As escolas que fizeram os testes Pisa em 2006 e as que fizeram em 2009

Seria muito interessantes saber quais foram as escolas que participaram no Pisa em 2009. Perante as suspeitas, o Ministério da Educação fecha-se em copas e é a própria Ministra a dizer que não sabe quais foram as escolas que fizeram os testes. É curioso, porque a OCDE também diz que não sabe. Ninguém sabe.
Os procedimentos do Ministério devem ter mudado muito. É que em 2006 todos sabiam quais tinham sido as escolas a participar nos testes PISA. O relatório do GAVE, coordenado por Carlos Pinto-Ferreira e publicado em Dezembro de 2007, descreve pormenorizadamente os resultados em função da área geográfica dos alunos e chega mesmo a distinguir entre escolas públicas e escolas privadas.

Já quando se analisam os níveis médios de desempenho a literacia científica dos alunos segundo a região onde se localiza a escola que frequentam pode-se observar no mapa seguinte que os alunos portugueses obtêm níveis de desempenho muito semelhantes, sendo mais baixos nas ilhas (463 na Região Autónoma dos Açores e 466 na Região Autónoma da Madeira) e os mais elevados no Algarve (486), Centro (481) e Lisboa (477).

Ora, se sabem as regiões também sabem quais as escolas decada região que participaram. E quais delas eram públicas ou privadas. Sabem mas, pelos vistos, não querem dizer.
Como dizia o Paulo Guinote há uns dias, já que o Ministério não diz, teremos então de ser nós a descobrir. Escola Secundária de Pombal, Colégio São Gonçalo, Escola Profissional de Murça, Escola E B 2 3 Diogo Cão, Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua), Escola José Buisel Portimão e Escola Secundária de Miraflores (Oeiras) são algumas das que participaram. E as outras?

Comments


  1. Mas há mais… E muito mais… Estes afirmam o que lhes dá na real gana! E se os resultados servem para apoiar o partido do Governo, tanto melhor. Vejam. Onde estará o fundamento disto? Salários dos Professores na OCDE – Verdade ou Mentira ?
    Conclusão.. Este Governo Socialista ou é composto por parvos ou querem fazer de nós parvos! Governo mente Sobre Salários dos Professores.

Trackbacks


  1. […] pisolim(italiano pisolino)   s. m.   1. Torre inclinada de onde os acrobatas formam os saltos estatísticos   2. Fig. sucesso educativo feito de estatísticas […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.