Maionese

Palavra deliciosa, perfumada e viajada! E espanhola, acima de tudo!

A maionese é esse molho fabuloso que melhora qualquer sandes por mais pobre que ela seja! Mas não só. Acompanha bem com inúmeros pratos!! Tão importante ter no frigorífico como ter o leite!

Molho frio feito de azeite, vinagre, gemas de ovos, sal e especiarias, a maionese terá sido descoberta em Minorca no século XVIII por um primo do cardeal Richelieu que a provou numa estalagem local. Levou-a, ainda bem, para Paris, onde a iguaria obteve imediato sucesso na corte real.

A maionese é espanhola, embora as marcas que levamos para casa a façam mais alemã…

Mayonnaise, para os franceses, maionese para nós, ela é, para os espanhóis, uma «salsa mahonesa».

(Adoro a etimologia, essa parte da gramática que nos explica a origem das palavras.)

É que a maionese, mayonnaise, foi inventada em Maó (Mahón, em castelhano), capital da ilha de Minorca.

O seu a seu dono, por favor!

Comments

  1. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Olá Maria do Céu Mota – não sabia a história do que diz – obrigada – a minha ignorância é muita em muita coisa – mas o que disse fez-me imediatamente lembrar duas situações portuguesas – Como sabe a ,aioria dos pescadores portugueses vivem (viviam) do ar á laro mas na impossi«biliaddade de ir à pesca em dias de tempestade e antes de terem melhores barcos, vivial dupçplamente do mar mas também da terra- Assim sobretudo no inverno fazia agricultura também como é o cado de Carcavelos e de Caparica – em ambos os lugares faziam vinho e ambos os vinhos se “sentavem à mesa dos czares” – De carcavelos sobrou meio metro e a Caparica nada – nem a extensa de km HORTA e menos ainda o vinho – ficaram o betuminoso e betão de patos bravos – esta terra já foi muito bela e rica – retam os predadores de tudo que se frtaram da fartura e urbanizaram e da pior maneira-abraço-celeste -PS-este país nunca foi pobre e miserável mas sim quem passou a governá-lo e não distingue o preto do baranco e está interessado em empobrecê-lo dantes em favor dos patos bravos (Os Xavier e Lima da Outra Banda) e os J. Pimenta deste lado e agora qualquer um do governo e AR é um grande pato bravo e insistem que o país é pobre – pois é – porque também é muityo ignorante e permissivista de alto a baixo


  2. Delicioso…

  3. xico says:

    Adoro maionese. Aquilo em que os ovos se conseguem transformar é um milagre.


  4. “A maionese é espanhola, embora as marcas que levamos para casa a façam mais alemã…”
    “O seu a seu dono, por favor!”
    Oi, Ma. do Céu!
    Vim lá do m/inbox (aki no RJ) p/os comentários, para parabenizar o autor de um texto tão pequenino, mas deliciosamente cadenciado (li em voz alta e o considerei coisa de mestre bafejado pela musa da síntese) e… Surprise!
    És tu, a quem devo cumprimentar… b^.^d
    Boa Sorte, Bjo Norma

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.