Quando se me Revolvem as Vísceras

Custa-me engolir a súbita compaixão em surto de todos quantos acalentaram e embalaram a serpente estrutural que hoje mesmo nos morde a conjuntura. Compassivos, só agora?! Não estavam a ver o grande acidente nacional mesmo, mesmo, a eclodir?! Nem do alto do seu ponto privilegiado de observação?! Olho para eles e depois para mim e sinto-me uma besta. Quando não se consegue evitar grandes males colectivos, agindo embora com todas as forças e toda a constância de que se é capaz, o desgosto não pode senão ser fundo. O meu é assim. Fundo. Tanta morte no horizonte. Tantas vítimas escusadas. Tanta desolação. Quem abriu caminho para ela?! E como fazer Justiça retroactiva?! Quem dera a Justiça imitasse o Fisco!

Não me adianta recair no mesmo martírio vezes sem conta. Tento sair dele, sair das minhas próprias masmorras pós-traumáticas [ter testemunhado em seis anos, como que em câmera-lenta, a Queda do meu País e ter esbracejado para nada como um parvalhão!] para descobrir uma linha-Ariadne de libertação pessoal. Se eu a desejo com ardor, algum dia me sorrirá, tenho a certeza. Entretanto, revolvem-se-me as vísceras perante refinados fingidos: entre as bolachas lacrimosas de um Nicolau Santos, que boceja à Meia-Noite de cada Sexta a sua compaixão requentada, e a moto-serra económica do curto e grosso Camilo Lourenço, prefiro a segunda. Mil vezes. Pastéis de compaixão, quando lhes interessa e o tabuleiro muda, não, obrigado!

Comments

  1. Amadeu says:

    Foi o Sócrates, foi o Sócrates !!!

  2. MCTorres says:

    Anti-socráticos sem remissão! Aliam-se à direita e depois escrevinham estas nojices. Que país!?

  3. Tio Ruca says:

    Foi o Sócrates, foi o Sócrates! Claro! E continuará a ser!

    • patriotaeliberal says:

      Tu e continuação dos teus dilemas:

      Sócrates versus Coelho;
      Nicolau versus Camilo.

  4. patriotaeliberal says:

    Havia aquele senhor que, no meio do deserto, passava a vida a dizer: “Ai, que sede que eu tenho, Ai, que sede que eu tenho, Ai que sede que eu tenho…Ai,….”

    Chegado a uma estação de serviço, bebeu água.

    “Ai, que sede que eu tinha, Ai que sede que eu tinha, Ai, que sede que eu tinha, Ai,…”

  5. patriotaeliberal says:

    Sócrates, não! Coelho, nunca!

    Nicolau, não! Camilo, nunca!

    Cavaco, ai jazuzzzzz……não! Nunca!

  6. palavrossavrvs says:

    Meu caro, fui picado. Era veneno. Agora para espremê-lo da alma vejo-me… Grego.

    • patriotaeliberal says:

      Genuflecte, meu caro, e confessa os teus vícios….não espremas a alma porque isso faz mal e pega-se a outras partes do corpo, tal como a borbulhagem da puberdade.

      bom fim de semana

    • Maquiavel says:

      É pena que o trauma socretino afecte a visäo e o raciocínio. Enquanto servir para desculpar Passos e Camilo, nada feito.
      Parece a guerra da Jugoslávia, o pessoal à força de querer bons contra maus näo viu que tanto croatas como sérvios eram (e säo) uma cambada de animais.

      Homem, evolua! O Mundo näo é a preto e branco! Infelizmente é mais “castanho bosta”, como nas parelhas “Sócrates-Coelho” e “Nicolau-Camilo”… e “Soares-Cavaco” e “sérvios-croatas”!

      • palavrossavrvs says:

        Gostei imenso deste seu comentário.

        • Maquiavel says:

          Se é para o meu singelo comentário, eu é que agradeço.
          E já me arrependi de dizer “evolua”. Acaba por ser forte demais para uma pessoa que, no seu âmago, até tem as mesmas preocupaçöes com a xafarica lusa que eu, e que como eu só quer o melhor para que deixe de ser a xafarica em que a tornaram, atentai, a 25/11/75.

          Pois é… haviam de fazer do 25/11 o “Dia do Regime”. Ao menos acabava-se a hipocrisia!

          • palavrossavrvs says:

            Com certeza que foi para o seu comentário, Maquiavel. Teremos muito que lutar, meu caro.

  7. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Ao que acrescento o que acabo de ouvir na RTP1-20H-23 novembro de crianças que foram hospitalizadas por intoxicação alimentar cujas refrições foram confeccionadas por um cattering qualquer – que paíss miserávelmente miserável – a ASAE não funciona ou só dá emprego para deixar passar nos matadouros vacas loucas como foi provado em fevereiro 2012 ?’ Paga-se e continua-se a pagar as dividas não sei de quem e a comer lixo adultos e crianças

  8. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Ao que acrescento notícia do CM de idosa morta com 14 tiros no coração de Coimbra – país onde os asssssinaos de cá e de outro país entram e matam – o que teria a velhota que não merecia estar viva ?’

  9. jorge fliscorno says:

    Parece mentira mas acaba sempre por ser necessário repetir: quem levou o país até à bancarrota, obrigando a pedir o dinheiro que agora nos deixa de mãos atadas?

    Cada um que veja as coisas como quiser mas até que o Gaspar entrou em cena quem é que governou o país?
    – 5 anos de PS
    – 2 anos e picos de PSD
    – 7 anos de PS
    – 10 anos de PSD

    12 anos de PS e 12 anos de PSD. E vêm esses que sacudem a água do capote como se nada tivesse a ver com a porcaria que fizeram.

    Procurem ilibar o Sócrates, procurem. Engole quem quer mas que ele foi mais um, foi. Ou será preciso falar de novo no aeroporto de Beja, das SCUT sem tráfego, dos Magalhães, da Parque Escolar, da Estradas de Portugal, …

    • patriotaeliberal says:

      Com aqueles, Portugal ficou à beira do abismo.

      Com o Gaspar dará um passo em frente!

      Penetraremos, alguns, no abismo profundo batendo no peito e proclamando bem alto: Foi o Sócrates! Foi o Sócrates! Gaspar é fixe! Coitadinho….não foi a tempo de prevenir o pessoal por….q…u…e fa….la….as…sim mu…ito d..eva…ri…n…ho e o p…es…so…a…l n..ão….entendeuuuuuuuuuuuuuuuuuu……

      • jorge fliscorno says:

        Não estava a defender o Gaspar. Mas aborrecem-me as virgens tardias.

        • patriotaeliberal says:

          “Cada um que veja as coisas como quiser mas até que o Gaspar entrou em cena quem é que governou o país?”

          Estás.

          • patriotaeliberal says:

            Eu sou mais pelas virgens tardias do que pelo Gaspar.

          • jorge fliscorno says:

            Por causa desta frase? Ora poupe-me.
            “12 anos de PS e 12 anos de PSD. E vêm esses que sacudem a água do capote como se nada tivesse a ver com a porcaria que fizeram.”

          • jorge fliscorno says:

            Seja como for, se fui eu quem escreveu o que escreveu, sou eu quem sabe se o estava a defender ou não. E não estou. Há que ler tudo.

          • Maquiavel says:

            Entäo e o fim da frase, patriotaeliberal?

      • patriotaeliberal says:

        …que o abismo é mesmo colossal.

        • patriotaeliberal says:

          Ah, bom. Se eu escrever que não sou míope, sou eu quem sabe se sou ou não sou, mesmo se pegar no piaçaba para escrever na calçada do quintal. E não sou míope. Há que ler tudo.

          Resumindo. estás a defender o Gaspar, sim senhora. Ora essa!

          • jorge fliscorno says:

            Há uma enorme diferença entre acusar os que pretendem sacudir a água do capote e defender o Gaspar. Quem não quer ver…

          • patriotaeliberal says:

            Pretending that you’re still around…..

            Enjoy.

            boa noite

    • patriotaeliberal says:

      “Quem não quer ver…”

      Não é preciso ofender. Eu sei que sou míope.

      • jorge fliscorno says:

        Não é para ofender. Quem não quer ver, não vê – é este o adágio.
        Boa noite.

        • patriotaeliberal says:

          Eu quero ver, o problema é que sou míope e sou astigmático, também. Uma desgraça nunca vem só! E tu continuas a escrever que só não vê quem não quer e essas coisas e eu fico deprimido.

  10. maria celeste d'oliveira ramos says:

    Burocracia asfixiante – o jornalista José Manuel Levi comfo«irmou a queixa de uma senhora que foi obrigada a pagar IMI por uma csa a partrir das superfície que não tem – são muito os casos como este – trabalha-se bem com consciência- não se sabe fazer nada de bam mas apenas de mal a quem para para que o governo exista e tenha OE para o fastar onde quer sem interesse para quem o paga – – peritos admitem que s avaliações do IMI não são confiáveis – quem sabe fazer algo certo ?? José Mauel Levy anda a encontar muitas anormalidades – pena ser só ele – antes que o “dispensem” – e quem quer responder ao empreendedorismo tam tanta burocracia e tempo perdido alé de 2 anos sem informação e lojas fechadas que não conseguem alugar que dá muito que pensar se o país não está a ser EXTINTO


  11. A minh’alma esta “estupidificada”… O Jorge “nao defende, nem ataca”…??? Nem mesmo os “comunas” ??? Pois, deve ser por nao haver “comunas” envolvidos com esta canalhada do PS e PSD… Oooops, la me escorreu uma “alarvidade”… Mas mesmo assim estou muito “ceptico”… ainda por ai vira algum improperio contra esses “porcos bolcheviques”…, capazes ate de…, deixar os “laranjas” e os “rosas” roubar a vontade…, e nem sequer terem vergonha de “arcarem” com as culpas e odios, destilados em tudo quanto e blogue e coluna “intelectualoide”… Velhacos ! (os comunas, claro…)

    • jorge fliscorno says:

      Dado que o que cita não é meu, fico na dúvida se se estará mesmo a dirigir a mim.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: