Os livros e o prazer de os ter para ler e não o fazer

Gosto pouco de respostas, mas por solicitação do João Delgado e da Daniela Major, seguem as minhas ao coiso deste verão.

1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

Existem géneros. A poesia ou se decora, ou se lê e relê, ou não presta.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Todos os que tenho tentado ler nos últimos anos, mas levo uma longa experiência na matéria, iniciada com os Lusíadas, agravada com as Viagens na terra do abominável Almeida, leitura obrigatória de que me escapei com alguma dificuldade, e um caso curioso de insucesso: dúzias de tentativas para virar as primeiras páginas do Outono em Pequim, até ter chegado ao fim do 1º capítulo. O resto foi devorado nessa mesma noite, a obra completa de grande Boris Vian foi logo a seguir.

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

É um problema que não se coloca porque deixei de ler livros com mais de 125 gr. Se tivesse mesmo de ser qualquer um do Manuel Bernardes servia, porque cada frase se mastiga sem dentes.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Guardei quase todo o Camilo para mais tarde, e agora é capaz de ser mesmo tarde, o que muito lamento.

5. Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?

Adeus Princesa, por causa do trocadilho do molho é muito bom, As Vinhas da Ira, por causa de redenção pela mama. Havia um terceiro, mas esqueci-me.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Depois de ter papado toda a secção infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Coimbra (que tem depósito legal desde a década de 30, o que só demonstra a tristeza editorial de uma país com censura) com a atrapalhada conivência de alguns funcionários dediquei-me sobretudo às estantes dos livros proibidos. Obrigado Ângela.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Não li nenhum deles até ao fim, pelo menos nisso sou um gajo com princípios antes do fim.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Por ordem de chegada: Os Capitães da Areia, Sexus, Viagem ao Fim da Noite. Fizeram mossa, cada um em seu tempo. No meio há um disco, 3 Poemas de Amor, Ódio e alguma Amargura, onde o Mário Viegas me ensinou a palavra poesia.

9. Que livro estás a ler neste momento?

Este questionário.

10. Indica dez amigos para o meme literário.
André Quaresma, António Fernando Nabais, Carla RomualdoCarolina, Daniel Abrunheiro, Isabel Campante, João Correia, Miguel Dias, Nuno Castelo Branco, Rui Curado Silva,