#ConselhosdoPassos chegam à imprensa nacional

CdP

Parece que os conselhos de Pedro Passos Coelho também têm espaço na comunicação social portuguesa. Só é pena terem chegado tão tarde. E apesar de não despertarem tanto interesse e paixões arrebatadoras na nossa imprensa como os conselhos do seu sucessor, a verdade é chegaram à TSF, ao DN e ao jornal I. Nada mau! Parabéns à malta da Uma Página Numa Rede Social que não anda cá há dois dias nem foi parida num qualquer gabinete de assessores boys para servir estratégias eleitoralistas. E se dúvidas restassem, a argumentação das pessoas por trás deste projecto é esclarecedora:

Para quem apanhou os ‪#‎ConselhosDePassos‬ já em andamento, eis uma rápida contextualização: a ideia não é criar um sucedâneo para imitar coisa alguma. Os #ConselhosDePassos é um pequeno contrapeso para equilibrar a desinformação a que temos assistido nos últimos dias. Quase todos os jornais de referência do país deram destaque a uma página que criou publicações humorísticas em volta dos dois conselhos que António Costa deu, fumar menos e usar mais transportes públicos. O destaque dado a essa página vem em linha com a narrativa, defendida pela Direita, de que a governação do PS trará à maioria dos portugueses piores condições de vida do que a governação do PSD/CDS-PP. A memória é fugaz e ajuda a instalar esta propaganda da Direita. Muitas pessoas parecem ter-se esquecido dos conselhos que Passos Coelho dava, quando era Primeiro-Ministro. Sugerir que “fumem menos” e “usem transportes públicos” são conselhos mais penosos e angustiantes do que “emigrem” e “trabalhem mais por menos dinheiro” é absurdo. Os #ConselhosDePassos recentram esta questão e destacam o essencial: com um Governo do PS, apoiado pela Esquerda parlamentar, a maioria dos eleitores é beneficiada? Ou estaria o país mais bem servido com Passos Coelho como Primeiro-Ministro? Os #ConselhosDePassos ajudam a responder a esta questão, mas têm uma vantagem: enquanto que nenhuma das publicações humorísticas com os conselhos de Costa corresponde a um conselho real que António Costa tenha dado, todas as imagens dos #ConselhosDePassos correspondem a afirmações reais feitas por Passos Coelho, ou satirizam ideias efectivamente defendidas pelos apoiantes da Direita. E essa é uma grande diferença.
E sim, o país fica melhor se o salário mínimo for aumentado, se o valor de salários e pensões for reposto ou subir e se os bancos e fundos imobiliários começarem a contribuir mais para a receita fiscal, poupando trabalhadores comuns e pensionistas.

Continuem o excelente trabalho! E vou continuar a roubar as vossas fotomontagens 🙂

Comments

  1. Camaradas says:

    Uma coisa sou obrigado a dar o braço a torcer, o passos teve várias páginas e tweeters com o seu nome e nestes últimos 4 anos nunca mandou fechar algum, o costa ao fim de 2 dias mandou fechar o tweeter dos conselhosdocosta, parece mais adepto do facismo e da censura.

  2. Duarte Arroba says:

    O Costa, ao contrário do que diz, não mandou fechar nada. Mas não tenho dúvidas que sabe isto. O Camarada, como bom soldado do PSD, está aqui para desinformar. Quando o Passos for um exemplo de democrata as galinhas terão dentes, camarada. Ou já se esqueceu que foi o Passos que apelidou um governo com maioria parlamentar de golpista. Pois, um verdadeiro democrata, o Tecnoforma man.

    • Este camarada é um troll Duarte Arroba, não se lhe pode dar muito crédito, estou na universidade de Verão da treta. Que isto de mandar fechar contas de Twitter até é uma coisa fácil, é só ligar para lá e dizer que fala o poderoso primeiro-ministro de Portugal LOL 🙂

      • José Peralta says:

        Tem toda a razão, João Mendes !
        E o apelido “arroba”, também me desperta curiosidade ! Será o “mesmo” em que ambos estamos neste momento a pensar ? Quanto ao aldrabão-mór coelho, disse hoje, na A.R., não saber ao que António Costa se referia, ao dizer da atitude dos eurodeputados do PSD, ao tentar minar as negociações do OE2016 ! Claro que Costa, como primeiro-ministro, não poderia chamar os bois pelos nomes ! Mas eu, como cidadão, posso ! O CANALHA paulo rangel e quem com ele faz coro, são traidores ao seu País ! E a Internet bem revelou quem defende os interesses dos seus compatriotas – Marisa Matias (BE), João Oliveira (PCP), Elisa Ferreira e Ana Gomes (PS).
        E como paulo rangel e uma desconhecida sofia ribeiro, de riso insultuoso e escarninho, espetam a faca nas costas dos Portugueses.
        O “arroba”, os “arrobas” do vespeiro estão em estado de loucura e desespero. porque sabem que os “esqueletos” que deixaram no armário, as fraudes, o compadrio, a roubalheira, as armadilhas e filhadaputices, estão agora estão AGORA a vir a público !

        • José Peralta says:

          Em tempo: Apresento as minhas desculpas a DUARTE ARROJA !
          Com efeito, esta frase de João Mendes (o erro de leitura é meu !)- “Este camarada é um troll Duarte Arroba, não se lhe pode dar muito crédito, estudou na universidade de Verão da treta.” – e o apelido Arroja que associei a um outro de ridicula pose marialva e deplorável atitude, levou-me a pensar de imediato que o “troll” era DUARTE ARROJA quando, afinal, é o “camaradas says”, para quem eu reverto e dedico por inteiro tudo o que escrevi sobre o aldrabão coelho e seus canalhas !
          O meu erro de leitura, mau grado ser um erro, deu-me a oportunidade de utilizar esta tribuna, não só para reiterar o pedido de desculpa a DUARTE ARROJA, mas também para pôr a nú, para quem esteja mais desatento, as cabalas que certa gentalha faz na Europa contra o seu País !

          • José Peralta says:

            E, por desastrosa associação de ideias, continúo a errar !
            O meu pedido de desculpa è dirigido a DUARTE ARROBA, e não a um possivelmente inexistente Duarte Arroja !

        • E já vêm tarde! Ainda não tive oportunidade de espreitar a loucura parlamentar de hoje mas o desespero da direita tem roçado o anedótico. Vá lá que servem para alguma coisa: para nos fazer rir.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading