Vejam se é possível alguma vez chegar a um país melhor com esta gente que nos governa, lendo a opinião de dois eminentes pedagogos:
Luis Capucha: A iniciativa Novas Oportunidades criou uma nova paisagem no país. Foi pena não ter havido a capacidade nem a visão para a implementar décadas antes!…o sucesso e a adesão que concitou. Em quatro anos inscreveram-se nas diversas medidas disponíveis para adultos cerca de 1 200 000 pessoas, das quais mais de 400 000 já obtiveram um diploma…..neste domínio estamos no pelotão da frente da Europa! E é este domínio que nos pode impulsionar como país. (Presidente da Agência nacional para a Qualificação)
Rui Baptista : …que colocaram Portugal em 54º lugar, apenas à frente da Grécia, da Turquia e do México….no programa Novas Oportunidades, destinado a indivíduos maiores de 18 anos que deixaram de frequentar a escola por reprovações sucessivas, os resultados transformaram-se em êxitos estatísticos oficiais de uma desastrada política educativa.
“Estes frequentadores da escola aparecem nas aulas sem trazer uma esferográfica ou uma folha de papel. Trazem o boné, o telemóvel, os headphones e uma vontade íncrivel de não aprender e não deixar aprender.” …continuando a consentir que se formem ignorantes às pazadas a educação portuguesa corre o risco de ruir ao peso das Novas Oportunidades.” Ex- docente da Universidade de Coimbra.
Como se vê , ou não estão a falar da mesma coisa, ou estando, estão ambos a mentir, porque nada pode ser tão mau ou tão bom.Talvez, e é o mais certo, seja tratar-se de exemplos daqueles senhores que à vez nos foram levando para o atoleiro em que estamos e que agora, vão continuando a fazer pela vida, atirando desculpas de mau pagador para cima de tudo e de todos, por maneira a manter os “tachos” que sempre ocuparam dando-se a “fretes” destes.
A vida é dificil para todos e é bem verdade!
o que é certo é que nem todos vão para aprender (mas para quem vai para aprender são novas oportunidades) assim como nem todos estão para ensinar (para muitos é apenas a oportunidade de não estar no desemprego)
Terão ambos razão. Há situações muito distintas. Os meus alunos, que fizeram do 5.º ao 9.º ano em 3 anos; ou outro caso que conheço, em que os alunos fizeram do 5.º ao 9.º ano em 3 meses; ou outros casos, em que os alunos nem lá puseram os pés.
Então como é que isto vai mudar o país? Ou como é tão mau que nos envergonha?
Boa tarde
Podemos ter todos razão, mas conheço Profissionais sérios que com 50 anos, que abandonaram a Escola com a Sexta Classe para ir trabalhar. Começaram aos 12 anos a criar riquesa, que nalguns casos terá servido para pagar os estudos dos Drs.que agora criticam as Novas Oportunidades.
Margens do Caima
free classified ads Boston
Acredito, por isso é que me intriga que dois crâneos digam exactamente o contrário.