Porto, o Melhor Destino Europeu 2012:

A cidade do Porto foi escolhida como “Melhor Destino Europeu 2012” por mais de 212 mil votantes. A escolha das 20 cidades a votos foi da responsabilidade de um júri da Associação de Consumidores Europeus. Confesso que não estou admirado.

O Turismo de Portugal encomendou um estudo à Brandia sobre o turismo nacional e quais foram os resultados? O destino preferido dos portugueses foi o Norte de Portugal, seguido do Porto e em terceiro o Douro. Os três primeiros lugares. Depois foi a francesinha em destaque na imprensa internacional e novamente o Porto foi candidato ao prémio de Melhor Cidade 2012 nos Design Awards da “Wallpaper”, juntamente com Londres, Berlim, Cidade do México e Guangzhou (China). Ao longo dos últimos anos, o Porto e Norte de Portugal lá vai conseguindo crescer no número de turistas, na receita média por turista e temos visto vários hotéis a abrir e outros a renovarem-se.

No Norte de Portugal existem quatro “Património da Humanidade” (Douro, Foz Côa, Ribeira do Porto e Gaia, Guimarães), em 2012 temos Braga como Capital Europeia da Juventude e Guimarães Capital Europeia da Cultura e alguns dos mais fabulosos Parques Naturais (Peneda-Gerês, Montesinho, Douro Internacional) e um património histórico/monumental fantástico. Por isso mesmo, espero que aproveitem a Páscoa e nos visitem. Olhem que vale mesmo a pena!

Aproveito para enviar um forte abraço de parabéns ao Presidente do TPNP (Turismo do Porto e Norte de Portugal), Melchior Moreira, e a toda a sua equipa pois sei bem o enorme esforço, com tão poucos meios, que continua a fazer em prol da dinamização turística do Porto e Norte de Portugal.

Comments


  1. Sou do norte, precisamente de Braga, e esta boa noticia não fica aquem das minhas expectativas e deixa-me muito orgulhosa. E, BIBA O PORTO, Carago… 🙂
    Parabéns a todos que muito fazem para demonstrar que o norte é bonito, interessante, tem gente boa e vale a pena.

  2. maria celeste ramos says:

    Não esquecer o Parque do Buçaco (e hotel) sendo o Parque um arboretum – não esquecer Aveiro nem Vila REal de trás-os-montes – não esquecer Santarém nem a Chamusca – e não esquecer nenhuma ALDEIA sobretrudo as de xisto e as de granito – não esquecer Cacela-a-Velha nem Coimbra nem Coninbriga – nem os fados de Coimbra – nem a musica urbana portuguesa – nem esquecer os teatros municipais de todas as cidades (e alguns em vilas) – não esquecer o Rosa Damasceno deSantarém nem o Coliseu de Lisboa nem do Porto nem as obras e Eiffel e de NAsoni – não esquecer a LINGUA mais bela do mundo – a portuguesa – e já agora até o futebol e os jogadores e treinadores nos melhores clubes de futebol do mundo – não esquecer os premiados em jogos olimpicos ou europeus ou paralimpicos – não esquecer os inventores portuguses premiados no Salao de inventores de Bruxelas – não esquecer a música classicae instrumentos feitos e craidos pelos portuguses e que deram origem a outros espalhados pelo mundo +++++++++ etc – não esquecer portugal e quem o DESENHOU

  3. maria celeste ramos says:

    Não esquecer dos mais bem compostos e primeiros da europa Jardind Motânicos de Lisboa + o Parque das Lágrimas de Coimbra + a Serra da Arrábida e da Gardunha e a Serra Amarela de trás-os-montes – nem todas as igrejas e catedrais ou a capelinha de Guadelupe no Algarve ou a capelinda de Nª sr^da Rocha – não esquecer TODAS as aldeias e vilas de granito do Norte de que o Porto é a capital nem esquecer os paineis de azulejo das igrejas do Porto nem e estação de S.Bento nem o aeroporto – nãpo esquecer Braga sede de arquipatriarcado e suia catedram sec IX que as bestas há poucos anos restauraram com pazadas de cimento (eu vi ao pé de mim fazer esta alarvidade) – não esquecer as citânias e civilização castrense – não esquecer o mais antigo (mais do que o espanhol) Caminhop de Santiago – creio que sec XI e espanha sec XIII – não esquecer Portugal – não esqucer Serra d’Aire e Candeieros e a bestialidade como está a ser desmantelada para os patos bravos – não esquecer os FORTES e os areais – não esquecer a gricultura do minifundio – não esquecer todos os CATELOS – não esquecer portugal em cada m2 dos seus 89090 km2 – Não esquecer a LINGUA que se fala apuradamente e que querem abastardar com merdices do outro lado do mar de onde não vem nada (só samba e carnaval e jorge Amado e Cecilia MKeireles e Manuel Oliveita e Bethania e Xico) mas onde ficou tudo o que portugal lá deixou para viverem bem e recriarem melhor e serem gente com o que têm e não virem invadir com 40 mil brasiuleiros e crime e casas de alterne e ACORDOS ortográficos merdosos

    • Neypell says:

      O que portugal la deixou ? Veio buscar o que de lá roubou. Vivi 6 anos em Portugal, no qual eu digo que é um País encantador, sem outro igual, mas… já dos portugueses, posso contar nos dedos de uma mao os que nao se vangloriam e sao tranparentes no que sao, de resto… Vivem no mundo da fantasia do somos os melhores do mundo… e se encontram na situacao que se encontra, e o Brasil ? Crescendo a custa do próprio Brasil, sem roubar ouro, madeira ou seja lá o que for para construir palácios lindissimos como os tao descritos na sua lista acima.


  4. nao entendi o que maria celeste disse do brasil. e bom ou ruim?


  5. eu so queria vajar para portugal estava querendo ver um roteiro e,,,,,,,,

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.