Respeito pela natureza ou desportos náuticos?

José Freitas

escaroupim

É aqui, junto a este mouchão em que nidificam quase todas as espécies de garças existentes em Portugal e o único sítio de Portugal onde nidifica a ìbis negra, que se irão realizar provas do campeonato nacional de motonáutica a 20 e 21 de Junho, em plena época de nidificação.
O Município de Salvaterra de Magos apoia a prova. Incompreensivelmente o mesmo Município que ignora a existência da ilha ou que não faz nada para a proteger. Apoia com o argumento básico de que os visitantes vão consumir e deixar dinheiro no concelho.
A lei proíbe e pune a perturbação de ninhos de espécies protegidas. É o caso. Estamos portanto perante uma ilegalidade evidente.
O mais caricato é que o concelho lucraria muito mais se promovessem a importância ecológica do Escaroupim, não durante dois dias assassinos para as aves, mas durante todo o ano, para os amantes da fotografia e observação de aves.
São políticas que não se entendem… básicas, curtas, sem visão, distorcidas da realidade. Quem paga? os contribuintes que veêm o seu dinheiro esturricado em palhaçadas e as centenas de crias de especies protegidas que morrerão caso a prova se realize.
Partilham muita coisa que publico… gostava de ver isto partlhado. Quem sabe não chegará a alguém com o bom senso de parar com este atentado.
A foto foi tirada ontem. Algumas centenas de ninhos já estão a ser construídos. Milhares de ìbis negra e garças (cinzenta, branca, branca grande, colhereiros, gorazes, boieiras…) chegam ao final de cada dia para pernoitar. É um espectáculo da natureza à porta de casa…

Adenda: Petição disponível aqui.

Comments


  1. Passa-se o mesmo com a praga dos veículos de tracção às quatro rodas e motoquatro que perturbam qualquer espaço natural. Alguém que queira apreciar a natureza, os seus sons e ruídos tem de gramar com aquela praga. Isso e a música nas praias. Agora isto é um autêntico crime ambiental. Sugiro que se faça uma queixa aos tribunais e um protesto em forma.


  2. Até a pé, em reservas naturais, se apanha com excursionistas convencidos que caminhar é conversar, e alto.

  3. Ana Saraiva says:

    A “civilização” no seu esplendor… partilho, sim mas é preciso agir.
    Obrigada pelo post.


  4. E está encerrada a petição por alma de quem?

Trackbacks


  1. […] deste apelo (que já andava espalhado no Facebook), vem agora a boa notícia. No ano 2000 muitas aves […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.