Hoje dá na net: Zeca Afonso – Maior que o pensamento

(1ª parte)

Produção: Nanook, Realização: Joaquim Vieira Tit. Original: «(ZECA AFONSO)»
Origem: Portugal – 2011

Série documental em três episódios sobre José Afonso com assinatura de Joaquim Vieira.

“Maior que o Pensamento” é o título de um documentário em três partes acerca da vida e da obra do poeta, compositor e intérprete José Afonso, o mais conhecido autor da chamada canção de intervenção portuguesa, movimento do qual se pode aliás dizer que foi fundador e líder (embora de maneira informal).

(…) O documentário recolhe muitas dezenas de testemunhos de pessoas que conheceram José Afonso e com ele colaboraram, desde familiares e amigos a músicos de várias nacionalidades. Imagens de atuações de José Afonso (algumas inéditas em Portugal, como na Alemanha em 1963) completam este exaustivo trabalho sobre um criador que suplantou em muito a estrita esfera do seu posicionamento ideológico, tornando-se num dos mais originais e destacados criadores do seu país no século XX. Ao longo do documentário, podem ser ouvidas algumas das mais significativas canções da autoria de José Afonso, interpretadas pelo próprio.

(…) “Maior que o Pensamento”, uma produção Nanook, é um documentário de Joaquim Vieira, com edição de Aníbal Carocinho, direção de produção de Lila Lacerda, consultoria histórica de Irene Flunser Pimentel e consultoria de Maria Helena Afonso dos Santos.

Ficha RTP completa

2ª e 3ª partes

(2ª parte)

(3ª parte)

Comments


  1. Grande recolha!! Muitos parabéns!! … e bem hajam! Abraços!

  2. Conceição says:

    Já era tempo! Foi um dos nossos melhores musicos e compositores. Infelizmente a maior parte das pessoas fixam-se só nas suas convicções politicas e esquecem o resto. Já era tempo de se lembrarem dele. Boa!

Trackbacks


  1. […] Hoje dá na net: Zeca Afonso – Maior que o pensamento partilhar:Facebook Esta entrada foi publicada em Hoje dá na net, música, com as tags Dulce Pontes, Faltriqueira, Gala de homenagem, Janita Salomé, João Afonso, josé afonso, Luís Pastor, rtp, sérgio godinho, Tito Paris, Trexadura, TVG, Victor Coyote, Vitorino, Xico de Carino, Zeca Medeiros, por João José Cardoso. Ligação permamente. […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.