ÀS ARMAS!

waffen

A Ásia e o Médio Oriente lideram o crescimento das importações de armas, enquanto os Estados Unidos e a Rússia se mantêm como os maiores exportadores – revela o Relatório do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI).

Se usarmos o aumento das exportações de armamento como indicador, o mundo está a tornar-se um lugar cada vez mais perigoso. Nos últimos 4 anos, o volume global de exportação de armas aumentou em 14%, por comparação com o correspondente período anterior. Com 33%, os EUA continuam a ser os campeões das exportações de armamento – tendo vendido ou distribuído (!) armas a 96 países -, seguidos da Rússia com 25%; ou seja, estes dois países são responsáveis por mais de metade das exportações mundiais de armamento. A China com 5,9%, a França e a Alemanha ocupam os lugares seguintes.

Já no lado da importação, os campeões mundiais são a Índia e a Arábia Saudita.

Face a esta evolução, diria que é necessária uma grande capacidade de abstracção, para colocarmos crianças no mundo….

Comments

  1. Abstração, não só para colocarmos crianças no mundo, para irmos às compras, ao cinema, para celebrar o que quer que seja, para darmos uma gargalhada…
    E não devemos deixar de o fazer, mas falta dedicar um bocadinho mais a exigir (de fato!!) aos nossos políticos políticas para melhorar a vida das populações e do planeta e aos media que não se deixem enganar e não nos enganem com discussões que nos distraem do essencial.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading