A importância de ser Humberto

O aeroporto da Portela vai, por decisão do governo, passar a chamar-se Humberto Delgado. Os telejornais deram a notícia. Segundo o que vi, o homenageado foi um senhor muito importante no arranque da aviação civil em Portugal. E pronto. Tem piada, o nome é igualzinho ao daquele Humberto Delgado candidato à presidência da República no tempo de Salazar, vencido por vigarice do regime e tornado importante referência da oposição democrática, vindo a ser assassinado pela PIDE. Chamavam-lhe “general sem medo”. Foi, lembro-me, a primeira vez que eu, ainda criança, confrontei o meu Pai com as minhas primeiras dúvidas políticas. É que na escola onde estava beatificava-se Américo Tomás e o meu pai, para minha surpresa, não parecia nada entusiasmado com esse facto. Hoje sei porquê e honro-lhe a memória.
Então – pelo menos segundo o telejornal – o homenageado vai ser o Humberto Delgado da aviação civil. Que coincidência, não é?…

Comments

  1. humberto silva says:

    Talvez fosse importante conhecer a carreira do General para se perceber porque chegou à oposição ao regime e como lutou na clandestinidade.
    Curiosamente eu fui baptizado com o nome do General corria o ano de 1957


  2. sabe porque é o Humberto Delgado criador da aviação civil? eu explico: Humberto Delgado foi braço direito durante décadas do Dr. Oliveira Salazar. Com o seu amigo foi ministro de Salazar e protegido até chegar a general. Em 1958 disputou com Américo Tomas as benesses de Salazar, seus dois protegidos. Salazar optou por Tomás. Mas Delgado não gostou de ser preterido, zangou-se com Salazar a quem prometeu que o demitiria se fosse eleito. Presidente. Como veem os democratas de ocasião veem de longe. Ora bem, então diz-se que é o pai da aviação civil, para esquecer que foi um braço direito de SALAZR.


    • Não ignoro a biografia de Humberto Delgado. Conheço-lhe e o trajecto e nem por isso deixo de respeitar os caminhos que, a dada altura, decidiu trilhar e pelos quais pagou bem caro. As motivações que lhe aponta são opinião sua e como tal as considero.


  3. Mas porquê 1 BERTO ?Por ter sido REVOLOCIONÀRIO,por ter sido COMUNISTA(sinónimos),por ter sido General da Força Aéria?E porque não GAGO COUTINHO?Seria para os Portugueses não se lembrassem logo do SACADURA CABRAL?Os comunas são calculistas.