Aventar nas Casas do Bragal

Almoço

O Aventar completou, ontem, quatro anos e resolveu comemorá-los à mesa, que é um dos hábitos mais saudáveis que pode haver, mesmo com o aumento do IVA e do colesterol.

Já escrevi sobre a dívida impagável que tenho para com este espaço de confraternização de contrários todos iguais. Lá estivemos alguns ontem, todos diferentes: profissões diversas, várias preferências clubísticas, tendências políticas contrárias. Não deixámos de nos provocar com piadas simplistas sobre árbitros ou com remoques políticos ou outras alfinetadas imprescindíveis a um convívio civilizado. Trata-se de momentos estranhamente mágicos: se é certo que muito da nossa alma fica exposta em tudo o que escrevemos, nada se compara aos momentos em que podemos ver-nos em carne e osso, quando as almas se transformam em pessoas.

Não conseguimos discordar no que se referiu à qualidade da comida, do espaço e da hospitalidade. Sei que sou suspeito, mas, a partir de ontem, pelo que me pude aperceber, deixei de ser o único deste grupo: as Casas do Bragal, em Coimbra, passaram a ser mais uma das casas do Aventar.

Fraternidade, como só a etimologia e o coração sabem explicar-nos, é o sentimento que transforma o Outro em irmão. Ontem, entre os membros destas duas casas, a do Aventar e as do Bragal, senti-me, mais uma vez, irmão, o que é um privilégio que farei por continuar a merecer.

Comments

  1. Ricardo Santos Pinto says:

    A esquerda caviar vai almoçar às Casas do Bragal…

  2. Ricardo Santos Pinto says:

    Quem é o bonitão de vermelho?


  3. Aquele tem uma camisa nova…

  4. Pois says:

    Pois, realmente a esquerda…

  5. Orvalho says:

    Gente bonita e bem disposta.
    Parabéns e obrigado pelo vosso trabalho


  6. Tenho para mim que, para a próxima, a coisa tem de se dar em Pombal. Com arroz de tomate e leite-creme do Manjar, ou com com leitão do Sílvio, ou na Casa do Bacalhau. Podíamos até fazer uma co-produção Aventar/Farpas.

  7. celesteramos.36@gmail.com says:

    Mas desta vez não me convidaram – tenho pena pois adorei o v/ convite para o almoço de Coimbra em 2012 – mcor

    • António Fernando Nabais says:

      Cara Celeste, o seu nome foi, evidentemente, lembrado com ternura.

    • jorge fliscorno says:

      Pois foi Celeste. Desta vez não fui de Lisboa para Coimbra e não deu para combinarmos. O que vale é que fazemos muitos almoços 🙂


  8. O fotógrafo é um bom fotógrafo. O cronista, supimpa (embora de origem obscura, como dita a infopédia, o adjectivo coloquial de dois géneros, profuso no outro lado da língua portuguesa, quer dizer muito bom, excelente e, vá lá, “ótimo”).
    Um bom momento, uma grande tarde, “os contrários todos iguais” são mesmo contrários e iguais: da alma dalguns à carne e osso dos demais. E, interessante nesta minha estreia, não houve ausentes: todos foram lembrados, uns nos acepipes, outros à boleia de recordações, durante o repasto ou na área dos digestivos, com o sol a beijar-nos a careca, os cabelos brancos, ou a juventude.
    Foi uma boa estreia. Como no desporto, a melhor forma de esquecer uma vitória é outra vitória. vamos lá construí-la! Pode ser no Pombal, em Rio Tinto. Quiçá em Braga. Temos é de jogar, e boa gente, que bom, há!

  9. Carlos Fonseca says:

    Estes encontros do ‘Aventar’, e creio que o demonstro efusivamente, são momentos de particular felicidade para mim. Um dia destes, a saudade recomeça a germinar. Com caviar e courato, venha o próximo.

  10. Ricardo Santos Pinto says:

    Por acaso aquela parte em que estive a ler o Expresso lá fora, ao lado dos Carlos e do Armindo, com o sol a beijar-me a juventude, soube mesmo bem.


  11. Que grande equipa! Eu ando a falhar aos treinos 🙂


  12. Só hoje dia 2/06/2013 consegui chegar às notícias do 4º aniversário do Aventar
    que desejo muito dure por muitos e bons anos .
    É uma boa forma de liberdade de expressão .
    Achei piada á opinião da Paula Sofia Luz sugerir uma próxima confraternização
    em Pombal , pois que apesar de nascer alfacinha , sou descendente de pomba-
    lenses ou pombalinos , como quiserem apelidar ..
    Oxalá o vosso blog muito dure e tenha os maiores sucessos . .

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.