O Externato de Penafirme, firme nos seus privilégios

O Externato de Penafirme “é uma Escola Católica, inserida institucionalmente no Patriarcado de Lisboa, de ensino oficial gratuito, público mas não estatal.” Ou seja, uma instituição religiosa sustentado pelo estado, contrariando a sua laicidade, e o mínimo de bom senso. Andava o Externato de Penafirme, ou seja uma instituição do Patriarcado de Lisboa, a distribuir este folheto, e hoje decidiram incomodar José Sócrates, demonstrando como um bom cristão também morde a mão que durante tantos anos lhe deu de comer.

Não se percebe porquê. O estudo encomendado pelo Ministério da Educação conclui:

Tendo em consideração que a área de influência deste estabelecimento de EPC é assumida, em termos territoriais, pelas freguesias mais ocidentais do Município de Torres Vedras (…), território onde a maioria dos alunos são residentes, e que os diferentes estabelecimentos de 2º e 3º CEB da rede pública estatal do Município se encontram com taxas de ocupação elevadas, a proposta passa pela manutenção do “contrato de associação”.

Sendo sugerida apenas a redução em 2 turmas do ensino secundário. Ou percebe-se: quem mama do estado (e a Igreja sempre o fez) não perde o vício. Perdem sim as famílias das proximidades o direito à educação os seus filhos fora da sotaina de uma instituição comprovadamente perigosa para as crianças.

Já agora, gostava de perceber a ideia de meter no papelucho a CDU como defensora do ensino privado. Nunca foi essa a atitude dos professores e sindicalistas ligados ao PCP. Deve ser um fenómeno de Torres Vedras.

imagem via Câmara Corporativa

Comments

  1. maria monteiro says:

    “Já agora, gostava de perceber a ideia de meter no papelucho a CDU como defensora do ensino privado. Nunca foi essa a atitude dos professores e sindicalistas ligados ao PCP. Deve ser um fenómeno de Torres Vedras.” … cá para mim leram http://www.avante.pt/pt/1956/argumentos/114761/ «Ao falarmos destas coisas não perdemos de vista que o nosso objectivo é promovermos a aproximação e a unidade de acção entre comunistas e católicos, pelo menos em certas áreas do campo operacional.» e pensam que eles ordenam e nós dizemos amem e … sempre de joelhos

  2. AntónioA says:

    “uma instituição comprovadamente perigosa para as crianças.”

    Tá tudo dito…


  3. E a Opus Dei continua a sugar o país. Eu gostava é de perceber como é que gente que jura fidelidade ao soberano de outro país ainda tem a nacionalidade portuguesa… Autênticos traidores.

  4. maria monteiro says:

    «Quanto à avioneta, foi oferta de um antigo aluno, que é piloto e ligado a uma empresa do ramo, depois de ter subido pelo trabalho honesto a partir de uma família carenciada, em agradecimento pelo serviço público que o externato prestou» após este comentário deixado no meu sítio no FB fico mais esclarecida …

  5. Álvaro Silva says:

    Ganhem salários normais e, tenham horários como os outros professores, pois para além de serem escolas de clãs familiares e a ganhar absurdos, não querem que quem ande a descontar pague os vossos salários absurdos, no sector publico um professor tem 22h lectivas que recebe salário, estes senhores destas parcerias teem entre 28h e 33h, ou seja para alem de colocarem mais professores no desemprego, são pagos na mesma com os descontos de todos, no fim de cada ano o dinheiro realizado nos bares, reverte a favor dos cooperantes, portanto isto é uma mama que tem que acabar.

  6. maria monteiro says:

    e pelos vistos não querem que me falte nada em termos de informação…. desta vez uma senhora Odete Quintino que colocou no meu FB «Saiba que a avioneta a que se refere foi oferecida por um antigo aluno, que deseja que seus filhos possam estudar naquela escola que o sr Sócrates teima em querer fechar.» … Bem eu acrescento… quem tem dinheiro para oferecer uma avioneta até paga as propinas a todos os alunos…ou será que é para uma actividade extra-curricular?

  7. Susana Gomes says:

    O que? Só agora é que soube disto? Se eu tivesse sabido isto na altura, teria votado no PS!

  8. Maria Lurdes says:

    Eu ouvi uns amigos dos meus filhos que andam nessa escola, dizer que, há várias professoras que seduzem os alunos do 12ºano (principalmente a turma AV) deste ano lectivo. Também ouvi que alguns alunos só foram aprovados porque a escola quer subir na consideração do Ministério de Educaçao…Isso é mesmo verdade?

  9. Joao Sampaio da Pera do Carmo says:

    Tambem ouvi dizer que alguns alunos só foram aprovados porque a escola quer subir na consideração do Ministério de Educaçao. Gostaría que nos dissessem se isso é verdade ou apenas um mito.


  10. Ó 188.81.3.98, pára lá com isso:
    Joao Sampaio da Pera do Carmo
    Maria Lurdes
    Susana Gomes
    no mesmo ip é muito ouvido.
    tásse?

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.