A democracia é um anacronismo?

11109447_1587962284789719_3846378107452020991_n

O sr. Aníbal Silva falou, sem medo de pontapear a gramática, e ficámos a saber duas coisas: primeiro que as eleições, com ele, é quanto mais tarde melhor. Só encontro uma explicação: não o convenceram que casos como as suas transacções imobiliárias e as suas acções num banco de vígaros já prescreveram, e com este governo sente as costas quentes. Ele lá sabe.

A segunda tem outra dimensão. A lei eleitoral, tão mal discutida nos últimos tempos, tem um detalhe que incomoda os donos da comunicação social e os três partidos que dela beneficiam: a igualdade de tratamento a todos os partidos. Até podemos discutir se a lei dos partidos é sensata, permitindo que um qualquer grupo numa rede social se legalize partidariamente, o que não admite discussão, em democracia, é o tratamento igual a que toda, mas mesmo toda, a comunicação social não partidária deveria estar obrigada. Isto em democracia, para Cavaco Silva um anacronismo, tal como a Reforma Agrária que se gaba de ter eliminado. E não sei porquê recordei-me dos veículos todo-o-terreno subsidiados que encheram as cidades onde havia quem ainda tivesse herdado umas leiras no campo, do abandono geral das terras arrancando tudo e mais alguma coisa que não estivesse de acordo com a lógica couve de Bruxelas, e de um Alentejo desertificado de portugueses e invadido por empresários estrangeiros. Foi o progresso, cidadões.

Imagem via Cavaca para Presidenta, com a legenda: Parece aqueles desenhos animais do coiote e do passarinho!

Comments

  1. Carvalho says:

    A Democracia não é; mas o senhor silva é um anacronismo, sim senhor.
    Esse senhor é totalmente inútil e ocupa espaço. Espaço físico e espaço na nossa paciência (que já não temos para aturar tal aberração).
    Ele não toma posições, ele “não deve falar”, ele “não deve opinar”, ele não faz a ponta de um corno. Então para que serve? Para que lhe pagamos num mês o que muitos não ganham num ano? Podemos lá colocar a minha cadela, que fará o mesmo que ele e fica muito mais barata ao país.

  2. Temos infelizmente uma falta de gente capaz de, fora dos subsidios do estado , aproveitassem as excelentes condições para investir e ganhar dinheiro no Alentejo – como o provaram os espanhois, holandese..que com tristeza nossa nem os heroicos da terra a quem a trabalha tiverem engenho e capacidade de manter em mãos portugueses logo que se acabou os subsididos.

  3. Joam Roiz says:

    A democracia é um anacronismo porque não passa de uma ilusão. Serve apenas de engodo de muitos para benefício de poucos. Reflectindo, em 150 anos, o que trouxe a democracia, enquanto sistema político engendrado pelo capitalismo burguês? A mais brutal e impiedosa exploração do homem pelo homem, a concentração de mais de 50% da riqueza produzida nas mãos de uma minoria de 1% e as duas guerras mais mortíferas da história da humanidade. Isto, só para referir o que está mais à mão. Se quisermos ser honestos, comparando o ideal de democracia e o real funcionamento dos regimes democráticos, a diferença entre a teoria e a prática é tão abissal como o foi nos países ditos do socialismo real, relativamente ao ideal socialista.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading