Eu voto Pedro Passos Coelho.

Pedro-Passos-Coelho

Actualizado às 14h38.

Eu acredito na social-democracia. Por isso inscrevi-me faz quase 25 anos no Partido Social Democrata. O fundador do PPD/PSD, o saudoso Dr. Francisco Sá Carneiro, consubstanciou o seu pensamento politico no ideário de Eduard Bernstein, de Karl Kautsky e no SPD Alemão, do pós – segunda guerra mundial, de Willy Brandt e de Helmut Schmidt, adaptando-o ao contexto cultural português e à nossa sociedade.  O programa de Godesberg teve também uma influência importante na definição do pensamento social-democrata fazendo, desta forma, um corte com o socialismo-marxista. Entendo e defendo a social-democracia como uma ideologia em que o estado social deve assentar em três pilares basilares, a saúde, a educação e a segurança social. E estes pilares devem ser garantidos pelo Estado.

Tenho a honestidade intelectual de reconhecer que o governo de Pedro Passos Coelho, em diversas situações, esteve longe do cumprimento do ideário social-democrata, mas também reconheço que a conjuntura económico/financeira em que encontrou o País não deixava muito margem para a sua execução. Nenhum político faz cortes com prazer. Faz porque é obrigado a fazê-los. E Passos Coelho assim foi obrigado. Não fez tudo bem. Entendo que poderia ter tomado outras decisões e fazer as coisas de uma outra forma. Elogiei muitas vezes o Primeiro-Ministro, mas também fui critico em função de algumas das opções tomadas. Mas ser Primeiro-Ministro não é fácil, muito mais, na conjuntura que teve que enfrentar. Passos Coelho traçou um rumo, trilhou um duro caminho, conseguiu recuperar a credibilidade do país junto dos nossos credores e a nossa economia começa a dar sinais de uma efectiva recuperação. É óbvio que estes resultados foram alcançados com o sacrifício de muitos milhões de portugueses. Mas é o próprio Pedro Passos Coelho o primeiro admitir que sem a colaboração dos portugueses nada disto teria sido possível.

Mesmo agora discordei de algumas propostas que Passos Coelho apresentou, mas entendo que é um programa de uma coligação onde tiveram que ser feitas algumas cedências de ambas partes. Também discordei de forma aberta e leal de algumas escolhas que fez no que diz respeito aos candidatos a deputados. A vida é mesmo assim, concordando e discordando.  Não me movo por ódios, invejas ou por interesses pessoais. Mas não prescindo nunca é de lutar pelos superiores interesses de Portugal. O meu País estará sempre à frente do meu Partido.

Nestes momentos fundamentais para o nosso país temos que saber separar o essencial do acessório. Tenho a consciência que no essencial estamos de acordo. O nosso país não pode perder o norte. O caminho é longo e precisa de continuar a ser trilhado com coragem. Pedro Passos Coelho é um homem honesto, corajoso, está na politica para servir e não para se servir. É exactamente o mesmo homem que chegou a primeiro-ministro, apenas mais velho, com mais rugas e menos cabelo, certamente fruto das muitas preocupações que carrega todos os dias nas suas costas. Mostrou ser um político com sentido de Estado.

Por todas estas razões apoio Pedro Passos Coelho. No próximo Domingo votarei Pedro Passos Coelho para Primeiro-Ministro. Por Portugal sempre!

Adenda às 14h38: Este meu texto está a ser alvo de interpretações erradas. Quero esclarecer que decidi tornar público o meu apoio a Pedro Passos Coelho porque não tomo a parte pelo todo. Também porque não confundo a ” beira da estrada ” com a ” Estrada da Beira “. Ninguém me ” comprou ” com qualquer ” promessa ” ou ” tacho ” simplesmente porque não me vendo. Aliás uma das razões que me levou a tornar público este meu apoio foi o facto de Pedro Passos Coelho ter afastado Marco António Costa.  Pretendo também deixar claro que a minha luta pela moralização da vida pública e política e pela separação entre os negócios e a política continuará independentemente de qual seja o resultado eleitoral no próximo Domingo. A denúncia que apresentei contra Marco António Costa, como é publico, deu origem a abertura de um inquérito pela Procuradoria Geral da República, que corre termos no DIAP do Porto. Este processo encontra-se em segredo de justiça. Respeito muito o difícil trabalho da Justiça e dos seus profissionais. Agora é o tempo das entidades judiciais fazerem serenamente o seu trabalho. Por isso não me alongarei mais sobre o processo judicial porque nunca será por mim que o segredo de justiça será violado. Espero ter esclarecido as dúvidas, suspeições ou questões que estavam a ser levantadas por algumas pessoas que acompanham regularmente o que por aqui vou escrevendo.

Comments

  1. Nightwish says:

    Haja coragem para finalmente se assumir como defensor deste governo e destes aldrabões!

    • Joaquim Amado Lopes says:

      Em que aldrabões vai o Nightwich votar?

      • Nightwish says:

        Nos que sempre cumpriram o que prometeram e nunca vacilaram nos ideias.

        • Joaquim Amado Lopes says:

          E esses apresentam-se sob que designação?

          • Nightwish says:

            O BE e o PCP, não?

          • Joaquim Amado Lopes says:

            Nightwish,
            Ambos advogam de forma mais ou menos clara acabar com os ricos (para que sejamos todos igualmente pobres, embora uns sejam sempre mais “iguais” do que os outros), acabar com o investimento estrangeiro no país (para que não sejam criadas empresas – e respectivos postos de trabalho – que mandem os lucros para fora do país),a saída do Euro (sabe o que isso significaria?) e o fim das “eleições burguesas”.
            Tem razão, relativamente a esses ideais nunca vacilaram.

            Quanto a cumprirem o que prometeram, o problema é mais não terem a mínima possibilidade de cumprirem o que prometem. É que a realidade é lixada e, como se viu recentemente num país não muito longe do nosso, prometer gastar o dinheiro dos outros quando estes não estão para isso não dá o melhor resultado.

            Mas não seja por isso. Amanhã faça duas cruzes no boletim de voto: uma à frente do BE e outra à frente da CDU. Assim o seu voto conta para os dois.

  2. J.V. says:

    Boas notícias para si. Se essas são as razões que o levam a votar Passos Coelho, não ficará decepcionado se o Costa ganhar. Costa fará fazer cortes, não porque tenha prazer, mas porque a isso será obrigado; Costa tomará algumas decisões com que concordará, outra com que discordará, assim é a vida; Costa estará longe do ideário socialista, mas a conjuntura económica não lhe dará muita margem de acção, etc. etc. Única diferença será que Costa não é do seu partido. Mas isso, para quem põe o Pais à frente do Partido, não importa, pois não?


  3. Sou social democrata tb.
    O que hoje será mais ou menos ser de Esquerda. Algo que nem o PS é. Ainda assim acho que este governo fez vários erros, o primeiro foi não se dirigir ao país explicando que não ia cumprir o que prometeu e porquê, e tudo o resto que se sabe. Apesar do que era necessário.
    Mas resumindo acho que o que mais leva a votar neste governo, é a alternativa potencial. Do pior que já se viu… do pior que temos.
    Alturas há em que já votei para a oposição, nunca me arrependi, nestas eleicções nem posso deixar de votar para o governo.


  4. Sr. Silva:
    Será que eu vejo o que o sr. não vê ?
    Sou roubado nas minhas mensalidades.
    Sou roubado na assistência Hospitalar. (Tenho um exame médico marcado desde o inicio de Agosto, que é para se realizar a 9/12/15.
    Sou roubado nos preços da alimentação…
    Só os Bancos e banqueiros é que têm tudo o que querem e como querem.
    O Sr. não VÊ ?


  5. Sr. FP diz:

    Sou social democrata tb.

    Quer dizer, não vai votar nos fascistas do PaF…
    Fico contente.


  6. Aventar, grande blogue pluralista e tal… Assim é que é, opiniões, diversidade, contradição. Nos “blogues” da “direita” (O Insurgente, Blasfémias, etc. e etc. e mais o Observador… ), jamais esta abertura seria possível. Por lá cada um faz pela vidinha no seu partido e não há espaço para pluralismos nem tretas!… É por causa disso que ganham eleições e é por causa da ampla generosidade fraterna da esquerda, que esta, as perde!… Em termos “animal farm”, temos à direita os ratolas chicos espertos e à esquerda os burros, burros, burros!… O único que dava luta está preso sem em concreto se saber lá muito bem porquê…. Mas haja sentido de humor! A vitória da direita no domingo vai dar vontade de rir. Vamos passar a ser o país que vota à esquerda (pelo resultado objetivo da votação) para ser governado pela direita! E ninguém bufa nem resmunga… Será que o PS implodiu? Foi comprado nos bastidores?… Quanto custou?


    • Nunca discuto com um idiota, rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência.

    • Nightwish says:

      As causas vitórias da direita são muito mais complexas do que a caixa de comentários do Aventar.
      Dito isto, não acredito minimamente nas sondagens.

  7. Hélder Pereira says:

    Um verdadeiro social democrata não deveria votar numa coligação de radicais de direita como o PàF. A social democracia foi metida na gaveta há muito tempo no PSD.


  8. Bem… é mais que certo que a direita vai vencer, mesmo com muita margem de erro a direita ainda tem 70% nas sondagens…


  9. Grande golpe!!
    Quem ia lendo os posts do Paulo Vieira da Silva pensava que estava desiludido com o psd, com os seus dirigentes e com as politicas e caminhos tomados. Com isso foi conquistando os leitores indeciso do Aventar. Depois de os conquistar, chega o momento decisivo e… paf!, vinde a mim, meus meninos
    Muitos parabéns, excelente estratégia. Grande golpada!

    • Helder P. says:

      A mim nunca me enganou, sempre foi claro ao que vinha. Respeito as opiniões do Paulo porque prezo a pluralidade na discussão de ideias e mesmo o Aventar ganha com isso enquanto blogue. Isso não me faz simpatizar com elas. Acho que anda muito enganado, social-democracia no PSD e CDS, onde?

    • Nascimento says:

      A serio? Pensava? Ainda acredita no Pai Natal? Aquilo faz parte dos jotinhas o ADN…..


  10. Não percebi o “unico que dava luta”… esse para mim esse era o Francisco Louça e não é candidato.

  11. amiguel says:

    Mentiram desalmadamente para se guindarem ao poder. Roubaram funcionários públicos e aposentados. Aumentaram o IMI que aposentados e funcionários públicos tiveram que suportar depois de roubados, venderam empresas públicas lucrativas. Continuam a mentir. chegam ao fim com Portuga mais pobre do que estava. Continuam a mentir. Essa estória de menos desempregados é mentira. Faliram muitos milhares de empresas que puseram muitos milhares de pessoas no desemprego. Mas houve dinheiros para pagar aos seus boys assessores. Continuam a mentir. houve dinheiro para comprar carros de alta cilindrada. Mentiram. Mantiveram organismos públicos que só gastam dinheiro. Mentiram. O descarado e mal-formado Paulo Portas não reformulou o Estado. Mentiram. E continuam a mentir !! Arrasaram a Educação e a Saúde. Mentem, mentem sem vergonha na cara.
    Não entendo como é possível confiar e apostar em gente de tão baixo e reles gabarito que mente compulsivamente, como se a mentira deles fosse a verdade !
    Portugal está de facto muito doente !!

  12. omaudafita says:

    Só existem três escolhas este domingo:
    Votar na coligação PAF e continuar a comer do mesmo.
    Votar no PS por convicção ou por «voto útil» e correr com este governo.
    Votar em qualquer dos restantes partidos e continuar a comer o pão que o Passos e o Portas amassaram.
    O resto é conversa da treta.


    • Só não foi explicado o que se come com o PS…

      • Nightwish says:

        O pão que a Europa amassou, mas com umas lágrimas de crocodilo a servir de cobertura.

  13. Rui A says:

    vai votar no Passos e na corja que andou a denunciar e a publicitar. O que lhe prometeram? ao menos nesta altura abstenha-se de fazer comentários. fica-lhe mal

  14. Pedro says:

    Paulo, está tudo muito certo e nem sequer tem de justificar o seu voto, era o que mais faltava. Só agradecia uma coisa e falo apenas por mim. Sobre isto:
    “Mas é o próprio Pedro Passos Coelho o primeiro admitir que sem a colaboração dos portugueses nada disto teria sido possível.”

    Disse “colaboração”? Não fui eu que cheguei ao gabinete do PM, um dia, e lhe disse: “senhor PM, agradecia que me cortasse parte do salário e me cobrasse mais impostos, a bem da nação”.
    Que me diga que os sacrifícios que me foram impostos foram para meu bem, vá que não vá, mas que fale em “colaboração”, já é abusar um bocado.
    Pronto, feita esta pequena correção, está tudo bem. Poderia também perguntar-me o que fazem o Bernstein, social-democracia, etc, aqui. O governo está cheio de jovens génios liberais, adeptos da Escola de Chicago, do Popper, etc, como o Bruno Maçães, para quem o Bernstein é uma antecâmara para a servidão humana e “estado social” é um palavrão feio. A não ser que o governo seja esquizófrenico.
    Votai PAF, mas deixai o Sá Carneiro em paz.

    • Nightwish says:

      Pois ora bem, se dependesse de mim nunca colaborava numa aventura económica que nunca resultou e, pasme-se, continua a não resultar.

  15. doorstep says:

    Feio, Paulo Vieira da Silva, muito feio…
    E a parte que acho mais feia é a sua tentativa de disfarçar que também se sente totalmente confortável a votar no portas.
    Tenho a sensação que se sujou para nada – se deu a volta a alguns que por aqui vadiam… não devem chegar para encher uma mesa de cinco.

    Bom apetite!

  16. Fernanda says:

    Não tenho paciência para ler isto.

    Ademais, quem é que quer saber onde vota ou deixa de votar?

  17. Santiago says:

    Só para que se perceba, vai ajudar a eleger, uma vez que é eleitor no círculo do Porto, o MAC a quem moveu uma “guerra”…
    Coerência…


  18. É preciso descaramento!
    Bem haja… pela falta de vergonha.

  19. amiguel says:

    O pai do monstro é Cavaco Silva que também foi ao cofre do BPN donde recebeu 300.000 euros pela mão dos seus amigos Oliveira e Costa, Dias Loureiro e Duarte Lima.
    Os que se lhe seguiram continuaram a fazer asneiras , mas tudo está dentro do plano dos abutres europeus que têm por finalidade explorar os povos sem dó nem piedade.
    A Alemanha não ganhou a II Guerra Mundial, quer vencer-nos pelo domínio da fome e do medo!! Há umas dezenas de anos que digo que os fundos europeus teriam que ser pagos com língua de palmo. Aí temos o reverso da medalha das benesses que tivemos, da construção de auto-estradas sem movimento, do abate da frota pesqueira e da indústria da conserva, bem como abate de árvores, com a autorização de Cavaco Silva.
    Os milhões que vieram para a formação e de que muitos se locupletaram, roubando, mas a Europa sabia e nada disse, muitos encheram os bolsos por tamanho roubo sem-rei-nem-roca.
    Depois vieram as PPP’s (a primeira foi com Cavaco Silva!!!), o fazer bancos e mais bancos para canalizarem fundos que seriam canalizados para amigos, empresas fantasma. A EXPO 94, o EURO 2004, tudo com a justificação do nosso desenvolvimento e os bancos alemães … a encherem-se!
    Hoje estamos a pagar e continuaremos a pagar !!
    A culpa está de facto nos portugueses que se deixam embalar pela mentira ao longo dos anos, e gostam !! Considerando todos os eleitores, os que podiam e deveriam ir votar, PSD+CDS estão a governar com menos de 30% dos votos. Uma minoria a desgovernar toda a Nação !!!! O que fazer?
    A solução seria ninguém ir votar, mas como esta solução é irreal, então que todos votem, deixem a preguiça e optem por ir votar !!
    Nenhum dos partidos apresentou um plano estratégico sério para governar Portugal.
    Nenhum partido apresentou os seus futuros ministros, nem os portugueses sabem bem quem são os deputados e o que andam a fazer na Assembleia da República, quando a maior parte da legislação vem de Bruxelas, por isso são deputados têm empregos duplos e triplos, por que nada fazem….!!
    O que fazer? :
    votar em massa, ou não votar em massa!! Se assim não for, não continuamos como dantes , mas continuaremos pior , a afundar Portugal !!

Trackbacks


  1. […] Apoiei e votei em Pedro Passos Coelho, como a maioria dos portugueses, para Primeiro-Ministro. Felicito Pedro Passos Coelho pela vitória e cumprimento todos os outros partidos que democraticamente foram a votos valorizando estas eleições Legislativas. […]


  2. […] da Silva sai por causa de Pedro Passos Coelho apesar de há menos de um ano ainda achar que ele era “um homem honesto, corajoso, está na politica para servir e não para se servir. É exactamen…. O mundo mudou. Ou simplesmente Pedro Viana da Silva queria voltar a ver o seu nome no jornal e […]