Em louvor do Presidente Lula, passando por Sócrates

Grande Presidente que agora sai do seu posto  , deixando  uma grande obra feita no Brasil!
É admirável  tirar 30 milhões de pessoas da pobreza, fazer entrar outros tantos na classe média, sem revolução,nem massificação,nem radicalismos, e conseguir tantos objectivos sociais em 8 anos! Ele conseguiu  na América do  Sul impôr valores da social democracia, que aqui na Europa parecem estar moribundos.

Os nossos líderes têm muito a aprender com este Homem, que não é Dr. nem Eng., um ex operário e  sindicalista ,mas soube encarnar as esperanças de um Povo, e falar -lhe directo e verdade,sempre que foi preciso.Esta é a fibra dos grandes lideres,com ética, e que quando  acreditam que é necessário atingir um objectivo social ,sem pôr em causa a estabilidade social , sabem transmitir esse objectivo ao Povo que o escuta .
Espero e desejo que Sócrates, que agora vai ao Brasil para assistir à tomada de posse da Presidente Dilma,uma mulher à frente de um grande estado  possa aprofundar as nossa relação com este país, em beneficio de ambos, e da CPLP que deve ser um grande desígnio nacional. Só temos todos a ganhar com isso.

Sócrates  que é um resiliente,  se  quiser voltar a vencer- e de que não se vê alternativa no partido,sendo Antonio Costa uma reserva que não pretende avançar- tem de fazer  grandes mudanças no discurso , e  ouvir muito bem Lula ,e quiçá também Dilma. Esperemos que  traga novidades em termos de compra da dívida soberana,e de importações-exportações .

Entretanto, Portugal tem de ultrapssar as barreiras dos nacionalismos estéreis, entender- se bem a nível Ibérico,ultrapassar  os   indidualismos pessoais, de classe ,ou corporativos,que não se justificam neste tempo de crises.

Temos de saber fazer frente á corrupção com que somos complacentes, diariamente,e que nao é só no Poder Central, nas grandes empresas estatais, mas  também pelo  Pode Local, e sobretudo, no dia a dia, quando até, por ex. , no restaurante, não exigimos a factura, e as contas são feitas, apressadamente, na toalha….obviamente, sem Iva.Por aqui passa também, muito da ultrapassagem da crise orçamental  por que estamos a passar.A corrupção é um grande mal social que o nosso  chico espertismo alimentou…

Deitar abaixo a partidocracia instalada que afoga a criatividade da sociedade,o que  só se pode fazer,  com cada vez mais Cidadania informada,e pró activa, e nunca  com populismos baratos.,como se vê por aí, tanto nos jornais na imprensa local,nas  TV´s e rádios, nos blogues, e  em muitos  líderes políticos.

A Justiça  não funciona ,e o célebre pacto de justiça patrocionado pelo actual Presidente, Cavaco e Silva, deixou as coisas ainda piores,e hoje ela  é em Portugal, um entrava ao desenvolvimento.

Temos de dar,o Governo , prioridade à criação de emprego, não se pode sobreviver com tanto desemprego,e esperemos  que o projecto  de recuperação  do património urbano , dos centros  das cidades  e das casas  siga para diante, pois pode trazer trabalho  a muita mão de obra qualificada ou não , de  operários  portugueses e emigrantes igualmente desempregados,mas que pagam os seus impostos.

Esperemos que se dê  valor à nossa juventude, que se vê sem futuro, e tem de sair do país,para sobreviver.Esta aposta é fundamental.

É urgente que o patronato e o sindicalismo abandonem, ambos os  radicalismos ,para encontrar um projecto social e empresarial  comum, que aumente, definitivamente, a produtividade, única forma de  ultrapassar a crise.

Será  bom que o Governo continue a apoiar as empresas exportadores,mas  lhes desburocratize os caminhos, e abra novos horizontes nas economias emergentes ,  para serem competitivas em termos de  de globalização que é o novo quadro em que temos de saber  viver .

É bom que mudemos  a mentalidade consumista, e comecemos a dar importância `as novas energias alternativas, área onde o Governo deu cartas, mas é preciso também facilitar o acesso ao  cidadão comum aos equipamentos a preços razoáveis.

O consumismo gastador supérfluo, tem de ser abandonado, definitivamente. Isto exige uma mudança de cultura,e de mentalidade .Vamos ter de usar menos carros e  usar mais bicicletas, e devemos ter de andar  mais  em  caminhos de ferro ,rápidos  (TGV), e usa-los ,sobretudo nos transportes de mercadorias  .

A hora, agora, é da Ásia!

Apostar na Ciência,no Saber, onde há  já frutos interessantes, na Cultura ,e no Ensino,que são garantes do  nosso futuro.Aumentar o acesso à internet para todos a preços acessíveis, e ensinar as pessoas e usa-la .

Não podemos  abandonar a defesa dos Direitos Humanos,  antes de mais em Portugal, na Europa, depois, onde o projecto social  europeu  devia ser um exemplo ,e já não é, com o avanço da fronteira da pobreza e da fome para nossa área,devido às políticas neo liberais .

Enfim ,  no Mundo, temos de continuar pelo diálogo  a impôr a agenda  dos DH o que não é tarefa facil, mas agora, podemos aproveitar a nossa presença prestigiosa,  no Conselho de Segurança da ONU ,para fazer passar essa mensagem.Sem Direitos Humanos não há democracia que valha!

Muito provavelmente  Lula irá ser no futuro, o novo Secretário Geral da ONU,o que será uma mais valia para todos nós.

Bem haja!
Um Bem Haja! ao Presidente Lua!

Comments


  1. Lula só enviou para Portugal, salvo raras excepções, marginais e prostitutas, que invadiram Portugal de lés-a-lés.
    A causa do colapso social do governo, reside neste e noutros factos, não oportunos descrever neste comentário lúcido e autêntico que o cidadão comum pode confirmar nas ruas das cidades e vilas do interior ao litoral português.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.