A não presença de Cavaco Silva!

Cavaco é useiro e vezeiro em não comparecer ou em não participar nas cerimónias nacionais que não lhe agradam , o que é profundamente lastimável porque não é isso o que se exige a um Presidente da República.

Enquanto pessoa nada a apontar mas como Presidente da República fica-lhe mal. Ainda há bem pouco tempo não quiz participar, apesar de convidado, na homenagem ao capitão de Abril  Ernesto de Melo Antunes, um dos mais importantes heróis da revolução e seu ideólogo. Nunca o vi com um cravo ao peito nas cerimónias do 25 de Abril, e já deu cobertura a homenagens a vilões e fascistas.

Não fiquei surpreendido, mas a verdade é que Cavaco Silva, começa a ser uma “não presença” mesmo no que à vida política diz respeito, preparando meticulosamente a sua reeleição e deixando o país ao desvario , não tomando posição, navegando nas àguas calmas de quem não se deita ao mar .

Depois do “casamento gay” Cavaco não estaria nunca disponível para estar presente no funeral de Saramago, por todas as razões, como mostrou quando deu cobertura ao imbecil Sousa Lara, e agora perante o mau perder da Igreja Católica, ainda menos. Repito, não se trata do cidadão Cavaco Silva, trata-se do Presidente da República que não pode deixar-se limitar por razões de circunstância ou de ideologia pessoal.

Sou o Presidente de todos os portugueses, diz amiúde! É só isso que se lhe exige! Afinal, seja qual for a ideologia de cada um, Saramago é o único Prémio Nobel da Literatura Portuguesa e o segundo Prémio Nobel de um cidadão nacional!

PS:  . Em cima as imagens são a Casa dos Bicos e a delegação da Fundação de José Saramago na sua terra natal.

Comments


  1. Ainda bem que não participou, gajos que renunciam a pátria, escrevem num dialecto estranho, que a português apenas tem algum (leves) parecenças, pois quer a nivel estrotural, quer a nivel gramatical, qualquer miudo acabado de sair do 4º ano escreve melhor.
    Hipócritas, já chegou o que foi cremado… Não é com a morte que se redimem as asneiras feitas e ditas em vida…

  2. Luís Moreira says:

    Rui, os génios têm essa liberdade de escreverem sem amarras da gramática ou da pontuação, escrevem com sentimentos e emoções. Bom seria que deixassemos o homem descansar em paz e falar sobre a sua obra.

  3. Pedro says:

    Rui,
    antes de criticar o estilo de um escritor, aprenda a escrever português e a não dar erros de ortografia.

  4. maria monteiro says:

    “Não é com a morte que se redimem as asneiras feitas e ditas em vida…” mas com a morte branqueiam-se situações para levar alguns ao altar da santidade… (basta olhar para os gastos em tira-nódoas no que se refere a Pioxii)

  5. Zé Silveira says:

    Como sempre, os comentários desta Maria Monteiro, seja qual for o assunto abordado, têm de referir sempre a Igreja, tem que dizer sempre mal da Igreja… Católica, intitula-se… Longe, muita distancia de gente assim. Vai pregar para outra freguesia.

    • Luís Moreira says:

      Zé, a Maria Monteiro é Católica praticante. Não devemos fazer juízos de valor sobre quem não conhecemos. na blogoesfera é muito dificil trocar ideias, a ofensa, a intolerância apagam tudo.

  6. Zé Silveira says:

    E já agora, lave a boca para falar de Pio XII.

  7. maria monteiro says:

    Ora aí está a diferença, senhor Zé Silveira. Pregar é nas paróquias e é tarefa dos padres. Eu limito-me a ouvir e, porque penso, a interpretar. Se não concordo com alguma coisa não tenho medo e procuro esclarecer-me com outros padres, com outros conhecedores da matéria.

    Bem-haja. Eternamente grata por me ler (espero que não seja em horas de serviço)

  8. maria monteiro says:

    E já agora, senhor Zé Silveira, não preciso de lavar a boca para falar de Aristides de Sousa Mendes

  9. Arminda says:

    A Maria Monteiro pode ser o que quiser. O que não pode deixar de ser é uma ignorante. Ignorante profissional. Isso não sai nem com tira-nódoas.

  10. maria monteiro says:

    Arminha, obrigada mas ignorante não. Ainda estou na fase de aprendiz de ignorante… A bênção das fitas ainda vem longe


  11. Tomara eu que todos os ignorantes fossem como a Maria Monteiro. A sabedoria do mundo era outra. Um beijinho, Maria, parabéns pela tua lucidez. E quanto a PioXII…já cá não está, para ser ele a lavar a boca, o pensamento e o sangue das mãos do holocausto da Croácia e não só.

  12. Ana Bela Alves says:

    Como diria José Saramago ” provavelmente está feito de suspiros o silêncio que precede o silêncio do mundo”.


  13. E que suspiros! E quantos e profundos suspiros! Que medonho silêncio este silêncio da vergonha no ventre da História!

  14. maria monteiro says:

    Adão, obrigada e um beijinho também para ti. Ontem estive no adeus a Saramago e … como disse Maria Teresa de la Vega “José Saramago foi uma das poucas pessoas que sabem recordar-nos que podemos e devemos ter grandes sonhos, tão grandes que nunca os percamos de vista. E ele sonhou com um mundo em que os fortes eram mais justos e os justos eram mais fortes, um pouco mais fortes a cada dia”
    Que a minha lucidez também passe por aí.

    Mais um beijinho pelo teu aniversário.

  15. Luís Moreira says:

    Isso, um mundo em que sonhos grandes possam ser cumpridos! Adão, não sabia, pá, faz muitos com saúde e junto da tua fantástica família! Abraço

  16. maria monteiro says:

    Pronto Luís, pronto mas… quem diria que o homem alguma vez era capaz de ir à lua… agora até a Marte se vai e qualquer dia temos inquilinos vindos do céu (mas desses sem asas)


  17. Obrigado aos dois.

  18. Zé Silveira says:

    Caro Luís
    Quero apenas que saiba que o que digo de Maria Monteiro é com conhecimento de causa. Conheço-a, e sei bem aquilo que é. Cumprimentos.

  19. maria monteiro says:

    Zé Silveira, conhece-me? Pois eu não o conheço.

  20. António Coelho says:

    Morreu um homem mau! Paz à sua alma! Falemos de outras coisas…

    • Luís Moreira says:

      António, podemos falar na obra dele que é o que interessa. Como homem tinha os seus defeitos e esteve do lado errado da história. Paz à sua alma!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.