Postcards from Wageningen #1 (2016)


Do not walk outside this area

Há um ano, mais ou menos, também estava em Wageningen. O João tinha morrido há uns dias. Todos os postais de então foram para ele. Hoje, mais ou menos um ano depois, o João continua morto. Vim a pensar nisso – de há um ano mais ou menos estar aqui e do que senti nessa altura com a morte do meu amigo – no avião para Amsterdão.
A Sandra e o Luís, que vieram pelo Porto, estavam já no aeroporto de Schiphol quando aterrei. O Luís ajudou-me com a mala grande até ao comboio. Encontrámos o Talis na plataforma 3 e viemos os 4 para Wageningen. Pouco a pouco foram chegando outros colegas ao hotel no meio do bosque. Um hotel moderno, clean, muito confortável onde vou ficar 3 noites. Amanhã começamos cedo, às 8h30 da manhã. Tenho de dormir e não me apetece. Na verdade, nunca me apetece dormir e resisto até o sono me vencer sem dar por isso. Custa-me entrar dentro do sono, aqui como em qualquer outro lugar.
Passei a tarde toda em viagem. Há pouco para contar. A Holanda é, mais a mais, um país tranquilo, de casas com janelas sem cortinas, de casas transparentes. Isso agrada-me, confesso. Gosto de espreitar para dentro das casas das pessoas. Aqui nem é preciso espreitar. Elas mostram-se. Já eu fechei as cortinas da grande janela do quarto. Hábitos.

No avião vim por cima da asa. Reparei que uma frase nos pede que não andemos além de uma parte da mesma. Do not walk outside this area. Pus-me a imaginar o que seria. Andar em cima da asa de um avião e, naturalmente, não me ocorreu nenhuma razão para o fazer a não ser deixar-me cair no meio das nuvens até atingir os campos em diversas tonalidades de verde, perfeitamente desenhados, da Holanda. Mas ainda não. Ou hoje não.
Lá do alto a vida parece melhor, é o que penso. Tudo se torna mais relativo, acho eu, diante das nuvens, da altitude, das miniaturas dos campos, rios, estradas, canais. O mundo é vasto e minúsculo ao mesmo tempo. Não andarei para fora de certas áreas, penso. Embora ande quase sempre.

Comments

  1. Gostei…. como sempre gostei.
    Beijos.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s