Jornalismo neurótico

Não vou comentar o desempenho de Sócrates. Haverá muito quem o faça e a minha opinião negativa sobre a personagem não deixa dúvidas. Mas dispus-me a ouvir. Não há possibilidade. O revoltante jornalismo por encomenda de entrevistadores que se portam como aqueles cães pequenitos que ladram constantemente por tudo e por nada, que nos dão umas ferraditas nas calças em regime de toca e foge, na ânsia de agradar ao dono, não o permite.

São jornalistas fala-barato, que adoram ouvir-se e não suportam a fala do interlocutor, não lhe permitem um minuto seguido de argumentação. Pensam eles que estão a ser duros. Estou a vê-los no bar lá do sítio, gabando-se aos seus comparsas de que “torceram” o inimigo. Mas, no fundo, estão só a ser incompetentes e grosseiros para com o entrevistado e, sobretudo, para connosco, o público.

Uma entrevista dura e exigente não é nada disto. Exige gente preparada a sério, que saiba pôr questões pertinentes e implacáveis, mas que saiba, também, ouvir o entrevistado no sentido de, a partir das suas respostas, o interpelar sem concessões mas, também, sem provocações infantis. A entrevista de Sócrates foi insuportável. Mas, sejamos honestos, desta vez a culpa não foi do ex-primeiro ministro mas dos jornalistas que nem sequer perceberam a encomenda que, mais que provavelmente, os seus mandantes lhes fizeram. No fim de tudo isto quem me lê deve estar a pensar que estou solidário com Sócrates. Não se trata disso. É que este tipo de jornalismo não o atinge só a ele, nem principalmente a ele. Por isso, protesto. Como cidadão que quer os direitos respeitados.

Comments

  1. Konigvs says:

    Pensei que a bosta dos entrevistadores eram a Marante e a Elisa, mas estes dois conseguiram ainda serem piores. O papel do entrevistador é fazer brilhar o entrevistado e/ou confrontá-lo com possíveis incoerências e não interrompê-lo constantemente para não o deixar responder. Uma valente bosta de entrevista.

    • rui lima says:

      A Margarida Marante já faleceu e a Maria Elisa afastou-se ,hoje só temos Judites e fretistas incompetentes

  2. Amadeu says:

    Também nunca votei no PS, mas achei a entrevista excelente. Desengane-se a direita se espera que o Sócrates vai atacar o Seguro. O homem vem para malhar. Direita de todos os quadrantes, uni-vos.


  3. Estamos num País que pouco se importam com os direitos dos cidadãos serem respeitados… Por isso mesmo o Socrates voltou para comentador na TV pública paga com o erário público e com a pouca vergonha de dizer que faz de comentador a custo zero, estão a gozar com a nossa cara!!


  4. José Gabriel, concordo, e subscrevo a “ideia” subjacente de que para criticar uma coisa não é preciso fazê-lo por via da camisola ideológica que se veste.

  5. MAGRIÇO says:

    Estou completamente de acordo com o autor sobre o desempenho dos entrevistadores! Mais pareciam um par de estagiários mal preparados com a única preocupação de se evidenciarem, esquecendo que o interesse do ouvinte está no que o entrevistado tem para dizer, e que não adianta fazer muitas perguntas se não lhe derem tempo para responder. Um trabalho jornalístico de evidente nota negativa.


  6. Tal e qual.

  7. Fulano de Tal says:

    É. É isso e uma coisa que falta a muitos políticos como os da maioria, que se fossem entrevistados assim se tinham espatifado em vez de ter brilhado. Preparação, competência e convicção.


  8. NÃO VI , NÃO OUVI A ENTREVISTA DO CORRUPTO E DEPRA
    VADO SOCARTES . TUDO ISTO ME METE NOJO , MAS PELAS
    COMENTÁRIOS DE OUTROS METE-ME NOJO QUE ALGUMA COISA DE POSITIVO SE POSSA DIZER SOBRE ESTE SINIS
    TRO PERSONAGEM , SOBRE QUEM TODA A GENTE DIZ MAL EM TODOS OS SENTIDOS .

    É UM INDIVÍDUO SEM MORAL , SEM VERGONHA . MAS PIOR É QUEM O APOIA OU DIZ QUALQUER COISA DE MAIS ELOQUEN
    TE SOBRE ESTES TRASTE ..

    CLARO QUE O PROBLEMA DO JORNALISMO E OU DO COMEN
    TARISMO É QUE SÃQ SEMPRE OS MESMOS . SÃO COMO OS
    POLÍTICOS . ESTÃO ALI SÓ PARA DAREM NAS VISTAS E SA-
    CAR DINHEIRO .

    MAS NINGUÉM RESOLVE OS PROBLEMAS DO PAÍS E DO POVO CONTINUAM CADA VEZ MAIS AGRAVADOS . .

    QUERIA VÊ~LOS FAZEREM ENTREVISTAS OU COMENTÁ
    RIOS DE BARRIGA VAZIA , SEM DINHEIRO , SEM RENDIMEN
    TOS , SEM EMPREGO , SEM SAÚDE , DESPEJADOS DA HABITAÇÃO .OU A VIVEREM PIOR QUE MUMA BARRACA
    .
    ESTE GAJO DO SOCARTES FOI UM PESADELO PARA TODO PAÍS E TODO O POVO . SÓ GENTE IMORAL É QUE APOIA OU
    DIZ ALGUMA COISA DE ABONATÓRIO SOBRE ESTE CRIMI
    NOSO ,

    É PRECISO LEVÁ-LO A JULGAMENTO E AOS DA SEITA DELE E OUTROS QUE TAIS ..

    TÊM-SE FEITO TANTAS MANIFESTAÇÕES , TEM-SE DITO TANTO MAL DESTE SACANA , FIZERAM-SE PETIÇÕES CONTRA ELE , QUE SUBSCREVI , MAS NINGUÉM CONSE-GUIU IMPEDI-LO DE IR À RTP DE GOZAR CONNOSCO .

    NEM SEI O QUE PENSAR DESTE PAÍS E DESTE POVO .
    POR ISSO , É QUE TEMOS O QUE ,POSSIVELMENTE , MERECEMOS .

    SÓ DESLIGANDO DESTE MUNDO .

    SE AS PESSOAS SOUBESSEM O QUE ESTOU A PASSAR OU ESTIVESSEM A SOFRER COMO ESTOU , BEM COMO MILHÕES DE PESSOAS ,CERTAMENTE ESTE PAÍS JÁ TINHA IDO PELOS ARES .

    É PRECISO APARECER UM NOVO SPARTCAUS PARA CRIAR UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO E DEMOCRACIA ,
    ESPERANDO QUE ELE NÃO SEJA ATRAIÇOADO COMO
    O OUTRO , POR CAUSA DO DINHEIRO E DA CORRUPÇÃO.

  9. rui lima says:

    Subscrevo.


  10. Os entrevistadores questionaram José Sócrates sobre o que quase todos queriam que fosse perguntado. E como o que quase todos queriam que fosse perguntado foi o que ouvimos ser perguntado, qual é agora o problema sobre os entrevistadores?

    Não queriam que lhe perguntassem sobre o PEC 4? Sobre a vinda do FMI? sobre o Aníbal? Sobre as PPps? Sobre os seus planos futuros em termos políticos/institucionais?

    Last but not least, sobre quem pagou este tempo em Paris?

    José Sócrates respondeu. As respostas é que parecem não ter caído bem a muita gente.

    Mas estavam à espera do quê? De um calvário com vergastadas do ex-primeiro ministro infligidas a si próprio?

    Para o bem ou para o mal (pior do que isto está é impossível dada a situação maníaco-obessiva em que estamos), Sócrates é a oposição a este governo.

    É o que temos. E guerra é guerra. Venha ela que estou cagadinha de sofrimento com os psicopatas que estão no governo a soldo de outros psicopatas que andam por aí.


  11. Ver na sic not o “debate” entre os experts Gomes Ferreira e Ricardo Costa foi deprimente. Análises à conselheiros Acácios.

    Do outro lado, um divertido e sénior Júdice (ele há dias assim) e um jocoso MS Tavares (ele há dias assim) a mostrarem que algum bom senso nestas coisas é preciso.

    Os dois primeiros lá iam recuando, re- elaborando, perdidos em “narrativas” que narram invariavelmente a mesma narração.

    Estivessem hoje como entrevistadores e o entrevistado ex-1º teria saído ainda melhor da entrevista.

    Mas é isto que a gente tem a comentar na CS falada e escrita…

    • MAGRIÇO says:

      Acho que a Dora não interpretou correctamente as críticas aos entrevistadores: não são as perguntas que estão em causa – embora algumas, justamente ou não, parecessem ter sido “encomendadas” – mas a constante interrupção das respostas.


    • José gomes Ferreira é um minorca com ideias ainda mais pequenas que o seu tamanho. Há gajos assim: pequenos na estatura e nas ideias.
      Costuma fazer afirmações idiotas misturadas com algumas evidencias que PARECEM tornar o discurso veridico. A direita adora este tipo de basbaques: mais um um Cami(e)lo Lourenço.
      Ontem foi o que se viu: as contas que faz estão ERRADAS e o racocinio sobre elas tortuoso ou, no minimo, de contestar.
      Valeu J. Miguel Judice e alguns reparos velados de Ana Lourenço para dar nota a quem quisesse “que aquilo não é “coisa” de se tomar a sério”
      Há uma ENORME falta de profissionais da comunicação competentes nas nossas televisões, e….
      Há tanto trabalho de qualidade na blogosfera….

  12. joao riqueto says:

    Tal Hitler tal Esther.


  13. Não, a mim, não me engana!
    Sócrates disse, exactamente, aquilo que só poderia dizer no regresso. Atacar quem lhe tirou o tapete, atacar o presente, que incomoda. Uma forma de agradar à quase totalidade dos portugueses, todos sem esperança, ou, quando muito, à espera da esperança final: o TC chumbar o Orçamento, Passos partir de vez…
    Mas esperem pela volta. Aqueles que pensam que a “limpeza” não vai começar, exactamente, por dentro. Não é uma qualquer moção de censura, arquitectada à pressa e conivente quando já se sabia do regresso de Sócrates, que vai enterrar a vingança familiar.
    A “narrativa” começou exactamente por aí. Ou não estiveram atentos? Acreditam que Sócrates sentiu os argumentos que usou para “isentar” o silêncio do seu sucessor à frente do partido? Aquele que permitiu que tudo fosse dito contra o exilado, sem uma palavra de defesa do que Sócrates representou para a história do PS?
    Desenganem-se.
    Confesso que não gosto de Sócrates, que a entrevista me fez adormecer por momentos, mas só porque o início da “narrativa” expôs exactamente ao que vem. Sócrates não é de perdoar: a ninguém. Muito menos àqueles que mais tinham obrigação de o defender.
    Vai uma aposta?

  14. Lidia Sousa says:

    – Esta AVENTAR disse tudo o que eu senti ontem ao ver os “patetas” um substibruto do verdadeiro DIRECTOR NUNO SANTOS, com voz horrvel sendo o porta voz do Relvas e do Senhor Cervejeiro. o outro, fraco entrevistador, com perguntas do tamanho da lgua da Povoa, e latindo sempre que o entrevistado respondia. Alm disso a sua fisionomia no engana: Nunca olhou o entrevistado olhos nos olhos, esteve sempre inclinado a ler os papelucho e quando o olhou foi por cima dos culos e com um sorriso pattico. EXIJO QUE O VERDADEIRO DIRECTOR SEJA READMITIDO, E SE ELE DISSE NO INQURITO PARLAMENTAR QUE NO ACEITAVA O SENHOR CERVEJEIRO COMO PRESIDENTE, ESTE QUE SAIA, POIS NO FOI ELEITO PELOS CONTRIBUINTES QUE SO COAGIDOS A PAGAR A TAXA INSTITUIDA PELO FEIO PORCO E MAU BAIXINHO QUE AGORA VAI PARA COMENTADOR, EXIJO SABER QUAL VAI SER O CACHET, DESSE PODEROSO ADVOGADO, QUE UTILIZA OS BIT ATES DOS SEUS COLEGAS DO PARLAMENTO PARA AS SUAS NEGOCIATAS DO SEU ESCRITRIO DE PODEROSO ADVOGADO, Ontem para denegrir, pelas costas, o Scrates tinha os olhos vidrados. Seria de raiva e dio ( ou estAva pedrado? ) por ser suplantado por um homem lindo, inteligente e culto, com uma distino e elegncia naturais, pois nascem com a pessoa,.no se compram. e o farrusco SARMENTO aquilo que no cinema neo realista Italiano se chamou de “feios, porcos e maus.” Os comentrios dele no convencem ningum pois tem uma fraca voz. irritante dico pssima at parece dislxico. A MINHA RESPOSTA DESTINA-SE TAMBM AO PRESIDENTE, MUITO AMIGO DO RELVAS E A QUEM QUISER LER. incluindo o poderoso Advogado comentador da treta.

    No dia 27 de Maro de 2013 43 23:28, Aventar

  15. murphy says:

    o problema é dos políticos… dos jornalistas… dos juízes… dos advogados… enfim, não será do povo?!

    Sócrates lembra aqueles lideres dos países do 3º mundo, para os quais o “mundo civilizado” olha de soslasio, por saber que o apoio popular de que beneficiam se baseia, em larga medida, em charlatanismo.

    Isto só funciona em democracias débeis e sociedades com um longo caminho a percorrer em termos de cultura democrática e cidadania. A entrevista de ontem e alguns comentários que hoje se ouvem “no café”, só veio recordar que Portugal se econtra mais perto de uma dessas sociedades, do que com as dos países do centro e norte da Europa (com quem nos gostamos de comparar…).
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/03/sobre-as-peticoes-manifestacoes-e.html

    • MAGRIÇO says:

      Portugal não o merece, caro murphy! Mas olhe que a lei que tem o seu nome não se aplicou, por muito que lhe possa pesar.

  16. Maria Teixeira Alves says:

    Eu não vi a entrevista, mas já é a segunda vez que leio um post do mesmo autor, que se sente na obrigação de dizer que é contra Sócrates (para não afastar os leitores logo no primeiro parágrafo) e depois todo o post é a defender Sócrates (please!). Coitadinho do Sócrates que comprou um carro de 95 mil euros (o mero ex-primeiro ministro que vive há dois anos em Paris e não recebe qualquer salário, deve ter com certeza herdado de uma avó velha), os malandros dos jornalistas do CM estão a perseguir o imaculado Sócrates. A entrevista na RTP, coitadinho do Sócrates foi vítima de um jornalismo neurótico na não o largavam com perguntas, “como cães pequenitos que ladram constantemente”…. sim coitadinho. Aí está um governante vítima do jornalismo, ora aí está.

    • Maria Teixeira Alves says:

      Afinal peço desculpa por ter achado que este post e o que critica a notícia do CM ser da mesma pessoa, o facto de serem ambos José levou-me a fazer confusão. Mas de qualquer maneira a crítica aos dois posts mantém-se.


  17. Belo comentario; ainda mais que com jornalistas os blogers por vezes cansam de tanta banalidade – mas este vale a pena Continue que a sua escrita agrada

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.