Bin Laden morreu mesmo?

Depois de procurarem Bin Laden em grutas e em tendas, em montanhas e desertos, os americanos foram dar com ele não tão escondido quanto isso, num complexo residencial de luxo. As autoridades paquistanesas, se pressionadas, vão ter alguma dificuldade em explicar tanto desconhecimento.

Já as americanas, naturalmente pressionadas, terão também coisas a explicar, nomeadamente a pressa com que se libertaram do cadáver. Compreende-se que o corpo de Bin Laden pudesse criar tantos engulhos morto como criou vivo, aumentando a sua aura de mártir, motivando peregrinações de apoio e de repúdio, confrontos e eventual aumento de intolerância racial e religiosa, sendo o mar o melhor guardador para tão grande e incómodo segredo. No entanto, àparte questões que têm a ver com o tratamento do corpo por parte da religião islâmica, tão breve tempo de exposição poderá sempre fazer com que subsistam dúvidas sobre a verdadeira morte de Bin Laden e dar origem às teorias de conspiração mais disparatadas.

Obama, em queda acentuada de popularidade, deve ter razões para sorrir e os americanos podem finalmente enterrar o fantasma das Torres Gémeas. Mas será que o mundo acordou hoje mais seguro?, é a grande questão. Eu não creio. Bin Laden deixou uma herança difícil de controlar, uma hidra cujo número de cabeças se desconhece, entre as quais a sua, que era, hoje, pouco mais que simbólica.

Muitas coisas terão que mudar para que tudo mude e, habitualmente, faz-se exactamente o contrário: muda-se apenas alguma coisa para que tudo fique na mesma.

Comments

  1. Armandino says:

    É estranho e incompreensível que após tantos anos de perseguição, simplesmente façam desaparecer o corpo. Assim como até hoje não foram suficientemente claras as explicações e investigações sobre as torres gémeas. 3.000 mortes ninguém “engole”, será que não esqueceram um zero ( 0 ) ?
    Mas foi o suficiente para justificar a guerra no Iraque – TODO O MUNDO É BURRO

  2. Celso says:

    Ta na cara que pegaram ele vivo,mataram as testemunhas e vão fazer ele “desenhar” tudo sobre a al qaeda.Se mataram o cara errado pode ter certeza que o verdadeiro vai aparecer em algum video por ai.

  3. Evellyn says:

    É muito estranho que tenham simplismente jogado o corpo no mar,Osama Bin Laden foi procurado durante anos,o seu cadáver não deveria ser usado pelo governo americano como “troféu”?

  4. josias-adriana says:

    derrepente,um atentado;11 de setembro.logo apos,um video (foi eu q fiz isso) na minha engenuidade eu penso;que LOUCO teria coragem de assumir uma desgrassa dessa? teria uma facsão arquitetado minunciosamente um atentado sem saber oque viria depois? quem daria a cara pra bater? pra mim,criarão um Bin Laden. os EUA precisão dar uma resposta. depois de tanto procurar,descobrem q correrão atras de um fantasma. OQUE RESTA? 2 derrotas ou um empate? assumir o fantasma criado pelos astutos inimigos,ou (matalo) e sair como eroi? a TV cria clones atraves de maquiagem a alcaida ñ poderia fazer o mesmo? eles podem ser loucos mas,descordo q sejão burrus! 10 ANOS é muito tempo pra encontrar,ou ñ alguem

  5. cintya says:

    Ta tudo mto estranho…Eh uma pena que nohs ,cidadaos comuns, aceitamos c tanta facilidade as mirabolantes estrategias q os comandantes do mundo enfiam em nossas mentes!Eu acho q tudo isso eh mais um golpe politico, uma trama, que mais cedo ou mais tarde sera desvendada…ja nos enganaram demais ,mas hj em dia com a net as coisas logo vem a tona…Ja deram 2 versoes da morte dele,nao deixam-nos fotos,sumiram com o corpo,o Obama nao se pronunciou na hora da homenagem feita aos q morreram nas T. Gemeas,ahhh, ta td esquizito demais!Nao ve quem nao quer…

  6. swatchteam says:

    Remontando, mais precisamente ao 11 de Setembro, andou por aí a circular um e-mail do qual provava e mencionava factos concretos da verdadeira identidade do Bin Laden, pois relatava-se que o mesmo trabalha para CIA infiltrado no Iraque para facultar informações aos serviços secretos!!! Uma vez que virou o verso da moeda passou a ser “inimigo” Estados Unidos e com mandato de captura internacional, devida a muita informação que possuía sobre as operações etc…. o que acontece aqui e no meu como nos “habituamos” a ver a execução do Saddam o povo nesta altura do campeonato está tipo s.Tomé só acredita vendo e mesmo assim, não acredito que esteja morto, mas sim exilado, repatriado com outra identidade.

  7. Profeta Lucas says:

    O Obama caiu numa armadilha dos republicanos. Ele pensa que matou Bin Laden mas perto das próximas eleições será revelado que foi tudo uma farsa de Obama e os republicanos (Trump) vencerão e continuarão invadindo países em busca do petróleo que tanto necessitam.

Trackbacks


  1. […] Contacto ← Bin Laden morreu mesmo? […]