As autárquicas – O Beato

Aqui no Beato existe o Convento do Beato onde se fazem aquelas reuniões de gente que pensa de maneira igual mas que não são um partido. Este convento foi recuperado pela empresa – Nacional das massas e das bolachas – e tem dentro de si uma cripta de uma antiga Igreja, que desabou com o terramoto de 1755, e onde estão sepultados os membros da Família Menezes, uma das mais ricas e poderosas e onde serviu como criado o Luis de Camões.

Há um belo livro do Prof Hermano Saraiva ” A vida ignorada de Luis de Camões” em que esta cripta é central para apoiar a teoria desenvolvida por aquele académico, de que a lírica de Camões (há quem a considere mais importante que os Lusíadas) não é mais que a descrição da sua vida.

Nessa cripta lá está o túmulo do Marquez, e da Marqueza mãe, Violante de seu nome, muito mais nova que o Marquez e que teria sido amante de Camões. Descansa tambem naquele lugar o jovem Marquez Francisco de Menezes um dos jovens nobres que morreu no deserto de África ao lado de D. Sebastião.

Quem lá não se encontra é a filha mais nova Joana, que teria sido varrida da vida activa pela família depois de se ter envolvido com o poeta, o que determinou o desterro deste para o longínquo Macau.

À volta desta fábrica existe um os últimos bairros operários de famílias que durante gerações ali moraram e trabalharam, chamado Madre de Deus, onde mora o Presidente Eanes .Esta cripta foi transformada para dar lugar à primeira fábrica de panificação do país por alvará de D. Maria l.

Fazem parte do Beato , os bairros de Chelas, fundamental para o fogo de artifício, o bairro do Armador, fundamental para as imagens na televisão tipo farwest, a muito antiga e conhecida Picheleira, que é onde eu moro quando se trata de pagar impostos, e as Olaias que consta no meu cartão de visitas.

Nunca houve tantas obras como há um mês para cá. Arranjo de jardins, de ruas, lavagem e rega de árvores. E já apareceram uns tipos no Twister a mandarem uns Olás a querem parecer muito familiares, tu cá tu lá, mas isso acho que é devido à popularidade do Aventar…

O actual presidente é o Hugo Chambre, é do PS e tem 32 anos e está a candidatar-se novamente.

Comments

  1. Belina Moura says:

    Contagem decrescente até às autárquicas:http://www.yugop.com/ver3/stuff/03/fla.html

  2. maria monteiro says:

    E no Beato é a única zona que conheço com polícias sinaleiros… o do cruzamento para o BMadre Deus ainda por lá vai dando a sua graça, mas um pouco mais abaixo, junto à ponte do CFerro, lamentavelmente já foi substituído por sinais de trânsito.