Estação de Lousado

Estação de Lousado, últimas luzes dos anos 70.
À esquerda, a Unidade Dupla Diesel série 400, então com dois motores Rolls Royce, ligava ainda o Porto a Monção (Linha do Minho); à direita, a recém-chegada UDD de via métrica de fabrico francês ligava então Porto Trindade, Trofa a Guimarães e Fafe (Linha de Guimarães).
O cenário é hoje bastante diferente mercê a modernização da via até Braga e Guimarães (electrificada e com sinalização electrónica).

Comments

  1. marai celeste ramos says:

    Gosto tanto de combóios


  2. Completamente diferente. Lembro-me de fazer o transbordo, do algaliamento da via até à Trofa. E a tal UDD na sua viagem até à Senhora da Hora. Bons tempos… Não evoluímos. Regredimos.

  3. Nuno Valério says:

    Sem dúvida caro Nuno: regressão que, no que concerne ao sector ferroviário, com reduzidíssimas excepções, é chocante! Mesmo não conhecendo a estação que dá título a mais este louvável post sobre a ferrovia, recordo com muita nostalgia o estado das nossas linhas naquele tempo….


  4. em mente tenho bem presente as viajens de porto (S.Bento) até Freixo de Numão durante criança e jovem…Que saúdades do merendeiro que se levava para comer no comboio…em Ermesinde o pregâo…”compra rigueifa!”… na régua “olha os rebuçados”…enfim, viajem maravilhosa…a margem tão selvagem que o Rio Douro possuía… dava a impressão que o rio se atravessaria a pé…o vapor das caldeiras do combóio que tanta vez parava para as encher…que ambiente tão familiar se gerava então dentro de cada carruagem…tocavam e cantavam os passageiros… tudo seguia tão bem com a panorâmica que deliciava, até chegar ao destino e espreitar pela janela e ver o avô num burriquinho…que saudades, meu Deus! MHQ


  5. Fiz muitas vezes transbordo nessa estação quando fazia o percurso Guimarães-Lisboa.
    Antes das automotoras (que entraram ao serviço em 1978 salvo erro), a linha de Guimarães era percorrida por comboios com locomotiva e as carruagens de segunda classe tinham bancos de pau (eram antigas carruagens de 3ª classe nas quais tinha sido pintado um ‘2’)


  6. Uma imagem de um das automotoras Alstom 9600 (a da direita): http://www.railpictures.net/viewphoto.php?id=379038&nseq=60

  7. Jaime says:

    Lembro-me perfeitamente desses comboios a diesel UDD bitola métrica ( via estreita ) e lembro-me perfeitamente da antiga estação ferroviária de Lousado pois utilizei esse comboio durante 6 anos ( de 1977 a 1983 ) e fazia o percurso 1x por mês de Lousado – Sra da Hora. Vivia na dada altura no lugar de Real Palmeira ( Caldas da Saúde ) e deslocava-me a pé pelo carreiro ao lado da linha pelos menos 30 minutos a pé até chegar á estacão de Lousado. Foram bons e velhos tempos…

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.