouco decide e pela sua Comissão não eleita, poderosa mas não tão forte como dois ou três estados que tudo decidem, não se percebe porque razão os eleitores se abstêm de validar uma estrutura política que não foi por eles decidida.

Onde estiveram os eleitores no Tratado de Lisboa, na adesão ao Euro e nas votações repetidas até que o resultado desejado tenha sido alcançado? Refrescando a memória com assuntos recentes, já que recuando mais se teria um vasto repertório, houve um projecto de Constituição Europeia que foi chumbado pelos franceses, a que se seguiu a declaração de não adesão da Polónia e o cancelamento dos referendos previstos em outros países, Portugal incluído. Essa constituição com ratificação popular foi trocada pelo semelhante Tratado de Lisboa, este já sem estar sujeito a referendo, excepto para a Irlanda, onde as leis locais obrigam a referendar estas minudências. A Irlanda chumbou a adesão ao tratado e,  tal como aconteceu em tantos outros assuntos por essa Europa fora, a votação foi repetida até que o “sim” tivesse ganho.

É esta a Europa onde nos pedem para votar. Mas temos uma outra eleição a decorrer, mesmo que oficiosa.  Logo à noite rolarão cabeças na oposição, ou não, dependendo dos resultados. E em função da mudança ou da manutenção das lideranças, assim se construirão as esperanças de vitória da austeridade.

Não votar hoje reforça o voto militante, o voto de quem está do lado do partido, como se de um clube de futebol se tratasse. Por isso, hoje vou votar.

[imagem de autor desconhecido]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.