Porto, o Melhor Destino Europeu 2012:

A cidade do Porto foi escolhida como “Melhor Destino Europeu 2012” por mais de 212 mil votantes. A escolha das 20 cidades a votos foi da responsabilidade de um júri da Associação de Consumidores Europeus. Confesso que não estou admirado.

O Turismo de Portugal encomendou um estudo à Brandia sobre o turismo nacional e quais foram os resultados? O destino preferido dos portugueses foi o Norte de Portugal, seguido do Porto e em terceiro o Douro. Os três primeiros lugares. Depois foi a francesinha em destaque na imprensa internacional e novamente o Porto foi candidato ao prémio de Melhor Cidade 2012 nos Design Awards da “Wallpaper”, juntamente com Londres, Berlim, Cidade do México e Guangzhou (China). Ao longo dos últimos anos, o Porto e Norte de Portugal lá vai conseguindo crescer no número de turistas, na receita média por turista e temos visto vários hotéis a abrir e outros a renovarem-se.

No Norte de Portugal existem quatro “Património da Humanidade” (Douro, Foz Côa, Ribeira do Porto e Gaia, Guimarães), em 2012 temos Braga como Capital Europeia da Juventude e Guimarães Capital Europeia da Cultura e alguns dos mais fabulosos Parques Naturais (Peneda-Gerês, Montesinho, Douro Internacional) e um património histórico/monumental fantástico. Por isso mesmo, espero que aproveitem a Páscoa e nos visitem. Olhem que vale mesmo a pena!

Aproveito para enviar um forte abraço de parabéns ao Presidente do TPNP (Turismo do Porto e Norte de Portugal), Melchior Moreira, e a toda a sua equipa pois sei bem o enorme esforço, com tão poucos meios, que continua a fazer em prol da dinamização turística do Porto e Norte de Portugal.

Comments


  1. Sou do norte, precisamente de Braga, e esta boa noticia não fica aquem das minhas expectativas e deixa-me muito orgulhosa. E, BIBA O PORTO, Carago… 🙂
    Parabéns a todos que muito fazem para demonstrar que o norte é bonito, interessante, tem gente boa e vale a pena.

  2. maria celeste ramos says:

    Não esquecer o Parque do Buçaco (e hotel) sendo o Parque um arboretum – não esquecer Aveiro nem Vila REal de trás-os-montes – não esquecer Santarém nem a Chamusca – e não esquecer nenhuma ALDEIA sobretrudo as de xisto e as de granito – não esquecer Cacela-a-Velha nem Coimbra nem Coninbriga – nem os fados de Coimbra – nem a musica urbana portuguesa – nem esquecer os teatros municipais de todas as cidades (e alguns em vilas) – não esquecer o Rosa Damasceno deSantarém nem o Coliseu de Lisboa nem do Porto nem as obras e Eiffel e de NAsoni – não esquecer a LINGUA mais bela do mundo – a portuguesa – e já agora até o futebol e os jogadores e treinadores nos melhores clubes de futebol do mundo – não esquecer os premiados em jogos olimpicos ou europeus ou paralimpicos – não esquecer os inventores portuguses premiados no Salao de inventores de Bruxelas – não esquecer a música classicae instrumentos feitos e craidos pelos portuguses e que deram origem a outros espalhados pelo mundo +++++++++ etc – não esquecer portugal e quem o DESENHOU

  3. maria celeste ramos says:

    Não esquecer dos mais bem compostos e primeiros da europa Jardind Motânicos de Lisboa + o Parque das Lágrimas de Coimbra + a Serra da Arrábida e da Gardunha e a Serra Amarela de trás-os-montes – nem todas as igrejas e catedrais ou a capelinha de Guadelupe no Algarve ou a capelinda de Nª sr^da Rocha – não esquecer TODAS as aldeias e vilas de granito do Norte de que o Porto é a capital nem esquecer os paineis de azulejo das igrejas do Porto nem e estação de S.Bento nem o aeroporto – nãpo esquecer Braga sede de arquipatriarcado e suia catedram sec IX que as bestas há poucos anos restauraram com pazadas de cimento (eu vi ao pé de mim fazer esta alarvidade) – não esquecer as citânias e civilização castrense – não esquecer o mais antigo (mais do que o espanhol) Caminhop de Santiago – creio que sec XI e espanha sec XIII – não esquecer Portugal – não esqucer Serra d’Aire e Candeieros e a bestialidade como está a ser desmantelada para os patos bravos – não esquecer os FORTES e os areais – não esquecer a gricultura do minifundio – não esquecer todos os CATELOS – não esquecer portugal em cada m2 dos seus 89090 km2 – Não esquecer a LINGUA que se fala apuradamente e que querem abastardar com merdices do outro lado do mar de onde não vem nada (só samba e carnaval e jorge Amado e Cecilia MKeireles e Manuel Oliveita e Bethania e Xico) mas onde ficou tudo o que portugal lá deixou para viverem bem e recriarem melhor e serem gente com o que têm e não virem invadir com 40 mil brasiuleiros e crime e casas de alterne e ACORDOS ortográficos merdosos

    • Neypell says:

      O que portugal la deixou ? Veio buscar o que de lá roubou. Vivi 6 anos em Portugal, no qual eu digo que é um País encantador, sem outro igual, mas… já dos portugueses, posso contar nos dedos de uma mao os que nao se vangloriam e sao tranparentes no que sao, de resto… Vivem no mundo da fantasia do somos os melhores do mundo… e se encontram na situacao que se encontra, e o Brasil ? Crescendo a custa do próprio Brasil, sem roubar ouro, madeira ou seja lá o que for para construir palácios lindissimos como os tao descritos na sua lista acima.


  4. nao entendi o que maria celeste disse do brasil. e bom ou ruim?


  5. eu so queria vajar para portugal estava querendo ver um roteiro e,,,,,,,,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.