CETA Showdown

magnette1

Continuam a todo o vapor as negociações em Bruxelas para produzir “uma solução” de última hora para o CETA. Paul Magnette esteve ontem numa reunião de emergência com os Premiers das outras regiões e do governo central belga. Antes do início da mesma, Magnette afirmou que não toleraria um quarto ultimato, dizendo: “Já nos fizeram três ultimatos. Não toleraremos um quarto, venha ele de onde vier; caso isso aconteça, suspenderemos as negociações (…)”. E, desta vez, um porta-voz da comissão anunciou que as conversações decorrem sem ultimatos nem prazos, pois “a Bélgica está a procurar a sua posição, o que a comissão respeita”.

Após as seis horas de ontem, as conversações continuam hoje, quarta-feira, a partir das 8 horas da manhã. Entretanto, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou ter muitas dúvidas quanto à possibilidade de assinatura do CETA na próxima quinta-feira, mas afirmou estar convicto de que isso acontecerá dentro de duas semanas. E Justin Trudeau não vai, como era previsto, discursar hoje no parlamento europeu em Estrasburgo.

Nestes últimos dias, parecemos coelhos estáticos, encandeados pelos holofotes de um espectáculo que tem tudo, mas tudo, a ver connosco.

Comments

  1. Continua a ser ESTRANHISSIMO o insurdecedor silêncio da “politica” PORTUGESA, sobre este assunto! Será que não tm importância para os padrões elevadissimos dos “crâneos” Nacionais o esclarecimento dos “ignaros” desta matéria? Já estamos como Salazar :não temos condições para democracias e povo esclarecido? Com tanto silêncio pode inferir-se que o CETA É UMA BOSTA!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading