Confirmado: vai haver despedimentos na função pública

O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje que o Governo não vai fazer despedimentos na função pública. in Público

Comments

  1. Ema Madeira says:

    O problema é que função pública não me merece qualquer tipo de simpatia. É uma quinta de amigos e familiares. Não se deixem enganar, o que eles querem é poder empregar os filhos e os afilhados sem concurso. Existem milhares de funcionários que nunca prestaram provas a não ser quando já tinham vinculo à Função Pública. Coitados, estavam a ser explorados- diziam hipocritamente os Sindicatos – só que se esqueceram de dizer aos Portugueses que estes entraram pela porta do cavalo, apoiados pelos padrinhos – ministros – directores – chefes. Agora, os tentam retribuir tentando meter lá dentro os filhos dos padrinhos.

    • Rui Madeira says:

      É lamentável como ainda há pessoas como a Ema Madeira a fazerem comentários destes sobre a Função Pública. É triste a generalização sobre a Função Pública não lhe merecer qualquer tipo de simpatia. Infelizmente, o Governo tira partido da inveja que foi consumindo muitos portugueses no passado por causa dos empregos na Função Pública terem sido estáveis. Hoje isto já não é assim e muitos portugueses continuam a desconhecer isso. O regime, hoje, é o do contrato individual de trabalho em funções públicas e os funcionários, muitos deles quase “escravizados” sob as regras de um sistema de avaliação muito deficiente, estão sujeitos a todo o momento ao desemprego como qualquer trabalhador do sector privado. Claro que, em 500 mil funcionários, há quem tenha ingressado no passado por vias pouco correctas assim como há quem não traballhe bem ou muito. Mas isso não acontece também no sector privado onde até um “bom” relacionamento com certos patrões pode fazer valer a contratação e mesmo a promoção em detrimento dos mais válidos que até são os primeiros a ser despedidos?

      • elvira correia says:

        Concordo plenamente consigo.As pessoas falam á toa ,esquecem ou desc que a f.p.antes do 25 Abril não tinha regalias ,eu como emp doméstica ganhava mais do que os f.p.e não tinha desp de casa ,comida etc e já tinha descontos para a seg social e a f p não.Eu entrei na f p em 76 e ainda não havia descontos.reformei no ano passado por motivos de saude ,com 34 anos de desc e e 405euros,não sei porque tanta inveja


  2. Se pensa que são esses que vão ser despedidos, está muito enganada. Professores contratados serão uns 30 000 a ficar no desemprego em Setembro, e esses não entraram com cunha.

    • Dário Tavares says:

      Cidadão João José, estou 100% de acordo consigo!


      • LOL … Estás a Brincar? … Achas que o Piaget é o quê?
        Outra: A Católica detinha em EXCLUSIVO pós-graduações para o ensino da Disciplina DPS Desenvolvimento Pessoal Y Social, de modo a escoar os seus encalhados de Filosofia Y História Y mais outras Sobras.
        ( O Curso na Pública era puramente Inacessível… ainda que existisse a possibilidade legal de o fazer, Mas ninguém conseguia vaga … etc. Longa história … )
        A minha questão é: Isto é o quê?
        Há muitas formas de Cunhar …


  3. A Função Pública Autárquica é assim, tal quem a Ema o descreve. Até para se ser Coveiro são necessários mais requisitos que a compleição física possante, há que ser mais amigo do amigo do presidente da Junta.

    Quanto aos 30 000 professores que irão para o desemprego: se forem todos de Carimbo Piaget!, Será feita Justiça em Portugal. Senão: só há 1 coisa a Fazer: Exames Nacionais de Acesso na Carreira Docente.
    Etc. etc. etc.

    Quem hoje atira pedras à FP, se tivesse noção que esta é paradigma de referência para a defesa dos Dtºs do Trabalhador Y TRAVÃO à ganância do Patronato fazia silêncio. Pois, ao lançar as suas dores de cotovelo Y canaliza-las para quem está num mesmo patamar social, está apenas a falhar o Alvo. Nunca vi tais Valentes a fazerem frente ao patraozinho. Geralmente os Olhos cintilam qd vêm o patranzinho! ( Estou a falar dos géneros em geral ). O Exotismo é hierárquico. Meu D/deus: como se endeusam os Patrões em PT, ao ponto de andarem com a baba do Patrão na boca. Sim, a baba do Patrãozinho contra a Função Pública.
    ……………
    Uma coisa mais significativa: o Sócrates parou de falar na criação de emprego … passou para o não despedimento.

    Se acham que o PSD vai tirar o PT desta circunstância: Força! Eleições. Não se esqueçam é que inerente à condição humana está a Nutrição. Não vivemos do ar.

  4. Rui Madeira says:

    A estratégia política é sempre a mesma. Começa-se a falar do assunto para as pessoas se irem começando a habituar à ideia e mal reagirem quando chegar a hora. Vão-se tomando medidas às pinguinhas, para que uma dose maior também não provoque um choque social maior. Estamos já quase todos domesticados, adormecidos e anestesiados por um regime que joga tudo em encenações e ilusões que, tal como um espectáculo de magia, nos estonteia e nos entorpece. Resignamo-nos a tudo pensando que ainda podia ser pior. E por assim ser, e por pensarmos que enquanto os outros estiverem pior estamos nós ainda bem, não nos unimos, não vêmos que seremos nós as próximas vítimas, não reagimos, não nos indignamos e não nos revoltamos. E vamos todos acabar por perder as grandes conquistas dos povos, incluindo a democracia e a liberdade.

  5. elvira correia says:

    è verdade vamos perder o que antes custou tanto a conseguir porque muito poucos teem coragem de enfrentar um despedimento injusto com dignidade e respeito pelos direito dos trabalhadores,ouvi varias vezes ,em alturas de greve esta frase;não faço.quando vier para os outros vem para mim.Se não defendem o que se cons ,como querem ainda mais?


  6. ORAÇÃO FORTE PARA AMARRAR ALGUÉM , PORÉM NÃO SE PODE
    “SALVE POMBA-GIRA, MARIA PADILHA, RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, FAZEI QUE S.C. FIQUE PARA SEMPRE COMIGO, POMBA-GIRA TRAZEI-ME S.C.. PARA MIM, ASSIM COMO O GALO CANTA, O BURRO RINCHA, O SINO TOCA, A CABRA BERRA, ASSIM TU, HÁS DE ANDAR ATRÁS DE MIM, ASSIM COMO O SOL APARECE, A CHUVA CAI, FAZEI SER DOMINADO POR MIM, PRESO DEBAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO. COM DOIS OLHOS TE VEJO, COM TRÊS EU TE PRENDO COM MEU ANJO DA GUARDA PEÇO QUE S.C. ANDE ATRÁS DE MIM, COMO UMA COBRA RASTEJANTE, QUE ME AME LOUCAMENTE, QUE SÓ SINTA DESEJOS POR MIM, QUE NÃO CONSIGA OLHAR COM OLHOS DE DESEJO PARA NENHUM OUTRO HOMEM QUE NÃO SEJA EU. QUE ATENDA TODAS AS MINHAS VONTADES, QUE NUNCA ME FAÇA SOFRER, QUE DURMA E ACORDE PENSANDO EM MIM E QUE SEMPRE ME TENHA EM SEU PENSAMENTO, QUE NÃO CONSIGA VIVER SEM MIM, QUE SEUS PENSAMENTOS E DESEJOS SEJAM SEMPRE VOLTADOS PARA MIM, QUE ELA SEJA CARINHOSA, ROMÂNTICO COMIGO, QUE ASSIM SEJA. PELO PODER DE SÃO CIPRIANO, ASSIM SEJA. S.C. VAI VIR ATRÁS DE MIM, RASTEJANDO, HUMILDE E MANSA, PARA QUE POSSAMOS TER BOM CONVÍVIO E ASSIM SERMOS FELIZES. PEÇO A SÃO CIPRIANO QUE ELA ME PROCURE AINDA HOJE.. PEÇO ISTO AO PODER DAS TRÊS ALMAS PRETAS QUE VIGIAM SÃO CIPRIANO, ASSIM SEJA. QUE S.C.. ASSUMA DE VEZ, QUE OS INIMIGOS NÃO NOS VEJAM, ASSIM SEJA”. “Ó MARIA PADILHA, MINHA RAINHA, ATENDEI O MEU PEDIDO”. …QUANDO ACABAR DE LER PUBLIQUE ESTA ORAÇÃO, RAPIDAMENTE TERÁS UMA SURPRESA.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.