Um pequeno grande gesto:

 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cometeu erros durante este seu primeiro mandato? Cometeu.

Obama falhou a algumas das suas promessas? Falhou.

A esperança que tantos milhões de americanos, e centenas de milhões por todo o planeta, nele depositaram ficou um pouco abalada nestes anos de presidência? Certamente.

 

Barack Obama não veio directamente do Olimpo, é um comum mortal, um homem e, como tal, um ser imperfeito. O seu capital de esperança, a mudança que ele significou pode ter hoje um significado um pouco menor, pode. Admito. Mas, Obama é mesmo especial. Não o digo apenas por aquilo que se pode ver na fotografia que ilustra este post. Mas também.

Obama é mais do que “O Presidente dos EUA”. É muito mais do que isso. É por isso que vai ser reeleito. É por isso, tal como Lula, que vai deixar saudade em todos os Homens de boa vontade.

 

E isso vê-se, sente-se nestes pequenos gestos. Detalhes, dirão alguns. Pois. O Diabo está nos detalhes? O verdadeiro ser humano, também.

 

(igualmente publicado AQUI)

Comments


  1. Para além de ser uma pessoa articulada, com boa presença e facilidade de relacionamento, de que forma é diferente a actuação do prémio Nobel da Paz? Em termos internacionais segue a linha traçada desde há muito para a política externa dos EUA, o que não é de admirar já que esta política é consistentemente seguida por todos os presidentes de que tenho memória. Em termos internos não me posso pronunciar, mas pelo menos no plano económico segue a mesma linha do Presidente Bush, com os mesmos resultados (os rumores sobre o QE3 são mais que muitos…).

  2. Rinka says:

    É bom saber que já se sabe o resultado das eleições de 2012

  3. mortalha says:

    no jornal da noite da sic também vi o presidente chinês a cumprimentar um GNR que caiu durante a recepção que lhe foi feita aquando da sua visita. deu-lhe um abraço e tudo… abençoado!


  4. Esta fotografia parece-me tão espontânea como as fotos tipo passe para o BI.
    Não esquecer que nos dias de hoje, todos os PR e PM internacionais tem acessores de imprensa, fotógrafos privados e diretores de imagem…
    Tenho de concordar, no entanto, que Obama é uma figura simpática…


  5. lula deixou só um mensalão e uns amigos com meia dúzia de fraudes milionárias

    obama deixará muitos mensalões e umas ajudas bilionárias a todos os bons bilionários que contribuiram para a sua e outras campanhas

    obama também é maçon? homens de boa vontade e de bons costumes

    ok é um D.sebastião sem equipa de apoio

    é o batemão sem robin

    é o super-homem com uma Lois Lane mais queimadinha

    é uma espécie de Gandhi assis mais pró claro


  6. Gesto bonito!!

    http://artedeomissao.wordpress.com/2012/01/14/obama-assina-lei-de-defesa/
    http://artedeomissao.wordpress.com/2012/01/14/protestos-exigem-o-encerramento-de-guantanamo/ – Lei que vai justificar que o movimento occupy seja considerado “terrorista” e possa começar a ser reprimido com base na nova Lei de Defesa.

    Obama foi treinado por Kissinger e só tem que cumprir a agenda da Elite, tal como os seus antecessores o tiveram que fazer. É uma mera peça de xadrez.

  7. marai celeste ramos says:

    Mesmo que seja, como todos, peça do xadrez, mesmo que tudo o que fez tenha sido apenas fazer explodir o fogo da esperança que se propagou a todo o mundo, e sobretudo, e desta vez, até aos negros que disseram (um entrevistado) que agora passara de negro a HOMEM, só por isso Obama fez o que mais nenhum fez. E se Kennedy também foi quem foi e tão amado e chorado, não deixou de ter a Baía dos Porcos e não morreu de morte natural, até porque os pais Keneddy terão tido a ajuda de uma mãozinha de mafia para a sua eleição. Parecendo assim que há, por vezes, meios que justificam fins – E quanto a Obama ainda não morreu nem sequer acabou, os abutres ainda não estão em vias de extinção, nunca desistem e esperam todo o tempo de que precisam e, pelo contrário, sempre foi mais fácil deitar abaixo, do que ter atitudes de fazer levantar, e sendo que há mentira e mentira não importa onde, e quem quizer olhar para o país, a mentira mais mentirosa e descarada continua ainda mais desgraçadamente feroz em que só mudaram as caras, o preço dos topos de gama que subiram Quanto aos que se desiludiram com Obama, ele nem sequer iludiu e nem sequer mudou de discurso – apenas não conseguiu – ainda – aqui até o discurso é dito por não dito da noite para o dia

  8. Fernando says:

    Outro iludido com Obama…

    Na Europa ainda há muitos que acham ele é Cristo, nos EUA há cada vez mais que acham que ele é o diabo…

  9. Zuruspa says:

    Näo justificou em nada o Nobel da Paz, ANTES PELO CONTRÁRIO.

    Obama é um enorme FLOP, e o facto de infellzmente os seus adversários serem ainda piores näo faz dele bom, apenas… menos mau.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.