A noite eleitoral minuto a minuto (23.00 – 23.40)

23:01 José Freitas: é, faltou algumk tempo para chegar à maioria absoluta

23:01 FMSá: o pulso, ai este plural enganador

23:01 FMSá: ainda via agradecer ao senhor do camião, eheheheheheeh

23:01 FMSá: carago! vai e não via…

23:01 João J Cardoso: Olha uma bandeira arco-iris…

23:02 FMSá: agradecer à LPM – excelente!

23:02 FMSá: …e ao senhor do bolo…

23:03 FMSá: …além do do camião, eheheheh. Ca ganda machine!

23:03 João J Cardoso: e a Miguel Vale de Almeida

23:04 FMSá: REGIONALIZAÇÃO! REGIONALIZAÇÃO! REGIONALIZAÇÃO!

23:04 JoãoPaulo: se o ps ficar com 94… os 20 do cds não chegam para a maioria… dá precisamente 114. a um do empate

23:05 FMSá: oLHA O pINO E O tINO!

23:05 Luis Moreira: PS+BE já não chegam à maioria. Grande vitória da esquerda???? O Sócrates tornou o CDS o partido mais importante.Inacreditável

23:05 João J Cardoso: O esforço do homem para pôr uma cara de “para todos” é notável

23:05 FMSá: a sala do psd está como as ideias desta liderança: vazia!

23:06 JoãoPaulo: Aí tens razão Luis.

23:06 José Freitas: ò Luís, não foi o Sócrates que tornou o CDS o partido mais importante. Foi o PSD.

23:07 FMSá: Aquela bandeira arco-iris é a cor da próxima governação

23:07 Luis Moreira: PS+BE não fazem maioria.O CDS ó o partido chave

23:07 Maria: saudar a todos os portugueses que votaram noutros partidod e … o ps irá governar para todos os portugueses também para esses outros … será que dá direito a distribuição de tacho? o mais certo é esperarmos a frigideira

23:07 João J Cardoso: Tiraste-me as letras do teclado Freitas

23:07 FMSá: O Portas vai falar

23:08 FMSá: ó zé, isso não se faz

23:08 José Freitas: Luís, é verdade que o CDS é o partido chave. mas deve-o, acima de tudo, a Portas e ao PSD

23:08 João J Cardoso: Claro, depois do primeiro, fala o ministro

23:08 JoãoPaulo: Eu fui o primeiro a reclamar o tacho na galp. A malta do aventar pode ir para outro lado, galp é para mim ok? É que sempre gostei de angola ehehhe

23:08 FMSá: Exacto jjc

23:08 paulo abrantes: Portas espera por Sócrates. Presságio?

23:09 José Freitas: deve ser

23:09 JoãoPaulo: PP ganha à custa do PSD. Isso é claro. A maioria sai direitinha do PS para o BE. Obviamente.

23:09 FMSá: Olha o Bagão e o Queiró…

23:09 João J Cardoso: Ficam tão bem um ao pé do outro…

23:09 FMSá: jjc pareces um casamenteiro

23:10 paulo abrantes: Será que vamos ter o 1º casamento homossexual em Portugal?

23:10 José Freitas: abrantes, essa foi forte

23:10 José Freitas: será que portas vais esperar?

23:10 FMSá: ando eu aqui com falinhas mansas e aparece o Abrantes a dar-lhe forte, ehehehe

23:10 JoãoPaulo: Será que portas vai esperar? Onde? À porta da igreja? ehehehe

23:10 José Freitas: olha os acordos… o meu dever é fazer consultas

23:11 FMSá: Já sei quem é a NOIVA, eheheheh

23:11 paulo abrantes: forte porquê? Não disse que seria dos 2…

23:11 FMSá: eheheheheh

23:12 José Freitas: eu sei que não mas li nas entrelinhas

23:12 Luis Moreira: O PSD tem culpa de o Sócrates ter chegado a PM,isso sim

23:12 João J Cardoso: É cedo, claro, as eleições continuam

23:13 FMSá: O ar sério com que fala de cavaco, é o verdadeiro artista, ehehehe

23:14 JoãoPaulo: Em termos de transferência de votos… foi do PS para o BE e do PSD para o CDS.

23:14 [Comentário de v.m]
O povo está cego e surdo! Depois de tantas queixas ainda votam Socrinhas! Parece impossível!!!

23:14 João J Cardoso: Se isto não é um namoro à direita…

23:14 JoãoPaulo: A referência a Louça agora no fim era desnecessária!

23:15 João J Cardoso: Não era nada: o amor declara-se pelos ódios comuns

23:15 José Freitas: era desnecessária, mas os parabéns teriam ficado bem

23:15 paulo abrantes: 2 digitos diz o Portas

23:15 José Freitas: eis portas, a assumir com humildade

23:16 José Freitas: CDS confirma-se como terceiro. acho q já não há dúvidas

23:17 FMSá: O lado radical da direita em Portugal conseguiu. O Resistente.

23:17 paulo abrantes: os beijos às peixeiras…valeu a pena…Portas de novo

23:17 João J Cardoso: Está quase arrumado: faltam 2 deputados para o casamento

23:17 José Freitas: a intercampus voltou a acertar. foi a única a dizer que o cds ficava em terceiro

23:19 João J Cardoso: compromisso, diz ele

23:19 José Freitas: PS 94, PSD 77, CDS 20, BE 16, CDU 15. faltam 2 freguesias

23:20 João J Cardoso: Façam aí contas à vida: o PSD matem os votos de 2005, não perdeu nenhum

23:20 João J Cardoso: mantêm

23:21 João J Cardoso: Os votos do PS parecem ter ido para o CDS e o BE

23:21 José Freitas: PSD subiu em votos, pouco mas subiu. mas perdeu e ganhou 7 mandatos

23:21 João J Cardoso: 6000 votos…

23:22 José Freitas: PS perdeu cerca de 500 mil

23:23 João J Cardoso: E lembrei-me agora: com os 2 deputados habituais pela emigração, o casamento pode ser já marcado

23:23 José Freitas: sim, O apuramento dos resultados dos círculos eleitorais do estrangeiro será realizado a 2009-10-07

23:24 JoãoPaulo: Mas.. onde param os 8 deputados q faltam atribuir? É que PS com 94 e CDS com 20… não chega para maioria.

23:25 FMSá: 96-21, já está

23:25 José Freitas: Os círculos eleitorais do estrangeiro indicam 4, se n me falha a memóra

23:25 João J Cardoso: 4 nos emigrantes e falta fechar o POrto

23:26 José Freitas: fechado: PS 96

23:26 José Freitas: PSD 78

23:26 José Freitas: CDS 21

23:26 José Freitas: BE 16 e CDU 15

23:26 José Freitas: contas fechadas

23:26 JoãoPaulo: bom , 96 com 21 está feito.

23:26 FMSá: 96-16=112, é necessário o PS ter 3 lá fora para dar PS-BE

23:27 José Freitas: sim, está feito PS e CDS fazem 117

23:27 FMSá: com

23:27 FMSá: com

23:27 FMSá: o

23:27 FMSá: COM

23:27 JoãoPaulo: no estrangeiro, PS e PSD ficam empatados a 2

23:27 João J Cardoso: Por acaso é capaz de ter esses 3

23:28 JoãoPaulo: Para o BE “servir” terá o PS que chegar aos 100

23:28 José Freitas: calma Sá. Com o quê?

23:29 JoãoPaulo: O CDS já está. E meus caros, obviamente, o PS está muito mais perto do CDS que do BE.

23:29 José Freitas: Faltam 4 deputados, que deve ser 2 – 2 para PS e PSD. tem sido assim

23:29 João J Cardoso: E tens razão nas contas: PS+BE é impos
s

Esquerda perdeu

crying-baby

Tinha um objectivo pessoal – evitar que Portas e Sócrates formassem governo. A seu tempo percebi que o PSD deixou a sua direita “direitinha” para o CDS… Foi fatal. Agora temos um PS de Direita com um CDS que serve a todos, porque o poder é o seu único objectivo.
Pelo menos não terei a Maria José Nogueira Pinto como Ministra da Educação – a única coisa positiva desta noite.
Enfim, acho que o povo de esquerda só pode estar triste!

A noite eleitoral minuto a minuto (22.00 – 23.00)

22:02 paulo abrantes: Jerónimo faz rir…

22:02 FMSá: Zen de todo…nem sei se ria ou se chore, eu nunca sei reagir perante o rídiculo dos outros…

22:02 João J Cardoso: O resultado foi um estímulo. Ia dizer uma coisa sexual mas não digo, que esta gente ainda é de esquerda

22:02 Maria: para continuar abril somos muitos, muitos muitos

22:03 FMSá: zzzzzzzzzzzzz e zzzzzzz e zzzzzz

22:04 FMSá: O Bloco dei-lhes uma banhada e eles assim, parecem o ministro da informação do Iraque de Saddam…

22:04 João J Cardoso: Tudo isto existe, tudo isto é triste, e espero que deixe de ser um fado

22:04 José Freitas: o discurso do costume. simpatizo com jerónimo, pela sua honestidade, mas em noites eleitorais fica chato

22:05 FMSá: A K7 de Cunhal ainda toca…

22:05 José Freitas: pois, mas agora é em dvd

22:05 João J Cardoso: Carvalhas, tenho saudades…

22:05 José Freitas: oficial: cds – be: 35 mil votos de diferença

22:06 João J Cardoso: Isso já é final?

22:06 JoãoPaulo: José Freitas: a questão são os deputados. Ambos conseguem dar maioria ao PS?

22:06 José Freitas: 233 freguesias por apura

22:06 JoãoPaulo: Onde estás a ver isso?

22:06 José Freitas: no site dos resultados oficiais

22:06 ACerqueira: quantos deputados para o be e cds

22:07 José Freitas: nesta altura 14 cds, 10 be

22:07 José Freitas: http://legislativas2009.mj.pt/resultados-globais.html

22:07 FMSá: A luta continua…pois.

22:07 José Freitas: olha o menezes nma rtp

22:08 JOSÉ MAGALHÃES: A luta continua… ninguém perdeu, como de costume

22:08 JOSÉ MAGALHÃES: Menezes…. voz lúcida do PSD?

22:08 Sondagem Aventar: Ficou surpreendido com os resultados eleitorais?
Sim
( 13% )Não
( 38% )Mais ou menos
( 38% )Cruzes, credo
( 13% )

22:08 FMSá: Menezessssss

22:09 JOSÉ MAGALHÃES: eu gosto de Menezes, mas ÀS VEZES O HOMEM PASSA-SE

22:09 JoãoPaulo: 35 mil entre CDS e BE. Mas, do ponto de vista dos deputados… ainda temos que esperar mais

22:09 José Freitas: só às vezes?

22:10 JOSÉ MAGALHÃES: BE e CDS… nico?empate téc

22:10 JoãoPaulo: voces não digam mal do meu presidente. se soubessem como gosto dele 🙂

22:10 JOSÉ MAGALHÃES: não, não é só as vezes, JF… é…. vezes de mais

22:10 JOSÉ MAGALHÃES: Mas…. gosto mesmo mt dele

22:10 José Freitas: é possível o empate entre os dois partidos, em termos de mandatos

22:11 JOSÉ MAGALHÃES: Pelo menos o país já não está todo rosa….

22:12 Maria: o medo da gripe deu-lhe uma cor laranja

22:12 José Freitas: distrito porto: ps 14 eleitos, psd 10, cds e be 3 cdu 1. faltam 30 fregeusias

22:13 ricardo: quantos deputados tinha a cdu até agora, alguem sabe?

22:13 José Freitas: cds – be _ 17 – 13 em deputados

22:14 José Freitas: confesso q n sei de cor, mas ganhou em votos e vai ganhar em mandtatos

22:15 José Freitas: BE passa, com margem confortável, os 500 mil votos

22:15 João J Cardoso: neste momento o CDS tem mais 4

22:15 José Freitas: Rio a falar

22:15 JOSÉ MAGALHÃES: O CDS pode ser o único a poder fazer maioria com o pS

22:16 João J Cardoso: O PS está a descer

22:17 José Freitas: rio diz que a campanha oficial para as autarquias começa amanhã. não começa, é na terça

22:17 Luis Moreira: o PSD deixou de ser um partido relevante para governar

22:17 ricardo: Jerónimo diz que a CDU não perdeu. E se formos a ver, tevem mais 30 mil votos do que em 2005 e parece-me que mais deputados

22:18 João J Cardoso: deputados ainda falta contar

22:18 José Freitas: sim, ricardo. o problema é quie passou a quinto partido e perdeu claramente para o BE

22:18 ricardo: cds tem mais votos e deputados, bloco idem, cdu idem, psd fica igual, ps perde votos e deputados mas ganha as eleições.

22:19 Luis Moreira: O CDS vai ter entre 20 e 22 deputados.Pode passar a ser o partido charneira na AR

22:19 JOSÉ MAGALHÃES: Ninguém perdeu…. se calhar só Portugal

22:19 JoãoPaulo: Aqui na terra, PS com 42, PSD com 25 e BE em 3º com 10,9%.

22:20 João J Cardoso: O nº de deputados vai ser totoloto do método hondt

22:20 ricardo: o CDS é sem duvida o grande vencedor desta note eleitoral. Infelizmente.

22:20 Maria: para todos os efeitos o CDS ganha “por zanga de comadres” e não por mérito

22:20 Luis Moreira: O PS está a descer e a ficar perto do limite inferiro da previsão

22:20 João J Cardoso: Pois Luis, os cestos lavam-se na próxima meia-hora

22:21 JOSÉ MAGALHÃES: Ricardo- O CDS é sem dúvida o grande vencedor desta noite. Felizmente

22:21 ricardo: o resultado parece que vai ser 36 – 29. nao é uma diferença muito grande. Um PSD minimamente competente tinha ganho isto.

22:21 José Freitas: pois, mas seja por que razão for, o cds transformou-se num partido fundamental. quem diria?

22:21 Luis Moreira: Está visto,João.Isto é uma reviravolta tremenda…

22:21 ricardo: eu sempre disse que Sócrates recorria mais depressa ao CDs do que ao Bloco

22:23 José Freitas: Marco António Costa ao ataque: líder da distrital do Porto do PSD, Marco António Costa, defendeu, hoje que o PSD deve “fechar a página do Cavaquismo” e renovar a estrutura dirigente do partido, na sequência dos resultados eleitorais.

22:23 JoãoPaulo: Porque é que dizem que o CDS ganha e não dizem que o BE ganhou?

22:23 João J Cardoso: Porto. Lisboa e Setubal ainda não fecharam, e faltam muitos deputados aí

22:23 José Freitas: o BE ganhou, já aqui se disse joão paulo. mas o cds ganhou mais

22:24 JOSÉ MAGALHÃES: JP- porque só o CDS vai fazer a diferença

22:24 ricardo: pessoal, ohem os posts, ohem os posts

22:24 JOSÉ MAGALHÃES: de resto todos ganharam

22:24 José Freitas: quanto mais não seja porque as expectativas eram bem diferentes

22:24 Luis Moreira: O PSD deu a vitória ao PS, como já tinha dado com Santana, Mas não esquecer que há milhares e milhares de de pessoas que vivem conta do estado PS

22:24 João J Cardoso: Diferença BE CDS desceu para 3 deputados

22:25 JOSÉ MAGALHÃES: Na minha sondagem… no meu blogue, quase acertava no CDS…. esteve empatado com o BE e a CDU

22:26 Maria: penso que BE ganhou alguma fidelidade enquanto o CDS ganhou por “conveniencia” nas proximas podem ir votar noutros

22:28 JoãoPaulo: Estou de acordo com a Maria. Discordo da importância que estão a singularizar no CDS. Se estiverem os dois na casa dos 20, ficam ambos em condiç~eos de condicionar a governação. A bola passa então para o lado do PS. É ao PS que compete escolher quem quer a seu lado: o CDS ou o BE! Como eu escr
ev
ia nos últimos dias, esta seria a questão desta noite.

22:29 João J Cardoso: Setubal vai ser decisivo. O CDS elegeu um, não elege mais

22:29 FMSá: Aquele camião do Sócrates é um espanto, eheheheeh. Parece mesmo o que vai estar dia 3 no Parque dos Amores em Pedrouços-Maia, eheheheh

22:29 José Freitas: Grande noite para o CDS que até elege em setúbal. foi a visita às peixeiras

22:30 José Freitas: na mais a contagem de votos é demasiado lenta

22:30 FMSá: Mas afinal as peixeiras são aos milhares, eheheheheh

22:30 José Freitas: matosinhos, com mais eleitores, está fechada há muito tempo

22:31 José Freitas: louça vai falar

22:31 José Freitas: o BE deve ter ficado em quarto

22:31 FMSá: Na Maia é lenta por via da enorme qualidade dos seus cidadãos que gostam de fazer tudo com profissionalismo

22:31 João J Cardoso: Difrença BE CDS baixa para 2

22:31 JoãoPaulo: Fala Louça!

22:32 João J Cardoso: Eu bem vos avisei… os últimos votos são de esquerda

22:32 FMSá: Vai partir na Louça toda, eheheheh

22:33 FMSá: a louça e não na louça….

22:34 JoãoPaulo: Claro que nas últimas contagens a esquerda sobe 🙂 Gente mais nova nas freguesias urbanas.

22:35 JoãoPaulo: Aí está o Preço do bloco!

22:35 JOSÉ MAGALHÃES: vou ter de ficar por aqui…. boa noite a todos.

22:36 FMSá: Boa Noite JM!!!

22:36 José Freitas: boa noite josé

22:36 João J Cardoso: Leva esta: as 3000 visitas estão garantidas. E boa noite

22:37 FMSá: O PSD já está com apenas 29,1. É um psd não é o meu PSD!

22:38 José Freitas: “estaremos na oposição”, diz Louçã. mas definiiu os termos em qyue estar+á na oposição

22:39 José Freitas: olkha o jardim na rtp

22:40 JoãoPaulo: Ainda não percebi s PP e BE vão mesmo conseguir “dar” maioria com o PS.

22:40 José Freitas: portugal está sob um pesadelo, diz o líder do psd madeira.

22:40 João J Cardoso: Já estou mais animado: um pesadelo para ele é um rico sono para mim

22:40 Maria: BE “nada será como dantes e… perante as dificuldades estão mais fortes”

22:40 FMSá: ENDOIDOU, diz ele, eheheheheh

22:40 José Freitas: o país endoidou, diz ele. estamos todos como jardim, doidos

22:41 JoãoPaulo: Jardim, jardim, jardim, jardim ehehhe

22:41 José Freitas: porque carga de água o homem n vem a votos ao contnente

22:45 Maria: isso queria ele ser PR

22:45 José Freitas: só há mesmo a questão do cds e be para resolver

22:45 João J Cardoso: Pedro Magalhães na RTP confirma: o mais provável é BE e CDS ficarem com o mesmo nº de deputados. Mas em votos os CDS é 3º

22:47 José Freitas: João Paulo, o Sócrates ainda não confirmou que dispensou o ministério da educação

22:48 José Freitas: é claro que a Maria de Lurdes não continua. Mas não continuaria mesmo que o PS tivesse maioria

22:49 JoãoPaulo: Ora aqui está o aventar a mostrar o que interessa. Espectáculo!

22:49 FMSá: Maria de Lurdes é a maior, que o diga o BE, eheheheeh, rima e tudo

22:50 João J Cardoso: Agora sou eu a duvidar do Pedro Magalhães…

22:50 José Freitas: começo a ver que o cds vai mesmo ficar à frente do BE, em votos e mandatos

22:51 JoãoPaulo: Lulu, lulu, lulu, lulu 🙂

22:52 JoãoPaulo: Se o PS tem 98, quer o BE quer o CDS podem dar mais de 116.. Logo, agora não há nada para decidir. Apenas o PS vai ter que se juntar a um ou a outro.

22:52 FMSá: Lulu vai em frente tens aqui a tua gente!

22:53 José Freitas: Maia: fechada, por fim: PS 40, PSD 29, BE 10, CDS 9 e CDU5

22:53 paulo abrantes: Andam caravanas na rua. A festejar o quê?

22:54 José Freitas: Abrantes, o FC Porto ganhou ontem. devem ser festejos atrasados

22:54 JoãoPaulo: Diz o Luís que o PS deu cabo da esquerda? Ai… mas em que resultados se baseia para dizer isso? Esquerda tem mais de 50%!

22:54 JoãoPaulo: Aqui por gaia nem uma buzina. Pois… tb não há portistas por aqui!

22:55 José Freitas: sócrates vai falar

22:55 João J Cardoso: Lá chegou a hora Altis

22:55 Luis Moreira: JP, tem mas não consegue formar governo, Ganha a esquerda?

22:56 João J Cardoso: Luis: PS+BE+PCP dá maioria absoluta. Não serve é para nada

22:56 João J Cardoso: Um bocadinho bruto para a comunicação social

22:57 Maria: “se não se importam eu gostava de falar às pessoas”

22:57 FMSá: Os jornalistas já se ajoelham, eheheheh

22:57 José Freitas: O preto foi eleito

22:57 JoãoPaulo: Luis… mas… achas que o PS e o CDS conseguem formar governo?

22:57 José Freitas: extraordinária vitória??

22:57 João J Cardoso: Extraooooodinária

22:57 FMSá: É a asfixia, eheheheh. A seguir vai dar dois pares de estalos à manuela moura guedes

22:57 João J Cardoso: Anda a copiar o Jerónimo

22:57 José Freitas: extraordinária vitória? Onde?

22:58 paulo abrantes: …a tal vontade do povo1

22:58 José Freitas: resultado actualizado: 20 – 16

22:58 João J Cardoso: Neste momento faltam 2 deputados para PS+CDS dar maioria

22:58 João J Cardoso: 1…

22:58 FMSá: É uma grande vitória tendo em conta os professores, os enfermeiros, os médicos, os desempregados, os farmacêuticos, Cavaco Silva e por aí fora…é uma vitória.

22:59 José Freitas: é uma vitória é. mas não é extraordinária

22:59 João J Cardoso: aliás, já passaram

22:59 Maria: é uma confiança renovada

22:59 João J Cardoso: Já percebo o extraodinario: freeport, portucale, a mesma luta

23:00 José Freitas: cdu 15 eleitos, menos 1 q o BE, neste momento

23:00 FMSá: é uma vitória depois do cagaço que apanhou, ehehehehe

23:00 José Freitas: devia agradecer ao povo do camião

23:00 FMSá: mais duas semanitas e o ricardo teria que cortar uma mão e os pulsos do outro braço, eheheheh

Os resultados eleitorais…

Faltam os quatro eleitos pelos círculos da emigração, que devem ser distribuídos pelo PSD e PS, cada um com dois mandatos. Dia 7 chega a confirmação.

Resultados das Eleições Legislativas

Resultados das Eleições Legislativas

O CDS ganha com a vitória do PS

O PS, este PS, dos grandes negócios, dos ajustes directos, das obras faraónicas, do controle da Justiça, dos escândalos contínuos que envolvem altas figuras, incluindo o seu secretário geral, não só desnata o país como debilita a esquerda.

Não olhem para o lado, apresentem a conta a Sócrates, mas o CDS é o grande vencedor destas eleições. Já é, e mais será, se se concretizar o que parece possível. Tornar-se a terceira força política do país e conseguir ser a força charneira da governação.

O peso assustador do Estado, as grandes empresas públicas, os grandes grupos económicos que vivem à conta do Orçamento, o elevado nível de fiscalidade, começa a fazer os seus efeitos. Empurrar eleitores para a direita.

Quando a verdade ,toda, se souber sobre a situação das contas públicas, vamos todos perceber o que significa um país condenado à pobreza. E, os partidos sabem, não vão aceitar pagar parte da factura. 7% de déficite (o maior de sempre) 11% de desemprego ( desde que somos uma democracia o maior ) 100% do PIB de dívida (a maior de sempre ,há dez anos era de 10%) o crescimento do PIB será de 1.8% (um dos mais baixos do mundo ) condena-nos à pobreza e não garante a sustentabilidade da Segurança Social nem o SNS.

Sócrates com a sua pesporrência, teimosia, mentiras e incompetência está a fazer uma limpeza no arco dos partidos com assento parlamentar.

Para já dá cabo da Esquerda, mais tarde talvez apareça um PS refundado com pontes ao BE, o que obrigaria a um rearranjo no centro e à direita.

Votei para me livrar desta gentalha!

Consegui!

Manuela Ferreira Leite a caminho dos dias complicados

Não há grande margem para dúvidas. Embora tenha vencido as Europeias e vá vencer as Autárquicas, Manuela Ferreira Leite terá sérias dificuldades em manter a liderança do PSD. Era nestas eleições que a presidente, que não sonhava lutar pelo cargo de primeiro-ministro, tinha de mostrar o que valia. E falhou em toda a linha.

O PSD não ganhou ao PS, o CDS ganhou votos ao PSD e Manuela Ferreira Leite não foi uma mais valia. Após as próximas eleições, convoca o conselho nacional. Até lá deve receber algum período de paz, mesmo que podre, mesmo que afectada pela intriga. Depois abre-se a corrida à liderança.

A noite eleitoral minuto a minuto (21.00 – 22.00)

À moda de Roma, contas a 3?

Sócrates, Louça e Portas?

francisco-louca

jose_socrates-c400

paulo_portas

A noite eleitoral minuto a minuto (19.20 – 21 h)

No Chat do Aventar, a conversa decorreu animada entre as 19.20 e as 21. E fomos nós os primeiros a divulgar as primeiras sondagens:

[Comentário de FMSá]
Sócrates ganha mas perde maioria absoluta. Mas ganha com folga.
19:20 FMSá: Vai começar a noite das facas longas no PSD…
19:21 [Comentário de João J Cardoso]
E na folga caberá o CDS? A cara do Paulo Portas parece dizer que sim
19:21 [Comentário de José Freitas]
PS volta a vencer.
19:21 FMSá: Mais resultados, agora da católica:
19:22 FMSá: PS 38, PSD 29, BLOCO 12, CDS 11, CDU 8
19:22 José Freitas: Não há maioria absoluta.
19:22 FMSá: Isto dito a correr ao telemóvel, ehehehehe
19:23 FMSá: Mas há uma absoluta derrota de Ferreira Leite que nem com um Sócrates de rasto conseguiu um bom resultado!
19:23 [Comentário de paulo abrantes]
Abstenção poderá ser mais alta que em 2005, segundo a U. Católica
19:23 FMSá: Portas, O Sobrevivente
19:25 João J Cardoso: Esses resultados davam 2 derrotados, é muito para uma noite de eleições em Portugal
19:27 [Comentário de A.DIAS]
Se o PS vencer vai ser por diferença minima, infelizmente.

19:54 João J Cardoso: Isto parece uma colónia da Alemanha: as sondagens são quase iguais às que temos

19:55 JoãoPaulo: Não há nada como uma eleiçãozita para juntar os Aventadores. A todos um tremendo abraço!

19:55 João J Cardoso: O quase chama-se Manuela F. Leite versus Merkel…

19:56 JOSÉ MAGALHÃES: Recebido e devolvido, João Paulo

19:57 Belina Moura: Não acredito que o Sócrates reconduzisse a Lurdinhas! Ia era achar que tinha feito muito bem em nunca a ter eliminado e mantê-la-ia lá!

19:57 [Comentário de Nuno Castelo-Branco]
Vou colocar o link agora mesmo, desculpa.

19:57 João J Cardoso: Qual é o canal que nos falta, para termos todas as sondagens?

19:57 [Comentário de Nuno Castelo-Branco]
Já está…

19:57 Luis Moreira: O BE é a chave

19:57 JoãoPaulo: O da mancha João eheheh

19:57 João J Cardoso: Eehehe, Boa João Paulo

19:57 JoãoPaulo: Não Luís – a chave é o PP ou o BE… mas estou como o Ricardo. Sócrates vai mais com o Portas.

19:57 Nuno Castelo-Branco: eh pá, porque é que eu surjo a azul?! Ahhhhh, deve ser a bandeira… ehehehehehe

19:57 Belina Moura: Dêem tempo ao tempo! Ainda é cedo…

19:58 Nuno Castelo-Branco: já estou “preto” outra vez, ufa!

19:58 João J Cardoso: Podes trocar comigo Nuno, embora o preto não me fique mal

19:58 paulo abrantes: Uma ajuda, live is better: http://denunciacoimbra2.wordpress.com/2009/09/27/contagem-dos-votos-no-aventar/

19:58 JoãoPaulo: dois minutos para as tvs avançarem

19:58 Belina Moura: DOIS minutos!!!

19:58 Luis Moreira: para confirmarem o Aventareheheh

19:59 João J Cardoso: Pois, temos a da SIC e a da RTP, não é?

19:59 Nuno Castelo-Branco: No fundo, sou um branco/preto. É o que dá, cinco gerações “nos Moçambiki”…

19:59 FMSá: falta 1 minuto e a

19:59 FMSá: EM

19:59 Nuno Castelo-Branco: Bom, já volto, vou ver na tv

19:59 JOSÉ MAGALHÃES: aiiii

19:59 FMSá: Em

19:59 Belina Moura: Ou não… Luís… ou não!

19:59 Enfermeyro: 37seg pra saber alg coisa

19:59 JOSÉ MAGALHÃES: aiiiiiiii

19:59 FMSá: EM

19:59 FMSá: EM

20:00 Belina Moura: Um minuto!!!

20:00 JOSÉ MAGALHÃES: Ps ganha

20:00 paulo abrantes: Os dados estão lançados…diz a RTP..

20:00 FMSá: EM

20:00 JOSÉ MAGALHÃES: com 36.2 40.4

20:00 FMSá: CHEIO

20:00 FMSá: Em

20:00 FMSá: EMCHEIO

20:00 Nuno Castelo-Branco: fodassssssssss…

20:00 Belina Moura: PS perde

20:00 paulo abrantes: BE triplica deputados..

20:00 JoãoPaulo: A RTP é mais simpatica com PC e CDS. Na SIC o B# é claramente a 3ª

20:01 paulo abrantes: Pureza para Lisboa, já1

20:01 João J Cardoso: Na TVI CDS 3º

20:01 FMSá: mEUS

20:01 JoãoPaulo: Atenção Ricardo PS + CDU pode não dar maioria. COm o BE dará de certeza!

20:01 JOSÉ MAGALHÃES: Nem me apetece ver mais nada…. porra

20:01 JoãoPaulo: VIVA o AVENTAR!

20:01 [Comentário de Nuno Castelo-Branco]
Bem, é o que se esperava

20:01 FMSá: ENGRAÇADO,

20:01 João J Cardoso: Acho que vou ver os Simpsons…

20:02 Belina Moura: Tá tudo muito nervoso aqui! Comportem-se, cavalheiros!

20:02 João J Cardoso: Com esta votação PS tem maioria com quem lhe apetecer

20:02 FMSá: FOI

EM

CHEIO

COM

A

NOSSA

PUBLICAÇÃO

20:02 paulo abrantes: o povo que temos…

20:03 Nuno Castelo-Branco: tudo na mesma

20:03 JOSÉ MAGALHÃES: Temos o que merecemos

20:03 JOSÉ MAGALHÃES: O povo escolheu…. e nós é que nos f—–

20:03 Nuno Castelo-Branco: o resultado tvi é ligeiramente diferente. Viram?

20:03 João J Cardoso: Resta sempre a hipótese de demitir este povo e eleger outro

20:03 Belina Moura: Nuno estavas azul… mas já estás preto…

20:04 João J Cardoso: Sim, na TVI Cds é 3º

20:04 paulo abrantes: A guerra das TV´s

20:04 JoãoPaulo: Desculpem – alguém me sabe dizer quando são as eleições para eleger um novo povo?

20:04 JOSÉ MAGALHÃES: VAMOS DEMITIR O POVO

20:05 JOSÉ MAGALHÃES: QUERO UM POVO DIFERENTE

20:05 João J Cardoso: Resta-me a consolação que isto aplicado em Coimbra tira 2 deputados ao bloco central

20:05 Nuno Castelo-Branco: lá no Altis estão muito contentes, mas nem imaginam o que é ter um governo OBRIGADO a negociar

20:05 JOSÉ MAGALHÃES: ESTOU CHEIO DESTE

20:05 Belina Moura: Demitam este povo, demitam já!

20:05 paulo abrantes: BE e CDS empatados?

20:05 João J Cardoso: Ó Nuno, os reis podem demitir os povos?

20:06 JOSÉ MAGALHÃES: com Reis, isto não acontecia… o pove seria melhor

20:06 JOSÉ MAGALHÃES: os políticos seriam, embora, a mesma m..

20:06 Nuno Castelo-Branco: Não, felizmente. mas podem fazer aquilo que os presidentes não fazem: não colaborar com vigarices das maiorias ou das oposições. Vá até Madrid e pergunte, ehehehe

20:07 paulo abrantes: brancos e nulos, quem sabe os resultados?

20:07 João J Cardoso: Meu amigo: a Madrid não vou, Madrid me mata!

20:07 FMSá: Sem espinhas! Boas fontes as do nandinho, eheheheh

20:07 FMSá: e

20:07 FMSá: acertei

20:07 FMSá: quando

20:07 paulo abrantes: porquê as TV´s não mencionam os votos brancos e nulos? Não
s
ão votos?

20:07 Luis Moreira: é bem feito para o Sócrates vai levar com a herança, a verdadeira

20:08 FMSá: dasss,

20:08 FMSá: omeuspacefazenter,dass

20:08 João J Cardoso: Pois, vamos ouvir o Sócrates a queixar-se da pesada herança do governo anterior

20:08 Luis Moreira: agora vai ser de rir quando ele tiver que dizer qual é a verdadeira situação

20:09 [Comentário de isac]
agora sim, já se pode aumentar impostos

20:10 paulo abrantes: os impostos que paguem quem votou no Sócrates…

20:10 FMSá: A MFL demite-se? Devia

20:10 Luis Moreira: vai passar a dizer que o culpado é a Alemnha cuja economia não descola

20:10 FMSá: MFL

20:10 FMSá: que

20:10 paulo abrantes: Pedro Passos Coelho de unhas afiadas… o assalto será em breve…

20:10 FMSá: MFL

20:11 Luis Moreira: mas vai tirar muitos beneficios que andou a apregoar.

20:11 FMSá: MFL

20:11 FMSá: DASSSSSS

20:11 João J Cardoso: Riam-se, mas já há resultados provisórios nas tv’s e no site oficial ainda estão à espera das 20h

20:11 Nuno Castelo-Branco: A esta hora, o parvalhão de Belém já deve estar a abrir o Moet&Chandon

20:11 Luis Moreira: tem que ir à vida

20:12 isac: ninguém se vai demitir. há legislativas novamente para o ano

20:12 Luis Moreira: pode ser que o Sócrates seja tentado, mas há soluções com estes resultados

20:13 paulo abrantes: CDS sobe mais no numero de deputados que o BE, este país é direita…

20:14 Guest: A hora é de mudança no PSD

20:15 FMSá: o guest sou eu, eheheheh

20:15 FMSá: o meu pc tá doido!

20:15 Nuno Castelo-Branco: Afinal que está em terceiro? O BE ou o PP?

20:15 FMSá: é a vingança das empresas de sondagens e das televisões, eheheh

20:16 João J Cardoso: O PCP também: estou a ouvir um sr. a dizer que não sofreu nenhuma derrota, nem lamenta os resultados

20:16 JoãoPaulo: Paulo Abrantes… de acordo. PS + PSD+CDS = 80 Uma esmagadora maioria de direita

20:17 isac: é o medo aos comunistas que comem criancinhas

20:17 Nuno Castelo-Branco: o belmiro deve estar todo contente. E o Coelhone tb. Aí vem a 3ª autoestrada para o porto…

20:17 isac: e a 4ª e 5ª

20:17 Nuno Castelo-Branco: Bem, se o “Sokras” fizer entendimentos sociais à esquerda e de desenvolvimento com a direita…

20:18 Nuno Castelo-Branco: pior é tudo estar interligado.

20:18 Nuno Castelo-Branco: Resultado: solução impossível!

20:19 João J Cardoso: Isto passa a vergonha nacional: no site do Min. Justiça ainda não há resultados, mas aparecem na comunicação social

20:21 paulo abrantes: Hoje é domingo, o M Justiça não trabalha

20:21 José Freitas: E agora? PS governa sozinho e faz acordos pontuais com os restantes partidos.

20:22 paulo abrantes: quem sobe ao pódium, BE ou CDS?

20:22 isac: é curioso. PSI20 a cair mas Mota Engil a ganhar

20:22 José Freitas: Creio que MFL está a viver as últimas semanas como presidente do PSD.

20:22 João J Cardoso: Os intervalos, no que toca ao nº de deputados, ainda são muito grandes, calma que a esperança está moribunda mais ainda não estrebuchou

20:22 Luis Moreira: S’se fossem malucos é que iam para o governo.A situação é muito má

20:23 João J Cardoso: Falo de coligação com o CDS dar maioria de direita

20:23 FMSá: No blasfémias um trengo afirmou que as nossas projecções eram manipulação, isto antes das 20h. Agora está caladinho!

20:23 Luis Moreira: deixem o Sócrates saboriar a herança, deixem -no provar do seu próprio veneno

20:24 paulo abrantes: O Portas é que vai dar cartas…

20:24 José Freitas: Claro, o Portas será fundamental no próximo parlamento.

20:24 Luis Moreira: na verdade há hipótese de haver maioria de direita…

20:25 JoãoPaulo: Sic Deputados: PS – 99-103; PSD – 74-77; BE – 18-20; CDS – 15-17; CDU – 13-15

20:25 Nuno Castelo-Branco: Mas… e à uma semana quando o Louçã aparecia com 15% nas sondagens? Com’é qu’é?

20:25 José Freitas: Luís, não estou a perceber. Primeiro é preciso afastar o Sócrates, agora deve provar o próprio veneno?

20:25 FMSá: Os deputados da Madeira do PSD é que vão ser fundamentais – vai ser o novo queijo limiano, eheheh

20:26 Nuno Castelo-Branco: O PSD/Madeira cada vez terá mais a tendência para se tornar num partido completamente independente. se eu fosse o jardim, fazia isso mesmo

20:26 paulo abrantes: Será que Cavaco falará amanhã?

20:26 JoãoPaulo: Eu sou suspeito: quero ser independente da Madeira. JÁ!

20:26 João J Cardoso: Comparação em tempo real, de resultados: BE triplica, CDS duplica, PCP reduzido a metade

20:27 José Freitas: Marcelo, na RTP, diz que o PR fala já amanhã.

20:27 Luis Moreira: não, é preciso perante estes resultados deixar que ele prove a herança.Juntar-se a ele agora era dar-lhe uma tábua de salvação

20:27 José Freitas: Concordo. É muito provável que isso aconteça.

20:27 Nuno Castelo-Branco: Cavaco? Não me falem do gajeko antes de jantar, pá…..

20:27 ricardo: O delírio de Alberto Martins – Uma grande vitória porque partimos dos 26

20:28 ricardo: %

20:28 José Freitas: Ó luís, a questão não é ser a tábua de salvação do Sócrates. É a salvação do país, homem

20:28 João J Cardoso: Na RTP o BE está com o simbolo da UDP. É o choque tecnológico

20:28 ricardo: manuela ferreira leite consegue pior do que um santana lopes desgastado por ter sido primeiro-ministro

20:28 José Freitas: JJC, pois está. LOL

20:28 Luis Moreira: quantos votos perdeu o PS desde as últimas legislativas?

20:28 Nuno Castelo-Branco: O Alberto martins parece uma figura típica do costismo da 1ª república. em tudo. Usará avental fora da cozinha?

20:29 João J Cardoso: Neste momento o PS perde 8%

20:29 Nuno Castelo-Branco: caiam na real: para queme steve no lixo como o PS esteve, é uma grande vitória deles. Incrível, mas é verdade

20:30 José Freitas: Em relação às últimas, o PS perdeu mt votos. Mas, ainda assim, continua em primeiro.

20:30 João J Cardoso: Já caí na real Nuno, republicanamente falando…

20:30 João J Cardoso: Eeheh

20:30 José Freitas: pois, o PS ganha. mesmo com os profs a votarem noutros partidos.

20:30 paulo abrantes: Por mais que o PS desça nunca perderá estas eleições. Afinal para onde foram os votos dos professores?

20:31 Luis Moreira: mas ser primeiro é nas corridas de F1, aqui o PS deixou de ter poder, depende de todos

20:31 José Freitas: Depende, claro. E ainda bem.

20:31 José Freitas: Mas n deixa de ser o primeiro.

20:31 FMSá: 2217 visitantes, 712 na última hora. É só recordes do Aventar!

20:32 ricardo: hoje chegamos aos 3 mil

20:32 paulo abrantes: o AVENTAR foi o grande vencedor destas eleições

20:32 Luis Moreira: fazer saltar a situação em que está o país, travar as obras megalomanas, dividir as empresas publicas, isto é o desastre para Sócrates

20:32 FMSá: VAI SER HOJE!

20:32 ricardo: PS foi o primeiro, ganhou as eleições, mas não foi uma grande vitória. perdeu a maioria absoluta.

20:32 José Freitas: Isso, Aventar ao poder. devia ser lindo

20:33 ricardo: obrigado, Paulo Abrantes!

20:33 José Freitas: Ricardo, perdeu a absoluta mas mantém a maioria.

20:33 FMSá: Mas falava um de cada vez e com uma hora de espaço, ehehehe.

20:33 ricardo: Ana Jorge reconhece que a vitória não foi assim tão grande como podia ter sido

20:33 José Freitas: Porto, distrito: PS 44, PSD 31

20:34 Luis Moreira: não tem naioria nenhuma, com o que sabemos ninguem lhe vai fazer o favor do quijo

20:34 ricardo: mantém a maioria, mas perdeu a maioria absoluta. não é bem a mesma coisa. é uma vitória, não é uma grande vitória.

20:34 João J Cardoso: Acho que Ana Jorge está a fazer contas à vida: em Coimbra PS e PSD podem perder deputados

20:34 paulo abrantes: Ana Jorge disse que o que faltou, para a maioria, foi os votos de alguns portugueses. Esperta explicação, profunda diria..

20:35 José Freitas: “ninguem lhe vai fazer o favor do quijo”, diz o Luís. Será que não, pergunto eu

20:35 FMSá: Na blogosfera hoje a liderança é nossa.

20:35 JoãoPaulo: Aventar ao Poder? Então eu avanço já para a Mota-engil e sempre se poupa a passagem pelo governo. Tb pode ser para a GALP ou para a Caixa.

20:35 Luis Moreira: neste caso ficou em 1º lugar mas daí a ser uma vitória…

20:35 JoãoPaulo: Grande jornada AVENTista! Hoje!

20:35 FMSá: Eu quero substituir o Augusto SS, eheheheh

20:36 João J Cardoso: OK, mas a RTP é para mim

20:36 isac: é possível nacionalizar a mota engil também?

20:36 Luis Moreira: JP ainda nos chamas Adventistas dos últimos dias,

20:36 FMSá: Alguém me informa quantos deputados o psd-madeira elege?

20:36 João J Cardoso: Não, a Mota engil é que nacionalizou o governo

20:37 José Freitas: PSD Madeira: 3

20:37 isac: JJ Cardoso: bem visto

20:37 paulo abrantes: Queremos o AVENTAR na AR, como blog residente.

20:37 José Freitas: Se as projecções se concretizarem o PS, mesmo sem meioria, vai governar relativamente à vontade

20:38 paulo abrantes: Tenho de ir comer, se não a minha mãe ralha-me…

20:38 José Freitas: vai fazer acordos à direita e à esquerda, conforme as necessidades

20:38 Luis Moreira: ninguem vai ajudar Sócrates.A situação que ele está a esconder é má de mais

20:38 José Freitas: vai lá abrantes, n queremos mães chateadas

20:38 José Freitas: Ó luís, vão aju?dar, vão!. vai uma aposta

20:39 isac: o ps está sozinho. está contra todos e agora serão todos contra o ps

20:39 João J Cardoso: Não se esqueçam de um pormaior: os deputados do PSD são quase todos da tendência que está agora no poder…

20:39 José Freitas: Isac, q questão é que o ps continuará no poder e a poder dar benesses.

20:40 Luis Moreira: vai um jantar .seria a morte do artista e para Sócrates teria que ceder tanto que não acredito

20:40 Luis Moreira: eu creio que o Sócrates não se aguenta

20:40 isac: qualquer partido que se una ao PS está assinar a sua sentença de morte

20:40 FMSá: No PSD isso não significa muito

20:40 José Freitas: combinado luís

20:40 Luis Moreira: é isso, Isac

20:41 José Freitas: um jantar.

20:41 JOSÉ MAGALHÃES: A tv está em intervalo…

20:41 isac: eu também aposto

20:41 JOSÉ MAGALHÃES: tou cansado

20:41 FMSá: Ó JMag, aqui não ficas cansado, ehehehe

20:41 José Freitas: 9 -8 em mandatos, até ver. resultados oficiais

20:42 Luis Moreira: OK. Sócrates é como os eucaliptos…

20:42 isac: parece que não mas é muito fácil o PS provocar o outros partidos a fazerem cair o governo

20:42 JOSÉ MAGALHÃES: eu sei…. tenho estado a carpir

20:42 isac: e depois os outros é que serão os culpados da instabilidade

20:42 José Freitas: Isso passa, José. dentro de 15 dias o Rio ganha e compensa

20:42 JOSÉ MAGALHÃES: mas isto ainda vai dar q falar

20:43 João J Cardoso: E quem vai ganhar o PSD?

20:43 FMSá: Só MFL para perder com o sócrates, uma coisa extraordinária – que agradeça ao António Preto…

20:43 JOSÉ MAGALHÃES: qt tempo vai aguentar o Socras a governer só

20:43 José Freitas: boa pergunta, JJC

20:43 João J Cardoso: Lembrei-me agora por vocês etarem a falar do RR…

20:43 JOSÉ MAGALHÃES: a MFL não se vai aguentar… ou vai?

20:44 José Freitas: MFL deve aguenbtar até às autárquicas

20:44 José Freitas: depois, o mais certo é sair

20:44 JOSÉ MAGALHÃES: O Rio vai ganhar o PSD?

20:44 João J Cardoso: Não só não vai, com o Pacheco vai acabar a biografia do Cunhal num instantinho

20:44 FMSá: Vai ser entre Passos Coelho, Marco António e alguém desta actual ala e que vai perder. Será depois de 11 outubro

20:44 JOSÉ MAGALHÃES: depois de ganhar a câmara?

20:44 Luis Moreira: isso é o que ele sempre tem feito .vitimizar-se. mas ou há um rearranjo das forças políticas ou o Sócrates tem os dias contados para o BE se aproximar do PS. Como, aliás, o aventador LM vem dizendo há muito tempo…

20:45 FMSá: O PSD vai ganhar as autárquicas e depois vai a eleições internas. Se Mendes voltar, ganha.

20:45 JOSÉ MAGALHÃES: Estou cansado destas eleições… podemos repetir?

20:45 João J Cardoso: Por falar em BE: não se esqueçam que o eleitorado jovem e urbano é o último a ser contado…

20:46 João J Cardoso: JM: acho que sim, quero outra dose mas com a TVI como estava em Julho…

20:46 FMSá: exactamente jjc.

20:47 FMSá: O Eleitorado BE está nas grandes freguesias que serão as últimas na contagem

20:47 ricardo: Paulo Rangel candidata-se?

20:47 FMSá: A Rangel falta-lhe mais uns anos de Europa mas pode ser o candidato da actual ala

20:48 Luis Moreira: O PS sem Sócrates tem condições lá mais para a frente…

20:47 FMSá: A Rangel falta-lhe mais uns anos de Europa mas pode ser o candidato da actual ala

20:48 Luis Moreira: O PS sem Sócrates tem condições lá mais para a frente…

20:48 Luis Moreira: Quantos anos terá RR daqui a 4 anos?

20:49 FMSá: boa pergunta…

20:49 Luis Moreira: 60?

20:50 José Freitas: Desculpem, estão a falar de RR…? Rui Rio? Para quê?

20:51 Joã

o J Cardoso: É a sucessão no PSD. Por acso

20:51 João J Cardoso: acaso acho que vai sair Coelho

20:52 Luis Moreira: Quem sucede no PSd? RR,Rangel,PC?

20:53 João J Cardoso: PPC: depois de se perder com, a 3ª idade, investe-se no seu contrário

20:54 José Freitas: Rui Rio na liderança do PSD? Devia ser lindo. Duraria menos que LFM

20:54 FMSá: Rio não entra nesta luta antes de 2013

20:54 José Freitas: O mais certo é a opção por Passos Coelho.

20:55 FMSá: A Hora é de Passos Coelho e Marco António

20:55 isac: “cavaco para a rua”, gritam apoiantes do PS

20:55 Luis Moreira: RR daqui a 4 anos é o mais forte candidato

20:55 JOSÉ MAGALHÃES: OS APOIANTES DO ps SÃO O ESPELHO DO PAÍS QUE TEMOS…. ASSIM O TEMOS ASSIM O MERECEMOS

20:56 ricardo: Meneses deve estar todo contente

20:56 João J Cardoso: Esta é a hora do CDS: até às 21 30 ganham, depois vamos ver

20:56 Luis Moreira: PC e MA nem os queria para tesoureiros…

20:57 JOSÉ MAGALHÃES: Espera-se que o CDS suba até aos 2 digitos, JJC

20:57 FMSá: eheheheheeh, LM, ehehehehe

20:57 João J Cardoso: sim, nisso acredito, mas falo da luta pelo 3º lugar

20:57 Luis Moreira: Com estes resultados tudo muda neste país

20:58 João J Cardoso: à esquerda e à direita

20:58 Luis Moreira: FMS nenhum deles tem estaleca, embora o PC tenha gente poderosa e com dinheiro a apoia-lo

20:59 João J Cardoso: à esquerda: em Beja, tudo contado, BE tem 10%. Isto era impensável à uns anos

20:59 FMSá: Não discuto estalecas, apenas meras hipoteses tendo presente o aparelho laranja …

21:00 paulo abrantes: A CDU diz que cresce e avança…epá…

21:00 FMSá: Agora vou parar uns minutos, até já

21:00 Luis Moreira: Mas não é natural que seja o RR com o CV que tem?

PS vence, sem maioria absoluta, mas com maioria

Apesar de tudo, apesar dos professores, dos erros, do IVA, do Freeport, de tantas outras coisas, Sócrates ganhou as eleições. Sem maioria absoluta mas, ainda assim, a poder cantar vitória. Apesar de tudo.

Afinal, o anúncio da morte política de Sócrates foi claramente prematura.

Vai estar em minoria no Parlamento mas vai para o Governo sozinho. O país vai ser gerido a acordos pontuais. À esquerda ou à direita, conforme for necessário. É a ‘real politik’. Vêm aí tempos agitados e complexos. No Governo, no PS e noutros partidos, sobretudo no PSD.

Isto, claro, sou eu a dizer.

Primeiras impressões da noite eleitoral: Vencedores e vencidos

1 – O PS venceu, teve mais votos, mais Deputados eleitos e vai continuar a ser Governo. Parabéns. Mas não foi uma grande vitória – perdeu milhares de votos, perdeu uns 20 Deputados e perdeu a maioria absouta que lhe permitia governar sozinho. Em delírio, Alberto Martins, que alguns dizem ir ser o próximo Ministro da Educação, ainda falou numa vitória estrondosa, porque o PS partira dos 26% (Europeias). Sem o dizer, Ana Jorge reconheceu que os resultados ficaram aquém do que poderiam ter sido.

2 – O PSD perdeu claramente. Não chegou ao Governo e manteve o resultado de 2005 – um Santana Lopes que saía debilitado como primeiro-ministro. Manuela Ferreira Leite é a grande derrotada da noite. Politicamente, morreu. Quem será o próximo líder?

3 – Grande vitória do Bloco de Esquerda. Tira a maioria absoluta ao PS e sobe muito. Pode influenciar a governação futura do país.

4 – Grande vitória do CDS, que ultrapassa a CDU. Mal anda o país em que um Partido cuja maior bandeira é o fim do Rendimento Mínimo consegue resultado tão expressivo.

5- Derrota da CDU, que acaba como o Partido menos votado. Vamos ver o total de deputados eleitos. Mais uma vez, mal vai o país em que o Partido que mais defende os trabalhadores fica em último.

A minha primeira leitura 20 minutos depois das 20h

PS perdeu a maioria. Apesar de tudo vão procurar “comunicar” ao país que sentem ter tido uma tremenda vitória.
PSD tem uma derrota tremenda. Não entendo o que poderão fazer a seguir.
BE cresce muito – é claramente o responsável pela derrota da maioria do PS (se não foi o PSD só pode ter sido o BE o responsável).
CDS sobe mas não vai ter deputados suficientes para se juntar ao PS para uma maioria parlamentar.
CDU pode subir número de votos, mas vai sair como derrotado.

Legislativas 2009 – Aventar foi o 1º!!!

A 12 de Setembro, quem leu o Aventar soube antecipadamente os resultados através da nossa projecção. Quem acompanhou hoje desde as 18h soube em primeira mão os resultados das legislativas, ou seja, que o PS iria vencer sem maioria.

Tudo o que acontece, acontece aqui em Primeira Mão!

Governo Sócrates cai entre Abril e Setembro de 2010

Com estes resultados, que o Aventar divulgou em primeira mão, o PS sem coligações não chega até ao fim da Legislatura. Cai entre Abril e Setembro de 2010. Senão vejamos: até 27 de Março de 2010, a Assembleia não pode ser dissolvida. A partir de Setembro de 2010, também não, porque entramos nos últimos seis meses de mandato do Presidente da República. E com o caos que se vai viver, ninguém vai querer esperar por Março de 2011. Por isso, tem de cair entre Abril e Setembro de 2010.
Querem apostar?

Resultados oficiais

Ou chegam ao Público via Presidência ou então tem mesmo que ser na CNE.

PS fará aliança com CDS-PP

Como se previa, e de acordo com os dados que o Aventar já divulgou, o PS ganha com 38% a 39% dos votos, não alcançando assim a maioria absoluta. Pessoalmente, continuo a pensar que José Sócrates fará mais depressa uma aliança com Paulo Portas do que com um dos dois Partidos da Esquerda. Afinal, está mais próximo ideologicamente do CDS-PP do que do BE ou do PCP.

A DESELEGÂNCIA DO PRESIDENTE

Este presidente é de facto de se lhe tirar o chapéu, ou o barrete, como se queira. Não satisfeito com as suas constantes caneladas na laicidade do Estado, resolve pôr o carro à frente dos bois, e anunciar, em primeira mão, a visita de Bento XVI à prodigiosa terra onde o sol dançou e a virgem aterrou em cima de uma azinheira.
Milagre dos milagres, esta suprema quinta aterragem de um papa neste santo aeroporto de Portugal (segredo diplomático), esta divina presença do representante de deus na terra, sobretudo nesta maternal terra a poucos quilómetros de Leiria, (ainda assim bastante longe de Boliqueime!), onde uma senhora guardou tantos anos três segredos, entre eles um que viria a ser a sorte de João Paulo II, (era tão jovem e já estava no segredo dos deuses!), onde tantos peregrinos esfolam os joelhos para capitalizar os bancos do espírito santo, (não falamos do BES), este verdadeiro exemplo, não da pobreza da doutrina de Cristo (onde é que se ouviu isto?), mas da projecção teológica e pastoral da alta finança, impeliu irresistivelmente o presidente Cavaco para uma precipitação nada diplomática da Presidência da República, levando-o a não se conter e a antecipar-se a tudo, e de punho no ar gritar: UHAAAAAAAAAU!!!!! Diz a igreja que o presidente foi deselegante. Tadinho!

Legislativas – Sondagens Boca das Urnas 19:30

Aqui vai o resumo:

PS – 38 a 39
psd – 29 a 31
BE – 9 a 12
CDS – 8 a 10
CDU – 7 a 9

O Aventar já tem os resultados das sondagens

Caríssimos leitores, o chat do Aventar já está aberto. Venham todos – tal como as televisões, também já temos neste momento os resultados das sondagens à boca das urnas. Querem saber os resultados?

Sócrates entrou com cara de «poucos amigos»

Se é certo que Rodrigo Guedes de Carvalho já tem na mão a sondagem à boca de urna, os Partidos também o terão certamente. E José Sócrates entrou com cara de «poucos amigo» para o local onde vai acompanhar a noite eleitoral e falar aos portugueses.
Isso quer dizer o quê? Que já sabe os resultados e que não são aquilo que ele esperava? Parece.
A ver vamos daqui a uns minutos.

Eleições: Uma premonição

revolução
Em tempos, tivemos feudalismo e burguesia como classes dominantes. Dominantes do quê? Do que mais tarde Karl Heinrich e Jenny Marx, com o apoio de Friedrich denominariam a exploração do povo pela capital, definida por eles em todos os seus textos, especialmente no escrito da Baronesa Prussiana Johanna von Westphelen, na base das ideias de Karl Heirich e Friedrich Engels, por nome O Manifesto Comunista, Que a Baronesa, com título renunciado e mulher de Karl Heinrich desde 1844, surpreendera ao seu marido, a quem secretariava, no dia seguinte ao debate sobe o quê seria o texto, pensaram amanhã o escrevemos e Jenny, mãe de quatro garotas, redigiu essas 21 páginas: Um espectro ronda o mundo…..a burguesia treme….as antigas religiões já não são o que eram…..o cristianismo é a salvação de quem nada tem….
Assaltaram-me estas ideias enquanto o povo português ainda anda nas urnas a escolher quem os governe. De manhã cedo, fui a minha mesa de voto, a amabilidade dos vogais foi avassaladora, gentil, companheira. Nem quem soubessem quem era eu. A seguir, fui falando com pessoas. Os outros maiores como eu, comentavam que Portugal não podia continuar assim, a andar pelas ruas da amargura de crise em crise, de acusação em acusação. Como bom investigador etnopsicólogo, nada comentei: a minha frase habitual: vi, ouvi e calei, como faço com as crianças que analiso. Para que nos governa, somos essas crianças: nada entendemos, nada sabemos, nem de escutas nem de alianças feitas pelos representantes do povo, sem o povo e às costas do povo.
Quando vi ao nosso re-fundador nacional, Mário Soares votar com essa querida mulher, tremi. Esse Mário Soares membro da Assembleia Constituinte de 1976 que redigiu a primeira constituição pós fascista que definia: ARTIGO 2.°
(Estado democrático e transição para o socialismo)
A República Portuguesa é um Estado democrático, baseado na soberania popular, no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e no pluralismo de expressão e organização política democráticas, que tem por objectivo assegurar a transição para o socialismo mediante a criação de condições para o exercício democrático do poder pelas classes trabalhadoras….frase retirada mais tarde, a Constituição de 2001, que é comentada, assinala na página 37 que a frase tinha sido retirada.
De qual tipo de governo falamos? Qual, o socialismo? A burguesia já não é a classe revolucionária que derrubou a aristocracia na Revolução francesa.
Que não desejo que os meus concidadãos possam realizar as tarefas que a História define para a burguesia? É evidente que não. Antes todos burgueses que luta de classes. Como hoje existe. Antes todos burgueses, antes de ter que pensar para onde votamos em prol de justiça social. Antes todos burgueses, para cumprir as definições bauvesianas de 1785, citadas por mim em outro sítios do nosso Aventar. Definições revisitadas por Jenny Marx e companheiros, no Manifesto Comunista. Nunca cumpridas como podemos ver. Que Portugal é mais poderoso? Que Portugal pela mão de Soares entrou na União Europeia e se fez respeitar pelo Vaticano ao negar-se a assistir ao Vaticano por Wojtila dizer: O Senhor Presidente Jorge Sampaio apenas, sem consorte. Presidente que teve o valor de desdenhar o convite, Wojtila mandou desculpas e esse nosso grande Padre da Pátria e Senhora, foram ao Vaticano. Quando o vi votar hoje de manhã, a admiração crescia por ele e a Senhora Dra. Maria José Rita.
Porque recordações, enquanto o povo anda a votar? Porque o salientar a valentia de quem sabe fundar e defender sem temor os princípios que todos apoiamos? Princípios nascidos de uma revolução que ainda não aconteceu. Os princípios foram lançados em 25 de Abril de 1974, como os de Allende em 4 de Novembro de 1970. Porque tenho uma premonição.
Essa premonição diz-me que o povo vota pelos ricos porque riqueza atrai riqueza. Seja verde ou laranja quem triunfe – vermelho está muito ultrapassado e procura votos, como os antigos socialistas revolucionários, com os que tenho colaborado. A burguesia , é a minha premonição, será quem governe o país: a cultura dos Doutores. Vários colegas da academia, ao dizer-lhes termos perdido investigadores, respondem-me: por quê? Eu gosto da cá estar, posso mandar. O socialismo científico definido por Marx como baseado no cálculo económico, nas definições da mais valia apropriada pelos que têm meios – e quem governa ou tem ou os adquire em detrimento do povo trabalhador que não poupa, não pode, apenas aforra cêntimos. O sonho do 25 de Abril fica em mãos de quem saiba gerir a pobre riqueza da República. Não sou homem de fé, mas haja Deus que se lembrem dos princípios do 25 de Abril, de todos eles.

Noite eleitoral em directo no Aventar

O Aventar vai acompanhar, já a seguir, a noite eleitoral com o seu chat do costume (já está aí na barra lateral). É só entrar e começar a opinar sobre os resultados, o futuro, os cenários pós-eleitorais e tudo o que mais quiserem.
Quando as emissões da televisão acabarem, continuaremos por aqui. Estão todos convidados!

Legislativas – Resultados sondagens:

O Aventar antecipa as televisões e aqui vai resultados provisórios “boca das urnas” às 16h:

PS – 39,9%
PSD – 29,9%
BE – 9,1%
CDS – 8,8%
CDU – 7,9%

A Matemática das questões:

1.PS>PSD+CDS?
2- CDS> BE?

E se eu tiver uma sondagem?

Posso publicar antes das 20h aqui no Aventar?

FutAventar – FCP#7 – Falcon

Esta ave de rapina continua a provocar estragos no seio da mouraria. Desta feita, despachou os lagartos sem grande esforço.

Faltou à lagartagem a tranquilidade tão apregoada pelo risca ao meio que, uma vez mais, provou que não serve para treinador de um grande. Um Porto a meio gás chegou e sobrou. Uma arbitragem razoável mas de forte tendência verde. As expulsões foram sem espinhas!

Próoooooximo!

Verdades inevitáveis

0 actual sistema de Segurança Social vai ter que acabar por assentar em várias utopias que se vão desmoronando.

O actual sistema do Serviço Nacional de Saúde vai soçobrar por assentar em várias utopias não sustentáveis a médio prazo.

O capitalismo de desastre não cria valor e tira partido da destruição das condições de sustentabilidade que ele próprio promove. A prazo vai colocar em xeque o próprio sistema capitalista.

Os elevados níveis de violência e banditismo que assolam o Algarve vão colocar em causa a indústria do Turismo naquela região.

O TGV não pode ser decidido sem uma prévia estratégia de desenvolvimento para Portugal. Dizer que se faz ou não porque é moderno é uma imbecilidade.

A economia e com ela o investimento privado só crescerão se a Justiça for célere e transparente.

A Justiça só será célere e transparente quando o poder e o dinheiro estiverem interessados nisso.

O Estado e a burocracia são um impecilho para os sectores mais dinâmicos da economia, como os tecnológicos.

Os produtos portugueses são largamente penalizados nos mercados estrangeiros por não termos conseguido criar uma marca forte lá fora.

A empresa estava bem de mais para ser amparada pelo IAPMEI e demasiado má para ser financiada pela banca. É uma PME concerteza.

O nível de fiscalidade é penalizadora da iniciativa empresarial e do esforço individual.

Os níveis de fiscalidade actuais estão muito próximos do nível de fiscalidade potencial ( limite)

Tudo isto porque o crescimento esperado da economia portuguesa nos próximos anos é anémico, um dos mais baixos do mundo.

Reflicta ! isto tem responsáveis e vai-lhe cair em cima!

FUTAventar – Meireles merecia cartão vermelho

Ontem houve um roubo de igreja no estádio do Dragão. Raul Meireles devia ter apanhado com o cartão vermelho directo numa falta que fez sobre um jogador do Sporting. A bola já não estava jogável e a falta aconteceu, mas mesmo que assim não fosse devia ter levado com o segundo amarelo e consequente encarnado.

Toda a gente percebeu que o árbitro não íria puxar pelo cartão tal como veio a acontecer, mas não se coibiu de mandar dois jogadores do Sporting para a rua com faltas muito menos evidentes. O primeiro amarelo para o Miguel então é de bradar aos céus tal foi a batota.

Assim não vale a pena, os árbitros têm demasiada influência nos resultados dos jogos e isso tira credibilidade ao futebol.

Entretanto para o lado das águias é uma fartura de penalties, cada jogo seu penalti, outra batota.

Ao menos não comecem a prejudicar o Braga com medo que venha a ganhar o campeonato!

Sondagem FMSá

Já a tinha feito AQUI e na altura muitos ficaram surpreendidos com os valores atribuídos ao PS. Duas semanas depois começaram a surgir números parecidos nas sondagens profissionais. Este é o meu palpite que não altero. Um palpite. Tipo Zandinga…

PS – 39,5 a 41,5%
PSD – 33 a 35%
Bloco – 10 a 12%
CDU – 8 a 9%
CDS – 7 a 8%

(FMSá em 12 de setembro)