Para que os caças Israelitas possam atacar as instalações ligadas ao programa nuclear do Irão, terão que viajar cerca de 2000 Kms, limite da autonomia de vôo dos aviões. Mas a Arábia Saudita dá uma ajuda, abrindo um “corredor aéreo” limpo de radares de defesa para que os caças possam sobrevoar o território.
“Vamos olhar para o lado” dizem da secretaria de defesa, os sistemas de defesa não serão activados para os caças Israelitas poderem passar, e logo que passem, os sistemas serão reactivados ao máximo. Riad tem tanto medo do Irão como Israel e não quer que o programa nuclear siga o seu curso.
Entretanto, em Teerão, na passagem do aniversário das eleições, voltou-se a ouvir “morte ao ditador” apesar do medo que caiu sobre os que se manifestaram nas ruas o chamado “Movimento Verde” e que reinvindica ter ganho as eleições. A universidade tornou a agitar-se e houve envolvimentos de violência entre a polícia e os manifestantes. Dezenas de jornalistas foram presos e há um aparato militar e um ambiente de tensão enormes.
Num comunicado conjunto de toda a oposição, diz-se:”O regime devia avançar para termos uma imprensa livre, eleições livres e o respeito pelos direitos humanos, mas isso é o contrário do que se passa”!
Faz-me lembrar o velho aforismo : “a galinha do vizinho é melhor que a minha”!
A queda do regime dos aiatolás em nada se comparará à retirada do Xá. Será à força e de uma brutalidade sem precedentes.
sem dúvida! Com excepção da Síria toda a região olha para o regime dos iatolas com medo. bem me lembro quando cá no Ocidente demos refúgio ao Komeni e tiramos o tapete ao Xa.Os argumentos são sempre os mesmos! O inferno está cheio de boas intenções!
quando acabar “a torneira” do petróleo todos esses países não vão sobreviver… com a água mais cara do que o nosso litro de gasolina, ninguém é capaz de viver do nada … por lá ficará o povo nómada como antigamente
Entretanto vão comprando meio mundo e a viver à conta…
é que têm mesmo que comprar meio mundo … (ocupação pela força do dinheiro) afinal é aí nesse meio mundo comprado que irão viver
O petróleo vai demorar muitos anos a acabar – se é que vai acabar de todo. E se alguma coisa vai acontecer no médio oriente em relação ao petróleo, é que vão vender menos e fazer muito mais dinheiro! Por outro lado as economias dos países do médio oriente são muito desequilibradas pelo que o futuro de todas elas é incerto, no mínimo.
É claro que esta notícia já foi desmentida pelo Reino da Arábia Saudita… Vejam por exemplo aqui.
Esta coisa dos xiitas e sunitas terem uma ligeira desavença explica muitas coisas que se passam naquela parte do mundo. Penso que foi um factor importante para a entrada dos EUA no Iraque (entre muitos outros factores) e mais importante que isso é um grande motivo para a permanência dos americanos naquela área. Vejam por exemplo este artigo de 2006: THE REACH OF WAR; Saudis Give U.S. A Grim What If…
Estas notícias servem para dar recados ao Irão, por causa do programa nuclear.Os próprios países Árabes têm medo, talvez com a excepção da Siŕia.