Fernando Pinto de Sousa, RIP

Uma coisa que me enoja é a confusão entre adversário político e inimigo político. Os inimigos existem, em situações extremas que não vou enumerar, mas onde o nome de um criminoso (no sentido em que foi mandante de homicídios e torturas) como António Oliveira Salazar o foi, chega perfeitamente.

Os adversários, por menos respeito político que tenha por eles, e por mais malfeitorias que tenham feito enquanto governantes e não só, são enquanto seres humanos merecedores da minha consideração, sobretudo quando  lhes calha o sofrimento pessoal.

Por isso aqui deixo as minhas condolências a José Sócrates, cidadão que hoje perdeu o seu pai. E a minha repugnância pelo que já se escreve em muita caixa de comentários dos jornais online. Há muito animal irracional que toma a forma física de gente, mas não ultrapassou a escala zoológica de uma amiba. É pena.

Comments

  1. rui oliveira says:

    muito bem.

  2. jorge fliscorno says:

    Subscrevo.

Trackbacks


  1. […] nem de estimação 31/05/2012 Por João José Cardoso Deixe um Comentário Tenho adversários, José Meireles Graça, adversários. Filed Under: curtas Tagged With: adversários, inimigos […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.