Blogues do ano 2011, perguntas e respostas


Tentando responder a dezenas de solicitações e pedidos de esclarecimento:

Como é que foram nomeados os blogues que estão em concurso?

Nenhum blogue foi nomeado. Elaborámos uma lista com base no blogometro apenas porque se tinha de começar por algum lado, lista essa um bocado aleatória (nem considerámos alguns géneros inicialmente), e que foi apenas um ponto de partida. Depois, e até 13 de Janeiro, essa lista esteve aberta a qualquer proposta de acrescentar mais blogues. Apenas foram recusadas alguns, muito poucos, sites que de forma alguma são blogues. Isso permitiu igualmente corrigir alguns erros da própria lista. Fomos aceitando sugestões de categorias que nunca nos tinham passado pela cabeça mas que afinal tinham muitos interessados.

Porque é que esse prazo de inscrição foi tão curto?

Porque não imaginávamos um sucesso tão grande, e também porque não calculámos bem o tempo que a “notícia” demoraria para se espalhar na rede. Surgiram propostas de categorias em áreas muito diferentes das do Aventar, e no mundo dos blogues há universos paralelos e pouco ligados, o que subestimámos claramente.

Porque não aceitam mais inscrições?

Por um lado porque não se mudam as regras a meio do jogo. Por outro uma votação que já abrange mais de 500 blogues teria de ser tecnicamente organizada de outra forma, nunca numa única página como nos pareceu no início mais fácil para os concorrentes.

Como é que há erros na lista de concorrentes?

Detectados até agora não chegam a 1%. Nada mau para um trabalho que foi humano e feito com uma equipa que contava com muito menos concorrentes.

Pode haver fraudes na votação?

Sim, mas é complicado. Ler aqui a explicação.

Para o ano haverá outro concurso?

A vontade dos aventadores que assumiram esta tarefa é neste momento sermos concorrentes para o ano , é mais sossegado. Por outro lado descobrimos mundos muito interessantes, imensos blogues temáticos a necessitarem e justificarem divulgação, o que poderá ser feito de outra forma. Por exemplo: há um ano criámos uma blogopédia, uma wikipédia onde cada autor e/ou blogue teria oportunidade de se divulgar. Porque entretanto deixámos de ter servidor próprio essa wiki ficou guardada num disco. Haja uma solução de alojamento e será retomada de imediato. Mais que não fosse facilitaria e muito a organização de um futuro concurso deste género.

E certamente o mais importante deste concurso, que nunca foi pensado como uma feira de vaidades, essa divulgação pode ser feita ao longo do ano por outras formas, para já ficámos com uma longa lista de interessados (se o prazo de inscrição tivesse sido um pouco maior estariam aqui mais de 1000 blogues, sem espinhas).

Comments

  1. Para o ano não esqueçam…http://renascenfermagem.blogspot.com

  2. Uma sugestão: LIvros, Literatura e Poesia é muita coisa no mesmo cesto. Dava perfeitamente para várias modalidades.
    Há blogues sobre autores consagrados, há blogues sobre poetas amadores, há blogues de autor…
    De qualquer forma, parabéns pela iniciativa.

  3. Nossa será que meu blog foi escolhido?

  4. Para o ano não esqueçam …http://pardieirosonline.blogspot.com/

  5. A iniciativa é para apoiar. Começámos o nosso blog http://www.pouparmelhor.com/ há muito menos de um ano e queremos ver como estamos em comparação com outros.

  6. O 2 Dedos de Conversa nasceu em 2011?!

  7. Quando começam as votações da segunda eliminatória?

    Não era às 24h do dia 22?

  8. Era Elsa, mas hora dos Açores… agora a sério, estamos a acabar a páginas de votações

  9. Também sou bloguista e tenho pena de não ter tido conhecimento atempadamente desta vossa excelente (e trabalhosa) iniciativa. Que, aliás, me parece bem organizada.
    O meu blogue [http://divulgandobd.blogspot.com] pertence ao tema “Banda Desenhada”, onde há alguns de categoria excepcional (não me estou a referir ao meu, note-se), e eu teria tido muito gosto em ajudar a divulgar a vossa iniciativa na blogosfera bedéfila.
    Fica para a 2ª edição, ou seja, “Blogues Ano 2012”
    Saudações cordiais
    Geraldes Lino

  10. Joao Chambel says:

    A votação acaba na meia noite de 6ª para sabado ou de sábado para domingo?

  11. Só agora e passando por aqui tive conhecimento deste concurso. Possivelmente estarei fora de qualquer tempo, mas deixo aqui os contactos meus e do meu blogue, uma vez que estou muito interessada em participar, se possível.
    Obrigada pela atenção.
    Os meus cumprimentos.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s