Por onde andas querida democracia?

democracia
Hoje, em pleno século XXI, num país livre e democrático, por incrível que possa parecer o conceito de democracia para alguns é inexistente ou então lamentavelmente é algo completamente desvirtuado.

A democracia teve origem na Grécia tendo a palavra por base os vocábulos demos “ povo ” e kratós “ poder ” e/ou “ governo ”. O conceito de democracia é milenar tendo começado a ser utilizado em Atenas no século V A.C.

A democracia contrasta com outras formas de governança em que o poder é mantido por um pequeno número de indivíduos como numa oligarquia ou então onde o exercício do poder é detido por uma única pessoa como no caso do sistema monárquico absoluto.

Também em absoluto contraste com a tirania ou ditadura a democracia proporciona que todos os cidadãos tenham uma participação activa e directa nas tomadas das decisões que afectam o seu livre quotidiano.

O sistema democrático deve proteger sempre as minorias das tiranias definindo regras de modo a proteger os direitos de cada individuo. Uma verdadeira democracia tem a obrigação de manter adequadamente informados todos os cidadãos das suas regras possibilitando que todos possam votar de acordo com os seus princípios, valores e causas.

A democracia defende um peso igual para todos nas tomadas de decisões em que o respeito pelo próximo deve sempre prevalecer no funcionamento de um grupo, organização ou sociedade, não permitindo nunca que apenas um individuo possa bloquear uma decisão maioritária tomada pelo seu colectivo.

A democracia, hoje em dia, é considerada uma forma de organização de grupos, organizações ou sociedades onde o poder reside na totalidade dos seus elementos. As suas decisões correspondem à vontade maioritária dos seus membros.

Infelizmente ainda não é assim para todos!