Vila Nova de Gaia vai ter Tera-Agrupamentos

Reconheço que gosto de ver a preocupação de alguns com os TERA-agrupamentos. Fosse possível haver um tacho para todos e queria ver se o nível de preocupação era semelhante! Os que conseguem um lugar vão simplesmente dizer que sim.

E o que vão fazer os Professores dos Conselhos Gerais? NADA!?!?!!!

Também acho curiosa a forma como uma boa parte dos Professores olha para isto dos Agrupamentos: “quero lá saber, nem quero ser Director.”

És contratado? Então acompanha-me nestas contas:

Em Gaia poderão acabar nove equipas de gestão – entre 4 a 5 pessoas por equipa, estamos a falar de 40 a 45 horários a menos para os contratados.Ou seja, regressam os do quadro, dispensam os contratados. Mas há mais. Imagina que numa escola EB23 havia uma turma do 7º ano com 17 alunos – ficava assim. Agora, se na outra EB23 havia uma turma com 10, junta-se e lá vai uma turma ao ar. Estão a ver de onde vem a poupança? E preparem-se porque vai haver gente a ter que dar aulas em mais que uma escola.

Em Vila Nova de Gaia, como no resto do país (já se conhece a proposta para a cidade do Porto), parece haver apenas uma lógica: cortar!

Depois de ter havido uma reunião na DREN parece que a coisa será mais ou menos assim:

– MEGA agrupamento de Canelas já existente, continua.

– EB23 Gervide, EB23Teixeira Lopes, EB23 Arcozelo (SMBA) e as duas TEIP, Vila D’Este EB23 Canidelo (TEIP) ficam sozinhas;

– Sec. Oliveira do Douro + EB23 Vilar de Andorinho + EB23 Avintes

– Sec. Olival + EB23 Olival

– Sec. Carvalhos + EB23 Carvalhos

– Sec. Valadares + EB23 Valadares

– Sec. Arcozelo + EB23 Grijó

– Sec. António Sérgio + EB23 St Marinha

– Sec. Almeida Garrett +  EB23 Soares dos Reis

– Sec. Canidelo + Madalena: reparem neste detalhe: a Sec. Inês de Castro (Canidelo) fica colada à EB23 de Canidelo – colada no sentido em que são separadas por uma grade. Os alunos da EB23 vão almoçar na cantina da secundária, onde também usam o pavilhão. Com quem agrupa a Secundária (TEIP)? Com a Madalena!

O que me incomoda é a forma obscura como tudo está a ser cozinhado! É uma vergonha como há Professores (já deixaram de o ser há muito!) que aceitam fazer este jogo com a administração, nas costas dos colegas que todos os dias trabalham por eles, nas suas escolas. Sem terem a coragem de ouvir os seus pedagógicos, os seus Conselhos Gerais, as suas comunidades. Nada.

Contra o silêncio e pelos alunos de Gaia fica o post agora terminado!

Comments

  1. Manuela Costa Gomes says:

    A sec. de Arcozelo (Arqtº Oliveira Ferreira) agrupa com a EB 23 de Grijó e não com a EB 23 de Arcozelo (que fica ao lado). O curioso é que a sec de Arcozelo só recebe alunos da EB 23 de Arcozelo e nem um da EB 23 de Grijó!!!!!!!!!! Esta é a lógica dos Mega (Tera) Agrupamentos. Os diretores das escolas em questão fizeram questão de manisfestar o seu descontentamento com situação tão caricata e sem sentido!!!!! O conselho geral da secundária de Arcozelo vai reunir na próxima semana para se manisfestar relativamente a esta proposta (tenho a secreta esperança que seja só uma proposta e não uma “proposta definitiva”, serei crente?!?!?!??!)

  2. João Paulo says:

    #1 – Obrigado pela nota. Quanto a “ser crente”, creio que temos passos a dar antes disso, fazendo, nomeadamente com que os pedagógicos e os Conselhos Gerais digam alguma coisa.
    JP

  3. Marília Gomes says:

    Fala-se de proposta apresentada na reunião com os diretores mas, independentemente de toda a argumentação referida, já se sabe como vai desenrolar-se o processo?
    Já agrupamos no próximo ano letivo?
    É suposto que transmitam estas informações aos docentes ou vai continuar no “segredo dos deuses”? :-/

    • João Paulo says:

      Quanto a segredos, na medida do possível torno público o que souber publicamente. Se vai ser no próximo ano, não! Vai ser já este!
      JP

  4. Teresa Coutinho says:

    Só quem não conhece a “natureza” que ilumina a alma e a “inteligência” dos elementos que compõem o conselho pedagógico e conselho geral da eb23 de canidelo é que pode ter esperança de que alguma coisa se venha a fazer para contrariar aquilo que os “chefes” mandam ou “pedem” que se faça.

  5. maria celeste ramos says:

    TERA-tologias ???

Trackbacks


  1. […] Vila Nova de Gaia vai ter Tera-Agrupamentos […]


  2. […] o despedimento previsto para as nossas escolas, quer pela reorganização curricular, quer pelos TERA-agrupamentos, o que falta para um MEGA – levantamento dos […]


  3. […] tem no terreno um processo de agregação de Escolas. Já apresentámos no Aventar a proposta para Vila Nova de Gaia e está também disponível a proposta da DREN para a cidade do […]


  4. […] Porto II Posted on 31/03/2012 por João Paulo O Aventar, depois da cidade do Porto, de Gaia e de Gondomar, revela o que está em cima da mesa para Matosinhos e para a […]


  5. […] por João Paulo Já aqui revelámos a lista de TERA – agrupamentos do Porto, de Gaia, da Maia e de Matosinhos, de Gondomar. Chegou a vez de […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.