Sobre as eleições regionais dos Açores


Rui Naldinho

Pedro Passos Coelho reconheceu no último domingo, dia de eleições nos Açores, que aquele não era dia de festa. Pudera! Com aquele resultado, só se festejassem a perda de um deputado do PS, que anda assim manteve uma maioria absoluta sólida.

Foto: PSD Açores

O PSD, ainda não percebeu que dificilmente voltará a ganhar um acto eleitoral enquanto não mudar o seu discurso, onde a narrativa do medo é constante. Parecem os tutores daqueles colégios internos na velha “Albion”. Mas isso não basta. Pedro Passos Coelho, cuja credibilidade está bem mais debilitada do que a da Geringonça tem de se afastar, levando alguns dos indefectíveis com ele, para que o partido se renove, e dê novas respostas aos anseios do seu eleitorado.


Há duas coisas que as lideranças partidárias do PSD e do PS têm de entender de uma vez por todas.

Na conjuntura actual, a probabilidade de haver uma maioria absoluta de um só partido é quase nula. À direita, ainda menos, mesmo na versão PAF.
À esquerda, o PS que se desengane se está a pensar atingir um resultado eleitoral numas legislativas, à Vasco Cordeiro, com 46,4% do eleitorado.
Depois de Sócrates ter tido a primeira maioria absoluta para o PS, e, a sua governação ter dado no que deu, dificilmente o PS pode nos próximos anos sonhar com uma maioria absoluta. António Costa, que já teve o mérito de colocar o antigo primeiro-ministro do PS na prateleira, ignorando-o de forma deliberada, vai ter de gerir muito bem a Geringonça para que ela não se estatele no chão, e, só depois, talvez consiga convencer o eleitorado a dar-lhe mais qualquer coisita.

As pessoas não são estúpidas!

Comments

  1. Thief says:

    Penso que o PSD vai aguentar o PPC até às autárquicas, caso os resultados sejam desastrosos, aí acredito no seu afastamento.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s