33 foram os anos

Armindo de Vasconcelos

Este grande Senhor, Prof. Doutor José Eduardo Lima Pinto da Costa, mui ilustre membro da sociedade civil portuense e figura incontornável desta cidade e do país, notável do ensino e da comunicação, e insigne vulto da medicina forense e da intervenção cívica, era, há 33 anos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Hóquei. Na hora de passar o testemunho a outro histórico da modalidade, Prof. José Alípio Ferreira de Oliveira, não escondeu a emoção quando, homenageado pela Selecção Nacional na V Gala do Hóquei, lhe foi entregue a camisola “33” de Portugal.

O momento foi superiormente captado pela objectiva de Sérgio Afonso (www.jornaltvs.net), cuja gentileza na cedência do “boneco” nos permite, aqui, lembrar uma das figuras maiores da comunidade, um dos responsáveis pela vinda da Federação para o Porto e sua figura de proa e leme ao longo das três últimas décadas.

Com a postura serena a que nos habituou, mas com o verbo ritmado de orador, a sua aura brilhou de imediato quando subiu ao palco e, com palavras de esperança, se despediu, comovido, da família hoquista. Acentuando bem que parte com saudade, assinalando subtilmente que nunca esquecerá tudo o que de bom passou à frente da Mesa da AG, ultrapassando os momentos menos bons ao dar-lhes a moldura de lição para o futuro, o Prof. Pinto da Costa reconheceu ainda que não podia ter melhor sucessor, num gesto de humildade só possível em personalidades ímpares

Comments

  1. armindo vasconcelos says:

    Só depois da publicação deste post me lembrei da alegoria com que o Prof. Pinto da Costa se referiu ao que tem de ser a nossa visão da vida e que ele transportou para o que é a sua recordação da modalidade: a alegoria do quadro branco. Se temos um quadro grande, branco, e algumas moscas lá deixarem umas caganitas negras, as caganitas podem lá estar, mas o quadro continuará a ser branco.
    Tantas vezes ligamos mais às “caganitas”…

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.