Papa resigna

O Papa Bento XVI vai resignar, avança a agência italiana Ansa.
Notícia na Rádio Vaticano.

Comments

  1. Konigvs says:

    Pensei que o “post” era sobre o Pinto da Costa e não sobre o Rato Zinger.
    Mas qual o motivo apontado? Senilidade? Descobriu que afinal deus não existe? Pensei que uma vez papa, papa até morrer. E ele resignando continuará a ser o “santo padre” ou perde o título? Ou os católicos passarão a ter dois papas no ativo? Também é verdade que as lideranças bicéfalas parece que estão agora na moda…
    E o Relvas já se pronunciou sobre isso? Com as suas idas à igreja certamente que consegue já equivalência. Papa é um bom tacho e parece que se viaja-se bastante.


    • Ainda não há pormenores, mas tudo indica que é devido à idade avançada.

      Quanto à legalidade ou obrigação, o papa dita a sua própria lei, logo não há problemas neste aspecto.

      A fonte original da notícia é o site da ANSA que tem apenas o seguinte:

      Benedetto XVI lascia il pontificato Papa si dimette il 28 febbraio

      11 febbraio, 12:06

      Il Papa lascia il pontificato dal 28 febbraio. Lo ha annunciato personalmente, in latino, durante il concistoro per la canonizzazione dei martiri di Otranto. “Un fulmine a ciel sereno”. Con queste parole il decano del collegio cardinalizio, cardinal Angelo Sodano ha commentato la decisione di Benedetto XVI di lasciare il pontificato

      Il Papa ha spiegato di sentire il peso dell’incarico di pontefice, di aver a lungo meditato su questa decisione e di averla presa per il bene della Chiesa.

    • Maquiavel says:

      Por aquilo que sei, o papa quando ABDICA (sim, em português “resign” é “abdicar”, Hélder) é suposto ir para a obscuridade, tipo monge, perdendo todas as mordomias e títulos.
      Já aconteceu duas vezes, e sempre a pedido de um Concílio:
      – S. Celestino V abdicou em 1294 ao fim de 161 dias de reinado;
      – Gregório XII em 1415 ao fim de quase 3 anos.
      Näo sei foi o que terá dado ao Nazinger para abdicar e resignar-se a uma vida despojada, ele que gosta tanto de sapatinhos Prada (e de bolsas Chanel?)…

  2. Konigvs says:

    De qualquer das formas não tenho nada contra o homem em si, resignou está no seu direito, é preferível a ter que andar a penar até morrer como o seu predecessor.
    Outro papa se seguirá, e tudo continuará igual no império da igreja católica que curiosamente até tem em Fátima um dos seus melhores “off shores”.

  3. Konigvs says:

    Ora bem, no futebol – onde a corrupção não existe cruz credo canhoto!! – a Rússia comprou o mundial de 2018 e o Catar o mundial de 2022 – a minha pergunta é: – será que também vamos ter um papa de um desses países dos petro-rublos? Aguardo com curiosidade o fumo branco.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.