Uma Maioria, um Governo, um Presidente!

Em 1986 Álvaro Cunhal confrontou-se com a inevitabilidade da opção entre a candidatura de Freitas e a de Mário Soares. Para ultrapassar o melindre da situação convocou um Congresso Extraordinário do PC, recalcando o ódio quase ancestral que dedicava ao PS e a Mário Soares. Desse congresso saiu a deliberação de votar em Soares, traduzida na expressão “quando forem votar, tapem a cara com a mão esquerda e votem com a mão direita”. Neste momento enfrentamos um dilema em tudo semelhante. Ou votamos no PS e teremos um governo dirigido por Sócrates, ou votamos outra coisa qualquer e teremos um governo presidido por Passos Coelho concretizando o sonho da direita de “uma maioria, um governo, um presidente”. A decisão acaba por ser simples.

Comments

  1. Nuno Santos says:

    Um Packard em rodagem em 2011 é a mesma coisa que a Lili Caneças à mesa com o Gil Vicente, uma farsa.


    • Não perdi, se s’acontece,
      o packard ruço de meu pai.
      A rodagem por aqui vai,
      mas o carro não perece,
      nem sei em quando se esvai.
      Mas leva tarros e apeiros,
      e o surrão cos chocalhos,
      os samarros dos vaqueiros,
      dois sacos de pães inteiros,
      porros, cebolas e alhos
      e uma duzia de carvalhos,
      pra mui grande consolo de sy
      e ora assi da lili.


  2. Simplicíssimo: Votamos outra coisa qualquer.
    Porque de Sócrates, CHEGA!
    E, ele que se cuide quando perder o poder, porque eu conheço por aí muito boa gente que lhe jurou pela pele. A ele e não só…
    Já agora, antes de se enxofrar lembre-se do sensato provérbio popular: Quem te avisa, teu amigo é.

  3. Ódaguarda says:

    Eu alinho com o zedeportugal.


  4. Eu troiko-me
    Tu troikas-te
    Ele troika-se
    Nós troikamo-nos
    Vós troikais-vos
    Eles troikam…e troikam-nos de novo!


  5. Como é que alguém de esquerda pode votar em Socrátes?!
    Antes no POUS!


    • Se não vota no Sócrates, indirectamente (ou directamente) vota no Passos.Não se iluda, só um ou outro serão primeiro-ministro. Se votar, por exemplo, na Carmelinda q sugere, acaba por contribuir com o seu voto para “uma maioria, um governo, um presidente”. Imagine, imagine só: Passos, Nobre e Cavaco. É isso q quer?

  6. Tiago Santos says:

    «votamos outra coisa qualquer e teremos um governo presidido por Passos Coelho concretizando o sonho da direita de “uma maioria, um governo, um presidente”»

    Não é verdade…se o BE e o PCP crescerem, podem dar o governo ao PSD mas podem-lhe tirar a maioria absoluta. Aí veríamos se o PS está realmente empenhado em impedir o programa neoliberal do PSD…

  7. Sidónio says:

    Se cada um votasse de acordo com o seu entendimento dos programas eleitorais dos partidos, ao invés de andarem a votar às cegas, e a fazer jogos políticos, Portugal, não estava onde está hoje.

  8. manuel.m says:

    A memória cada vez me falha mais portanto ,por favor, elucidem-me :
    Quem era primeiro-ministro quando Sampaio era Presidente ?

  9. Maria says:

    Eis uma pessoa que vota por clubismo, pelas cores da camisola em vez de votar num programa… Das duas uma:

    – Ou felizmente não precisou de utilizar nenhum hospital público, nem tem filhos nas escolas públicas, nem teve necessidade de fazer prevalecer a justiça e vive uma vida como o nosso Primeiro Ministro, que fala nisso tudo, mas para os filhos dele é uma escola Privada, o Hospital também e a justiça até lhe dá jeito que funcione assim…

    – Ou faz parte do Partido e quer um lugar, para nos roubar mais ainda.

    Quem é de esquerda vota PCP ou BE, pois são os que são de esquerda.

    Quem não tem nenhum “partido” e olha sem óculos cor de rosa para o que o Socrates fez vê que só nos lixou e sempre nos mentiu… até agora com o acordo de Troika, assinaram todos uma coisa e vai ele por trás e assina outro documento (em tudo prejudicial para nós). Compreendo que tivesse de criar um documento só, mas ele está lá para nos defender, não para fazer tudo o que a chanceler diz… aqui engrossa a voz, mas na Alemanha só diz “sim, senhora, onde quer que coloque a minha assinatura?”… admite-se que tenha encurtado prazos de Setembro para Julho?

    Nota-se mesmo que não sabe o que faz e que está-se a lixar para o país, como sabe que não vai ganhar está a deixar minas para rebentar na cara do PM que se segue… Só um cego não vê!!!!


    • A Maria votará no q entender. Mas no momento de votar, lembre-se dos três nomes q lhe estou agora a dizer: “Passos, Nobre, Cavaco”. Vou repetir: “Passos, Nobre, Cavaco”. Estou certo q no Domingo votará de acordo com a sua consciência.


  10. É por causa destas mentalidades, claramente descritas neste texto, que o Pais anda como anda, em 1986 não Existia BE nas opções, Logo Neste momento enfrentamos um dilema que em NADA é semelhante, a CDU tem o seu eleitorado e dificilmente ganha votos fora dele, já o BE tem a capacidade de ir Buscar votos a qualquer pessoa que defenda um estado social, PS só votam quase por Clubismo, mesmo assim entre Sócrates e coelho se não tivesse mais nenhum, escolhia Sócrates, PSD nem sei que diga, mas votar para primeiro ministro um gajo que nunca trabalhou na vida (é mesmo verdade ou buáto?) tem muito que se lhe diga, já o CDS que cresceu nas ultimas eleições, se crescer mais ainda ganha estas eleições, porque o eleitorado quando está descontente com os partidos do centrão (os mamões) vota nos extremos, e neste caso os extremos são CDS e BE inevitavelmente junto com o eleitorado fixo da CDU.

    Mas como será possivel alguém acreditar que irá ganhar um partido dos extremos, quando tudo o que é comunicação social quer levar o Coelho ao colo até PM? Telejornais onde os primeiros 40min só fala PS e PSD quando não é mais, estes são os partidos que a comunicação social quer no poder, e o Povo ajuda, é a democracia a funcionar.

    Estas eleições não vai haver maiorias para ninguém, e no final só quem vota irá decidir se vai ter um Governo BE+CDU ou um Governo PSD+CDS ou CDS+PSD e visto sermos um pais de clubismos até na politica (infelizmente) já todos sabem quem tem mais “cartões de sócio” vendidos.


    • Ó homem, calma, beba um copo de água. Já está melhor? Ora diz o meu amigo – estou a tratá-lo nas palminhas para não se enervar – que em 1986 ainda não havia esse portento político a dar pelo nome de BE. Para começar – até receio dizer-lhe isto não lhe vá fazer mal! – tire-lhe o Louçã e do BE o q fica? Nada. O BE vive do Louçã, ponto final. Eu sei-o, você sabe-o, todos sabemos. Mas em 1986 já havia, caso não se recorde ou ainda não fosse nascido, LCI, UDP, e já militava na Juventude Comunista a rapaziada que veio dar origem à Política XXI. Eleitoralmente tinham a expressão que tinham mas isso, olhe, é a vida. Mas quase todos eles na hora de votar em Soares, havendo, como havia, à época, uma forte consciência do q era direita e a esquerda, sabendo, como se sabia, q votando Soares se impedia o sonho da direita de “uma maioria, um governo, um presidente”, essa malta lá se arrastou até às mesas de votos, com a mão esquerda tapou o retrato e com a mão direita botou a cruzinha onde devia votar. Vê? E é isso q você, meu amigo, irá fazer no próximo Domingo. Agarra no boletim de voto e, onde ler Partido Socialista, pranta-lhe a cruz no quadradinho. Vai ver q dormirá melhor.
      Quanto ao q refere de um governo BE+CDU você acredita mesmo no q diz ou é só a brincar? Bem me parecia, era só mesmo a reinar!


      • “E é isso q você, meu amigo, irá fazer no próximo Domingo. Agarra no boletim de voto e, onde ler Partido Socialista, pranta-lhe a cruz no quadradinho. Vai ver q dormirá melhor.”

        Está enganado, recuso-me a comprar as Inevitabilidades vendidas pela comunicação social.

        “Quanto ao q refere de um governo BE+CDU você acredita mesmo no q diz ou é só a brincar?”
        Tudo é possivel quando se vai a votos, mas sinceramente não acredito realmente aconteça, a politica em Portugal é vista como o futebol, e já todos sabem que quando joga o Porto e o Benfica a probabilidade de haver merda é classificada pela PSP como “Alto Risco”… Este ano até tivemos o factor Sp. Braga…

  11. Sondador says:

    Votem nesta sondagem e partilhem!
    http:// adf.ly/1eF26

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.