Pequena dúvida semântica

As palavras “possibilidade” e “posse” vêm ambas do latim e têm ambas dois esses mas terminam por aí as semelhanças, não é?

A razão da minha dúvida? Eu passo a explicar: quando me querem vender a história de que vivemos acima das nossas possibilidades eu fico um bocadito baralhada e dou por mim a pensar que acima do possível fica o impossível e se é impossível estão a endrominar-me. Por outro lado reconheço que vivemos todos acima das nossas posses mas  isso não é só possível como é o que tem feito a economia mexer e os senhores que agora nos tentam levar ao castigo são os que mais perdem se ela pára…

Andam confundidos com os esses ou andam a querer confundir-me?

Só coisas que me apoquentam…

Comments

  1. maria celeste d'oliveira ramos says:

    É por isso que jogaram na bolsa as milhas poupanças e perderam-nas e eu que só gastava o que adquiria e ainda poupava para não viver à custa de ninguém alguém foi àminha bolsa – e nem posso reclamar que me devolvam o que me sacaram que ainda nem sequer sei para onde foi pois que nem foi para a economia – foi para os gangsters

  2. João Paulo says:

    Q grande post! O Aventar em grande! Boa. JP

  3. jorge fliscorno says:

    Xalente dúvida para a dívida. (xalente, essa palavra poupadinha em letras para não viver acima das pós-sillydades).

  4. António M. C. Carvalho says:

    Teresa,
    Não sou professor de português nem filósofo, por isso a minha opinião vale o que vale a minha curiosidade e a minha ignorância. O português é realmente difícil de se entender…
    “Posse” e “possibilidade” no singular têm significados diferentes, mas no plural podem ter o mesmo significado. Daí a sua confusão.

    Cf. Dicionário da Porto Editora:
    posse – detenção ou fruição de uma coisa ou de um direito; estado de quem possui uma coisa ou a goza; poder que se manifesta quando alguém actua por forma correspondente ao exercicio do direito de propriedade ou de outro direito real;
    posses – haveres, riqueza; meios; aptidão; alcance (do latim posse “poder”)

    possibilidade – qualidade do que é possível; oportunidade
    possibilidades – posses; rendimento; capacidade ( do latim possibilitate, “id”)

  5. antonio cristovao says:

    Certo, mas se nao arranjar nada que lhes venda e quer comprar o que os senhores tem vai mesmo ao castigo, oe desiste do que eles tem = dinheiro.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.