Inventaram a palavra democracia, só a palavra

As últimas sondagens na Grécia ameaçam vir aí um resultado fantástico, em que a minoria pode governar a maioria. É que o partido mais votado tem um bónus de 50 deputados. Assim também eu.

Comments

  1. Pisca says:

    João não sabia estar calado ? AInda vão aproveitar dizendo que é para alinhar com oque se faz na Europa

  2. maria celeste ramos says:

    Também liberdade igualdade fraternidade é frase que já tem mais de 200 anos e ainda não se “cumpriu” – cada um que faça a sua parte, não será ?? ou quer alguém viva fofinho sem mexer uma palha ?? que parte lhe competirá fazer ?? para se levar menos do que 200 anos ?? claro que nem o planeta se calhar existirá, por este andar !!!! e ainda menos existirá água – em apenas 40 anos não chegará para “todos”

  3. Maquiavel says:

    Importa referir que 50 deputados constituem 17% do Parlamento grego, o que é manifestamente muito, ainda pior que o Método d’Hondt aplicado em Portugal.

    Em Itália também há “prémio de maioria”, em que a coligaçäo mais votada terá pelo menos 55% da Cämara Baixa; Para o Senado esse prémio de 55% é atribuído para cada circunscriçäo eleitoral. Dizem eles que é para “facilitar a governabilidade”. Tá bem, abelha.

    E depois temos o sistema mais perversor da democracia que é o britänico, o dos círculos uninomimais. Nas eleiçöes canadianas de 2011, por exemplo, os Conservadores levaram 40% dos votos mas têm 54% do Parlamento.


  4. Democracias há muitas, é só haver boletim de voto e pumba, uma democracia!
    Ou não é isto?


  5. Também convêm que quem tem mais votos ganhe.

  6. Zuruspa says:

    Estás a criticar o sistema do farol da democracia, que em 2000 deu a vitória ao Bush Jr.???

    Herege!

    Como te atreves???


  7. Pior do que isso, e por mais que me batam, insisto: a Inglaterra não é uma democracia, nem nenhum dos exemplos aqui já referidos. Em democracia vai-se a votos, e quem tem mais ganha. O resto é conversa.


  8. Só uma nota – embora no meu post eu tenha falado em 50 deputados, por umas coisas que li mais tarde parece-me que são “só” 40. Mas minhas desculpas por os ter induzido em erro.

  9. Maquiavel says:
  10. Maquiavel says:

    Afinal parece que o artigo que referi está errado, noutras línguas mencionam os 40. Vou tentar corrigir.
    Como disse Sócrates (o original), só sei que nada sei.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.